Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara homenageia Padre Nelson Bueno da Silva e o Bispo Mário Spaki

Câmara homenageia Padre Nelson Bueno da Silva e o Bispo Mário Spaki

por Rafaella Maier publicado 03/07/2018 16h13, última modificação 03/07/2018 16h13
Padre Nelson é homenageado com Título de Cidadão Honorário de Irati e o Bispo Mário Spaki com Título de Cidadão Benemérito
Câmara homenageia Padre Nelson Bueno da Silva e o Bispo Mário Spaki

Vereadores e Homenageados

   “Uma noite de Devoção e Fé”, assim transcorreu a Sessão Solene de Outorga de Título de Cidadão Benemérito ao Reverendíssimo Bispo Mário Spaki e de Título de Cidadão Honorário ao Reverendo Padre Nelson Bueno da Silva. Uma data, 2 de julho, que ficará marcada na história do município pela importância da homenagem a estas duas pessoas que transformam vidas, incentivam pensamentos e prestam relevantes serviços, desenvolvendo suas missões através do Ministério Evangélico, restaurando famílias.    

   Conforme o proponente das honrarias, Presidente Helio de Mello, os Títulos evidenciam a missão e o valor dos homenageados. “Todos que tiveram contato com os homenageados testificam suas benfeitorias. São homens de Deus, que sempre ajudaram muitas pessoas a se voltarem para o caminho do bem. Esta homenagem não é somente do Legislativo e Executivo, mas, representa também o sentimento de toda a população iratiense, que é grata por seus ensinamentos e exemplos de vida”, destacou.

    Em relação ao Título concedido ao Padre Nelson, Mello afirmou que Irati o adotou como filho. “Um irmão, um conterrâneo da nossa terra, da nossa cidade natal. Este título é concedido a quem faz, sem visar lucros e interesses pessoais, em defesa do povo do município, o bem. Para ser cidadão não basta ter certidão de nascimento, votar, pagar tributos e obedecer as leis. Cidadania é compromisso histórico. É participação nas decisões e ações da sociedade. Este título é mais do que merecido. Parabéns Padre Nelson”.  Já em relação ao Bispo Mário Spaki, Mello destacou: “Um homem de fé, sua missão reflete em nossa comunidade. A seriedade, o zelo demonstrado na sua vida sacerdotal o qualificaram a assumir este desafio como Bispo. Sempre teve Deus como único ideal da sua vida; carinho filial a Nossa Senhora; paixão pela igreja; construtor de comunhão; encanto pelo Ministério Pascal; a comunicação como forma de levar a vida a outras pessoas e lugares; entusiasmo, alegria e divulgação dos testemunhos do Evangelho vivido; encantamento pela missão em todos os âmbitos; sensibilidade aos pobres e humildes; criatividade e inovação e principalmente entusiasmo pela dimensão vocacional na igreja. Por todas estas qualidades, é que sua terra natal presta esta homenagem pela sua conquista consagrada. Parabéns”.

   Lisonjeado, Padre Nelson afirmou que este título é para Deus e que todas as suas conquistas são da comunidade cristã. “Este título é de todos, não faço nada sozinho. O líder que faz coisas, mas não ensina outras pessoas a fazerem, não é um líder, não frutifica”, enfatizou comemorando esta noite de alegria, quando está completando também 18 anos como Padre. “Eu gosto muito dessa cidade, povo religioso, povo trabalhador, caprichoso, uma cidade bonita e limpa. Que Deus abençoe o nosso povo e obrigada Irati’.

   O Iratiense Bispo Mário Spaki relembrou muitas das suas histórias, experiências e trajetória, arrancando sorrisos dos amigos, familiares e presentes. Contou também sobre a Cartilha de Orientação Política “Alegres por causa da Esperança”, a qual foi um dos redatores. “A cartilha tem seu foco nas eleições de 2018 e na necessidade de termos bons políticos, que anteponham o bem comum aos seus interesses privados. Já são mais de 500 mil unidades vendidas, pretendemos chegar a um milhão de cópias”. Mário agradeceu a honraria, contando que levará o Título com alegria para Paranavaí, na sua nova missão, que inicia-se a partir do dia 8 de julho, quando ocorrerá a posse canônica oficial na Diocese, que abrande 28 municípios.

   Durante a solenidade, a Defesa Civil do Município, representada pela Rozenilda Romaniw Barbara e o Coordenador da Paróquia Perpétuo Socorro, Edson Luís da Cruz, prestaram homenagens ao Padre e ao Bispo.

   O prefeito Jorge Derbli cumprimentou o Presidente Helio pelas proposituras. “Irati está em festa, ganhamos um presente nos 111 anos, o primeiro Bispo da cidade. Estamos também muito bem servidos de padres, a liderança do Padre Nelson na Perpétuo Socorro é admirável. Continuem sempre ensinando e trazendo sempre a palavra de Deus para o povo”. O prefeito entregou também uma lembrança para cada um dos homenageados. 

   Antes de encerrar o Presidente Helio de Mello mais uma vez parabenizou os homenageados. “Estas honrarias representam o carinho, respeito e admiração por cada um de vocês, que ao longo dos anos conquistaram tantas pessoas, através da fé, pregando a palavra de Deus e a fraternidade”, agradeceu o Presidente.

 BIOGRAFIAS

Bispo Mário Spaki

   O Reverendíssimo Bispo Mário Spaki nasceu em Irati, no Cerro da Ponte Alta, no dia 14 de dezembro de 1971. No ano de 1987, durante as Missas Saletinas, que aconteceram na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sentiu o chamado de Deus, ingressando no Seminário Propedêutico Diocesano em 1991. De 1992 a 1994 estudou Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae da Diocese de Ponta Grossa. Ao final do triênio filosófico mudou-se para o Centro Mariápolis de São Paulo para fazer um ano de espiritualidade, depois disso concederam-lhe a permissão para a Escola Sacerdotal Vinea Mea, de Loppiano, em Florença, na Itália. Em 2003, foi ordenado Diácono na Catedral Sant’Ana de Ponta Grossa e em 3 de agosto de 2003, foi ordenado Presbítero. Neste mesmo ano foi nomeado reitor do Seminário Diocesano São José, função que exerceu de 2004 a 2011. Em setembro de 2011, foi eleito pelos Bispos do Paraná Secretário Executivo do Regional Sul 2 da CNBB, com sede em Curitiba, onde se encontra até hoje. No âmbito dos estudos, de 2012 a 2015 fez o curso de jornalismo na PUC. Desde 2014 também é Diretor Espiritual do Instituto Católico de Psicologia e Pesquisa (ICAP). No dia 27 de março de 2018, recebeu da Nunciatura Apostólica o telefonema comunicando sua eleição para Bispo, com a nomeação para Bispo Diocesano de Paranavaí. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 22 de junho. Mário Spaki é o primeiro bispo da cidade de Irati; o bispo mais jovem do Brasil em idade e o 39º bispo nascido em solo paranaense.

Padre Nelson Bueno da Silva

  O Reverendo Padre Nelson Bueno da Silva, nasceu na cidade de Cândido de Abreu no dia 06 de novembro de 1969. Aos 16 anos sentiu o chamado para a vida sacerdotal, quando ingressou no Seminário Menor Mãe de Deus em Irati em 28 de julho de 1986. Estudou Filosofia e Teologia da Diocese de Ponta Grossa. Passou por sete seminários. Dentro da caminhada sacerdotal teve inúmeras experiências, participando inclusive do Congresso Internacional de Seminaristas em Roma. Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 2 de julho de 2000. No dia 6 de janeiro de 2006, iniciou seus trabalhos na cidade de Tibagi, onde tem desempenhado um trabalho incansável pelo povo, não somente a nível religioso mas também promovendo o crescimento social e cultural.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

 

 

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

NAVEGUE AQUI