Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Na Tribuna, Secretária de Administração esclarece e repassa informações da pasta

Na Tribuna, Secretária de Administração esclarece e repassa informações da pasta

por rafamaier — publicado 19/04/2018 14h18, última modificação 05/10/2018 15h53
Na Tribuna, Secretária de Administração esclarece e repassa informações da pasta

Secretária de Administração, Daniele Cavalli

   A Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 17 de abril foi utilizada a convite da Casa pela Secretária de Administração, Daniele Cavalli, que discorreu sobre os trabalhos e importância da pasta, respondendo questionamentos dos vereadores.

   Conforme Daniele, trata-se de uma secretaria de fundamental importância que caracteriza-se como um filtro, auxiliando as demais pastas no aspecto administrativo de pessoal, patrimônio, documentação, serviços gerais e tecnologia da informação. “Oferece suporte as demais secretarias, para que, a gestão e os objetivos da administração sejam atendidos”. Segundo Cavalli, a Prefeitura conta com 1360 servidores, sendo 1.137 concursados; 104 empregos públicos e CLT´s remanescentes; 96 cargos em comissão; 16 secretários municipais e cinco conselheiros tutelares; além do prefeito e do vice. “Os estagiários somam 226 distribuídos nas secretarias”.

   A Secretária explanou sobre a composição do patrimônio público, que totaliza 614 imóveis entre escolas, creches, postos de saúde, prédios públicos e terrenos. “A frota do município conta com 241 veículos, incluindo carros, máquinas, caminhões, motos, micro-ônibus e ônibus”. Segundo Daniele, entre as ações desenvolvidas pela pasta, estão o recadastramento dos servidores efetivos; concessão da data de base de 6,58% no exercício de 2017; implantação do almoxarifado central; levantamento dos bens móveis e imóveis; controle rigoroso de multas de trânsito; controle rigoroso na concessão de função gratificada e horas extras e reorganização do estacionamento do Paço Municipal.

   O vereador Edson Luís Elias elogiou o trabalho e apresentação da secretária perguntando em nome da população se nesta gestão haverá concurso público? Daniele afirmou que o prefeito está estudando as possibilidades junto a procuradoria e ao financeiro, pois para abrir concurso é necessário a liberação do Tribunal de Contas, devido ao limite prudencial. O vereador Nivaldo Bartoski também parabenizou pelo pronunciamento complementando a pregunta do colega de casa Elias. “Irati está se crescendo e sabemos que alguns setores precisam de mais profissionais”.  

  O líder do prefeito, Valdenei Cabral da Silva agradeceu pela presença e esclarecimentos parabenizando a secretária pela atuação. “Em um curto período de tempo já percebemos muitas ações e inovações, em especial na área de informática”, comemorou. O vereador José Bodnar buscou saber sobre o relógio ponto. “Eles serão instalados em todas as secretarias? Anteriormente foram adquiridos 18 relógios e não foram usados, o que será feito com eles, visto que cada um custou em torno de R$ 800,00?

   A secretária afirmou que todas as secretarias receberão sim os relógios de ponto, mas disse que todos precisarão de uma especificação, portanto, infelizmente, os relógios adquiridos anteriormente não poderão ser usados, a lei não permite.

   O vice-presidente, Roni Surek, agradeceu a secretária pela presença, informações e indicações atendidas como, por exemplo, a mudança do Incra, Posto de Identificação e do Procon para um novo espaço. O vereador indagou sobre a sala onde ficava a contabilidade da Prefeitura, “percebi que está sendo reformada, o que vai funcionar ali?”. Daniele comentou que a sala está sendo reformada e adaptada para acomodar funcionários portadores de deficiência, onde ficarão concentrados os atendimentos diretos à população e os serviços rápidos. Roni questionou também sobre o mencionado pela secretária de saúde Magali, a qual afirmou que o banco de horas atrasado de funcionários seria pago, porém, ainda não ocorreu o pagamento? A secretária disse que estas horas incidem no limite prudencial, mesmo assim elas serão pagas, “já houve acordo nos últimos dias”.

   Para finalizar, o Presidente Helio de Mello sugeriu que o sistema de protocolo na Prefeitura possa ser acompanhado pelos cidadãos. Relembrou também a sua indicação para que o antigo posto de saúde no bairro Lagoa, seja repassado a Associação de Moradores, que pode transformar o espaço em Capela Mortuária. “Vai beneficiar o bairro e o município, será uma dor de cabeça a menos”. Conforme a secretária, no último dia 10, aconteceu uma reunião e este imóvel no bairro Lagoa foi um dos assuntos em pauta. “Vai haver uma reforma no local para utilização e várias secretarias querem utilizar o espaço, mas, vamos considerar a sua sugestão. Sobre o estagiários, Mello quis saber como são feitos os pagamentos, da onde vem o dinheiro e se os salários podem ser melhorados? Cavalli disse que são feitos com recursos livres do município e os valores pagos foram fixados em licitação. “Gostaríamos que fosse maior o valor, mas, a atual situação econômica do país e do município não permite”. Daniele disse ainda que o município está estudando o PSS, o qual não incide no limite prudencial, “ações que estamos tomando para auxiliar no quadro de funcionários. Essa contratação já é feita no Estado e em outros municípios”. Por fim, o Presidente questionou sobre a possibilidade de fornecimento de vale transporte aos funcionários e a reposição salarial, data-base? Cavalli afirmou que vai acatar a sugestão do vale-transporte e sobre a reposição, relembrou que no passado foi concedido 6,58% ao funcionalismo, “este ano já estamos conversando com o sindicato, estamos em negociação, mas, pedimos que aguardassem o fechamento do primeiro quadrimestre”, enfatizou.

   O Presidente agradeceu a explanação da secretária reiterando o compromisso e a disposição da casa em colaborar pela excelência dos serviços prestados à sociedade, priorizando melhor qualidade de vida à população. Daniele agradeceu o espaço e destacou a importância da harmonia entre os poderes pelo bem-estar dos munícipes e avanço da cidade. Antes de concluir deixou uma frase: “Um sonho quando sonhado sozinho é simplesmente um sonho, mas quando passamos a sonhar juntos, esse sonho passa ser realidade”. 

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO