Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores solicitam melhorias nas vias urbanas e rurais do município

Vereadores solicitam melhorias nas vias urbanas e rurais do município

por rafamaier — publicado 15/08/2018 15h33, última modificação 05/10/2018 15h55
Vereadores solicitam melhorias nas vias urbanas e rurais do município

Dois projetos foram aprovados na Ordem do Dia

Durante a Sessão Ordinária do dia 14 de agosto, foram lidos no Expediente cinco novos projetos de lei e sete indicações do Legislativo. Na Ordem do dia, dois projetos do Executivo foram apreciados e aprovados.

Os vereadores apresentação indicações sugerindo a realização de serviços de tapa-buracos e recapeamento asfáltico na Rua Ladislau Obrzut, na Colina Nossa Senhora das Graças; nas Ruas Tenente João S. Oliveira e Maria Lucinda Simões Scheffer, ambas no bairro Vila Nova e na Rua Agostinho Zarpellon, esquina com a Rua Nereu Ramos. Também sugeriram a realização de manilhamento e patrolamento na Rua Joaquim de Paula Neves, bairro Canisianas, e estudos pela Comissão de Trânsito para construção de rotatória ou viaduto no cruzamento entre as Avenidas Getúlio Vargas e Noé Rebesco. Aprovaram indicação também solicitando melhorias, com urgência, nas estradas do transporte escolar das seguintes comunidades: Faxinal do Rio do Couro, Cadeado Grande, Cachoeira do Palmital, Pinhal Preto, Pinheiro Machado, Rio da Prata e Linha B até a Linha E do Itapará. E, por fim, requereram estudos e medidas legais necessárias para que a licença-paternidade para os servidores públicos municipais seja ampliada de cinco para 20 dias. O objetivo é ajustar o direito do servidor à legislação federal que estendeu o prazo da licença, a exemplo do que já ocorre com os servidores públicos federais e de alguns municípios que já se adequaram à atual legislação.

Na Ordem do Dia, em primeira votação foi aprovado o Projeto de Lei nº 084/2018, que institui o serviço de acolhimento em família acolhedora no município. E com a dispensa do interstício legal de votação aprovada em plenário, tendo em vista a urgência da matéria, foi aprovado em votação única por unanimidade de votos, o Projeto de Lei nº 085/2018, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 245.000,00 destinado ao Fundo Municipal de Saúde, rubrica orçamentária para “Obras e Instalações”.

Na palavra-livre, o vereador José Bodnar afirmou que no ano passado solicitou ao Executivo um trabalho de reperfilamento e recapeamento de ruas no Loteamento Santo Antônio. “No início de julho tivemos uma reunião com moradores do referido loteamento, os quais reforçaram a solicitação. Nos deslocamos até a Prefeitura e o prefeito nos atendeu garantindo que será executado aproximadamente em torno de 10 mil m² de reperfilamento no bairro. Neste dia 15, uma patrola já estará no local, fazendo um trabalho de raspagem, limpeza e conformação do pavimento. Este serviço custará aproximadamente R$ 190 mil, o qual será feito com recursos próprios da Prefeitura. Quero agradecer ao Executivo por ter atendido já no ano passado esta importante solicitação, aprovada por todos os vereadores”, comemorou Bodnar citando as ruas que serão atendidas: “Rua dos Cedros; Limoeiros; Pessegueiros; Macieiras; Acácias; Nectarinas; Grevilhas; Caetano Zarpellon e um trecho da Moisés de Oliveira”. O vereador também mencionou a indicação de sua autoria apresentada na semana passada. “Solicitei ao Executivo que destinasse um carro para a Comunidade Bethânia, e hoje fiquei feliz com a chegada do projeto nº 086/2018, onde a prefeitura firma um convênio com a Comunidade, repassando um veículo usado que será de grande valia para os trabalhos da entidade”, agradeceu.

Antes de concluir os trabalhos, o Presidente Helio de Mello discorreu sobre a indicação de sua autoria que solicitou melhorias para as comunidades de Faxinal do Rio do Couro, Cadeado Grande, Cachoeira do Palmital, Pinhal Preto, Pinheiro Machado, Rio da Prata e Linha B até a Linha E do Itapará. “As estradas destas referidas localidades, linha de transporte escolar, estão bastante deterioradas. Os motoristas de ônibus e os pais estão preocupados porque sabe-se que o mês de setembro é um período de muitas chuvas. Portanto, um trabalho de recuperação deve ser feito enquanto o tempo ainda está favorável”, alertou Mello.

Acompanhe a Sessão Ordinária completa com os discursos dos parlamentares na íntegra através do ícone “Sessões Gravadas”.