Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Através de Requerimento, Vereadores convidam Secretária de Saúde para prestar esclarecimentos na Tribuna

por rafamaier — publicado 15/03/2018 13h25, última modificação 05/10/2018 15h53

Na Ordem do Dia, dois projetos e um pedido de vistas foram aprovados

A Sessão Ordinária do dia 13 de março foi acompanhada por sete vereadores e pelo prefeito da cidade de Campo Largo, Marcelo Puppi, que vieram conhecer e prestigiar os trabalhos da Casa. Durante o Expediente, foram lidos oito Projetos de lei do Executivo, uma Indicação do Legislativo e dois Requerimentos. Na Ordem do Dia, três projetos foram discutidos e um pedido de vistas foi aprovado. Na palavra-livre os vereadores desabafaram em relação a saúde de Irati.

Os vereadores apresentaram Indicação ao Executivo sugerindo a implantação de um redutor de velocidade na Rua Daniel Moreira (na altura da Oficina Serafim e Auto Elétrica Letchacoski). Também apresentaram requerimento solicitando informações: O Conselho Municipal de Esportes, instituído pela Lei nº 2957, encontra-se em atividade? Em caso afirmativo, quem são os membros que atualmente compõem o referido conselho, qual o local e a data de suas reuniões? Caso o Conselho Municipal de Esportes não esteja em atividade, questiona-se as razões e se há previsão/intenção de funcionamento do mesmo, considerando a importância deste órgão para o fortalecimento das atividades esportivas e de lazer em nosso Município, bem como o grande interesse manifestado pela comunidade desportiva iratiense em que o funcionamento do mesmo seja efetivado. Outro requerimento apresentado solicita que seja enviado convite à Secretária Municipal de Saúde Magali de Camargo, para fazer uso da Tribuna a fim de prestar esclarecimentos sobre os projetos e programas da Secretaria e esclarecer dúvidas em relação aos Postos de Saúde, dispensação de medicamentos, transportes de pacientes, terceirização de pessoal entre outros assuntos relacionados à pasta.

Na Ordem do Dia, o Projeto de Lei nº 014/2018, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 200.000,00 para dar cobertura às despesas finais da obra de construção da UBS Joaquim Zarpellon teve pedido de vistas feito pelo vereador José Bodnar aprovado. O PL nº 001/2018 do Legislativo de autoria do vereador José Bodnar, que declara de Utilidade Pública no Município a “Associação Iratiense de Ciclismo” foi aprovado. E em primeira votação foi aprovado também o Projeto de Lei nº 015/2018, que autoriza o Executivo a contratar Concessão de Direito Real de Uso de Bem Municipal com empresa que especifica.

PALAVRA-LIVRE

O 1º Secretário da Casa, Marcelo Rodrigues deu boas-vindas aos vereadores e ao prefeito de Campo Largo, Marcelo Puppi. “Uma interação que traz resultados significativos”. Rodrigues também citou a indicação de sua autoria sobre a Rua Daniel Moreira. “Os motoristas estão trafegando em alta velocidade, trazendo perigo aos pedestres e empresas próximas. O Conselho de Trânsito deve implantar o mais breve possível uma travessia elevada no local”. Marcelo ainda elogiou as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher e contou um pouco da história da data que teve início nos Estados Unidos em maio de 1908, onde mais de 1500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica do país. Falando em mulheres, o vereador citou que na semana passada foi procurado por uma cidadã iratiense reclamando que não há ginecologista para atender as mulheres na secretaria de saúde. “Fica a pergunta o que a secretária de saúde tem feito pela saúde das mulheres iratienses?”, indagou Rodrigues afirmando que o prefeito precisa retomar o mais rápido possível as rédeas da saúde de Irati.

O vice-presidente, Roni Surek, também agradeceu a presença das autoridades de Campo Largo em Irati e o presente recebido do vereador daquele município, Darci Andreassa, uma folha de jornal com a seguinte mensagem: “As relações legislativas devem ser ampliadas com visitas recíprocas”. Em relação a secretaria de saúde, Surek comentou que foi cobrado por familiares o porquê que a Câmara não convocou a secretária de saúde, quando ela deu uma entrevista pífia nas redes sociais? “Secretaria porque a senhora não paga o banco de horas dos enfermeiros, técnicos e socorristas que não recebem há dias? Porque o aparelho de Raio X não está funcionando?”, questionou o vereador desabafando que faz seis meses que a sua filha aguarda uma consulta com oftalmologista. “Os funcionários da área de saúde estão doentes por falta de respeito, abraço e cumprimento”, afirmou o vice-presidente contando ainda que a serrinha de cortar gesso ficou seis meses sem funcionar, sendo que os cidadãos precisavam colocar os braços dentro de uma bacia para esperar o gesso amolecer e poder ser cortado com uma tesoura”, lamentou. Por fim, Roni contou que está sendo liberado R$ 350 mil através do Deputado Federal Toninho Wandersheer para a construção do pavilhão no Estádio Municipal e R$ 250 mil para todo o cercamento da construção dos banheiros da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo.

Acompanhe a Sessão Ordinária completa com os discursos dos parlamentares na íntegra  através do ícone “Sessões Gravadas”.