Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Diretora do IFPR - Campus Irati explana sobre conquistas, ações e planejamento da instituição

Diretora do IFPR - Campus Irati explana sobre conquistas, ações e planejamento da instituição

por rafamaier — publicado 17/05/2018 14h13, última modificação 05/10/2018 15h54
Diretora do IFPR - Campus Irati explana sobre conquistas, ações e planejamento da instituição

Diretora Geral do IFPR, Ana Claudia Rádis

    A Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 15 de maio, foi utilizada pela Diretora Geral do IFPR – Campus Irati, Ana Cláudia Radis, que discorreu sobre as conquistas, atividades e planejamento da instituição. Os vereadores fizeram elogios, sugestões e perguntas.

    Conforme Ana Claudia, o IFPR é uma instituição pública federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). É voltada a educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino. A instituição foi criada em dezembro de 2008 através da Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os 38 institutos federais existentes.

   O Campus de Irati, segundo Ana Claudia, oferta capacitação profissional com cursos técnicos, superior, de especialização e cursos de curta duração. “O corpo docente possui 37 professores, entre graduados, especialistas, mestres e doutores. O corpo técnico administrativo conta com 35 servidores efetivos e 14 funcionários terceirizados”, relatou.

   De acordo com Ana, as atividades em Irati iniciaram em 2010, com cursos técnicos na modalidade subsequente em Agroecologia, Informática e Produção de Moda, e cursos na modalidade ensino a distância. “O imóvel para o Campus funcionar foi doado pela Prefeitura. O Campus ocupa área de 39.000m² e possui três prédios, sendo o bloco A de 1.112m², o bloco B de 3.500m² e o Ginásio de Esportes. Outras obras de ampliação da estrutura física estão previstas para ocorrer em fases distintas. Isso possibilitará a oferta de outros cursos em diferentes modalidades e níveis, como novos cursos superiores e de pós-graduação”, destacou Ana informando que possivelmente o Campus de Irati irá ganhar em breve o curso de Bacharelado em Agronomia.  “Mais um curso totalmente gratuito, uma ideia que vem sendo discutida há cerca de três anos, e inclusive já foi apresentada em Audiência Pública nesta Casa de Leis”, comentou.

   A Diretora do Campus de Irati contou ainda que a unidade atende 700 alunos matriculados nos seguintes cursos: Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática; Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Licenciatura em Química; Técnico em Agroecologia na modalidade Integrado ao Ensino Médio; Técnico em Informática na modalidade Integrado ao Ensino Médio; Técnico em Agroecologia na modalidade Subsequente realizado em parceria com a Prefeitura de Prudentópolis; EaD. Ana também discorreu sobre as ações e atividades ao longo deste ano de 2018.

   O vereador José Bodnar comentou sobre o projeto de pavimentação do bairro Vila Matilde. “Muito em breve o projeto estará em licitação. Sabemos que existem muitos trechos neste bairro que estão intransitáveis, portanto, esta será uma obra completa muito bem-vinda, contemplando inclusive os passeios e as sinalizações”, informou.

   Rogério Luís Kuhn buscou saber os motivos da evasão escolar que a instituição enfrenta. Conforme Ana, os principais motivos desta evasão, são ausência de transporte e questões pessoais, “pois muitos dos nossos alunos trabalham e não conseguem conciliar os horários. No Ensino Médio outro fator de peso é que na nossa instituição o curso dura quatro anos e nas demais três, portanto, no último ano, os estudantes acabam migrando para outra escola e se formam em três anos”. Rogério afirmou que sobre a questão do transporte conversou com o responsável pela Transiratiense, o qual reclamou das vias de má qualidade, mas pautado na pavimentação que ocorrerá em breve, prometeu repensar a situação. “Devemos buscar junto ao executivo uma negociação com a empresa, visto que o transporte de início não terá lotação rentável”, lembrou o parlamentar.

   O vice-presidente da casa, Roni Surek, elogiou a Diretora pela competência e dedicação à frente de Educandário com 700 alunos. “Como Presidente da Comissão de Educação parabenizo pelo brilhante trabalho, pois só ouvimos falar bem desta renomada instituição”. Valdenei Cabral da Silva parabenizou pela explanação. “Fiquei muito feliz quando a Diretora citou que existe previsão de aumentar em 100% o número de alunos. A Educação é um bem infinito capaz de mudar a história do país”.

   Edson Luís Elias contou sobre a visita que realizou na instituição com a presença do Reitor, elogiando o planejamento da instituição para cinco anos, muito bem feito, pelos responsáveis. “Me senti muito à vontade, trata-se de uma família muito alegre e unida. O curso de Bacharelado em Agronomia será uma enorme conquista para Irati”, agradeceu. Nivaldo Bartoski também teceu elogios a instituição, parabenizado a Diretora pelas conquistas ao longo dos anos. 

   O Presidente Helio de Mello cumprimentou a Diretora e lembrou o quanto o poder público tem contribuído dentro do ensino, da graduação e alfabetização dos alunos. “Lembro-me bem quando autorizamos a aquisição do espaço físico e aprovamos a doação do terreno para abrigar o Instituto Federal. Se olharmos Irati do centro em direção ao Riozinho, temos o IFPR, Colégio João XXIII, Colégio Florestal, CAIC, Unicentro e já temos um projeto para implantação também de um Colégio Militar. São através das ações da educação que as transformações e oportunidades acontecem. O Instituto tem grande parcela de contribuição também junto ao homem do campo. Os filhos de Irati agora não precisam mais se deslocar aos grandes centros em busca de estudo, pois temos aqui excelentes escolas”, agradeceu o Presidente colocando a Casa de Leis a disposição do Educandário, “para que juntos possamos trabalhar em defesa da qualidade da educação, do progresso e desenvolvimento econômico da região”.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

LesImmigh
LesImmigh disse:
20/01/2020 10h12
Buy Sildenafil Tablets [url=http://cialibuy.com]cialis[/url] buy accutane mexico <a href=http://cialibuy.com>Buy Cialis</a> Amoxicillin Chewable 250 Mg
Comentários foram desativados.
NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO