Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores visitam Postos de Saúde e Unidade Avançada do Erasto Gaertner de Irati

por rafamaier — publicado 08/06/2017 16h35, última modificação 05/10/2018 15h49

Secretário de Saúde e vereadores durante visita a Unidade de Saúde Fosforo

Na tarde do dia 7 de junho, o Presidente da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social, Roni Surek, juntamente com os vereadores José Bodnar e Edson Luís Elias e o Secretário Municipal de Saúde, Agostinho Basso, estiveram visitando os postos de saúde dos bairros Fósforo e Joaquim Zarpellon, a UPA - Unidade de Ponto Atendimento na Vila São João e o Ambulatório Erasto Gaertner, que será inaugurado em breve no município.

Acompanhados do Secretário Agostinho, os vereadores puderam fiscalizar, sanar dúvidas, conhecer de perto as edificações, estrutura, funcionamento e o prazo das obras a serem entregues à comunidade.

A edificação da Unidade de Saúde Fósforo, está quase concluída, devendo ser inaugurada até o final deste mês de junho. Conforme Basso, esta Unidade abrigará o Pronto Atendimento Municipal, que hoje funciona no prédio Ildefonso Zanetti, abrangendo serviços de urgência e emergência. “Para o piso inferior da Unidade já existe também uma emenda garantida no valor de R$ 100 mil do Deputado Federal Toninho Wandscheer, solicitada pelo vereador Roni Surek, a qual será usada para construção de arquivo permanente e sala de reuniões. O espaço contará ainda com dois vigias 24 horas e câmeras de segurança, que poderão ser acessas pela população em tempo real”, afirmou o Secretário.

A Unidade Básica de Saúde Joaquim Zarpellon já está concluída, devendo ser entregue à comunidade no mês de julho, a qual atenderá moradores do Conjunto Joaquim Zarpellon, Santa Mônica e Jardim Aeroporto. Conforme o Secretário, a equipe de trabalho da UBS já está definida.

Já a UPA – Unidade de Pronto Atendimento do bairro Vila São João está com 95% da obra concluída. Conforme o Secretário, a sua conclusão dependerá da liberação de recursos para sua finalização e estudos de viabilidade técnica para início das atividades, tendo em vista, que a intenção do executivo, é trazer o Pronto Atendimento Municipal para esta Unidade, incluindo ambulatório e parte administrativa, pelo amplo espaço construído, valorizando inclusive o bairro Vila São João, bairro mais populoso do município.

Por fim, os vereadores acompanhados do Secretário, ainda estiveram na Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner em Irati, que funcionará na antiga sede da Anapci, a qual deverá ser inaugurado no final do mês de junho, início de julho. Os vereadores conversaram diretamente com a Presidente da Anapci, Terezinha Veres e com a enfermeira Daniela Zwierzikowski Raffo, que será a Supervisora da Unidade de Irati. Os parlamentares acompanharam todas as reformas e adaptações que estão sendo feitas no espaço com recursos economizados pelo Legislativo, R$ 330.000,00 que foram repassados através de subvenção à instituição em dezembro do ano passado. A unidade contará com três consultórios, recepção, almoxarifado, sala de conferência, refeitório e farmácia, além das salas onde serão feitos os tratamentos. Os legisladores acompanharam também o trabalho de pavimentação realizado pela Prefeitura no local, que melhorou o acesso a Unidade.

Os vereadores ficaram satisfeitos com o andamento das obras referentes a pasta de saúde do município, as quais deverão melhorar a qualidade de vida dos munícipes, principalmente no que se refere ao atendimento a demanda ambulatorial em oncologia de Irati e região.

Seguindo uma programação de visitas no município, os vereadores deverão nos próximos dias acompanhar também os trabalhos referentes a pasta de educação nos CMEIs – Centro Municipais de Educação Infantil.