Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Antes de encerrar os trabalhos, Vereadores Mirins solicitam a inclusão da língua inglesa no ensino fundamental

Antes de encerrar os trabalhos, Vereadores Mirins solicitam a inclusão da língua inglesa no ensino fundamental

por rafamaier — publicado 07/12/2017 14h15, última modificação 05/10/2018 15h52
Na palavra-livre, os Mirins agradeceram a participação no Programa, comentaram sobre vários assuntos e despediram-se dos colegas de Casa
Antes de encerrar os trabalhos, Vereadores Mirins solicitam a inclusão da língua inglesa no ensino fundamental

Mesa Diretora da Câmara Mirim - Legislatura 2017

   Na manhã de quarta-feira (6), realizou-se o encerramento da Câmara Mirim – Legislatura 2017. Na presença do Presidente da Câmara, Helio de Mello e vereadores, do vice-prefeito, Amilton Komnitski e da Secretária Municipal de Educação, Rita Almeida, os Mirins apresentaram conjuntamente um Requerimento e receberam certificados de participação. 

   Apresentado por todas as escolas, os Mirins solicitaram ao Executivo, a inclusão da disciplina de língua inglesa, na grade curricular do ensino fundamental da rede municipal de ensino, tendo em vista a importância do idioma no mundo contemporâneo, nas relações profissionais e sociais pelo mundo. O objetivo é que o Executivo elabore um Projeto de Lei que garanta aulas de inglês, já que as crianças possuem mais facilidade para assimilar diferentes idiomas já nos primeiros anos de vida, além disso a aplicação da disciplina nas séries iniciais seria uma forma de desenvolver ainda mais os conhecimentos sobre a matéria, lembrando, que com maior domínio da língua estrangeira, os estudantes estarão aptos para receber novas oportunidades.

   Na palavra-livre, os vereadores comentaram sobre vários assuntos, despedindo-se dos colegas de Casa. Bruno Otávio Bonfim de Matos da Escola Ana Amaral Gruber deixou uma mensagem desejando a todos um Feliz Natal e um ano novo cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria. A sua suplente Graciele Aparecida Minella destacou o tema “Drogas”, elogiando o trabalho do Proerd, que auxilia os alunos a fazerem a escolha certa e a viver com mais saúde.

   Crislaine da Silva Glogovski da Escola Mercedes Braga e sua suplente Franciane da Silva afirmaram que com o projeto Câmara Mirim, os alunos tiveram a oportunidade de ter acesso a política. “Nos sentimos valorizadas perante a nossa comunidade. Esperamos que nosso requerimento seja atendido em 2018. Investir em educação é o futuro de qualquer cidade e país”.  Conforme Geovana Setnarski e seu suplente Kauã Matheus de Jesus da Escola São Valdomiro a beleza se ser criança é enxergar o Natal como ele é. “Um momento de fé e esperança, onde a simples ilusão de esperar o Papai Noel, de encontrar o presente debaixo da árvore e de beijar o Menino Jesus no presépio, reflete tudo aquilo que mais desejamos”.

   João Alfredo Schindler Batista e sua suplente Ayslin Cansian Serbai da Escola Matilde Araújo do Nascimento convidaram a todos para participar da 1º Noite dos Sonhos em comemoração ao 5º Ano da Escola, no dia 12 de dezembro às 19h30. Lorenzo Polesello da Escola Tancredo Martins e sua suplente Tainara Batista contaram que foi um período de muito aprendizado.

   A Presidente da Câmara Mirim, Luana Maria Batista da Luz e sua suplente Monica Chaves Jukoski da Escola João Paulo II agradeceram pela oportunidade. “Enriqueceu e complementou tudo o que aprendemos em sala de aula”. Lucas Andrei Gonçalves da Escola Antonina Fillus Panka e sua suplente Mayara Milena de Paula agradeceram os vereadores. “Nosso requerimento para efetivação do projeto de construção da nova escola no bairro foi atendido e, hoje, em nome de toda a comunidade, agradecemos a Câmara que com carinho abraçou o nosso pedido, contribuindo para a aquisição do terreno. Fica o nosso muito obrigado por ajudarem o nosso sonho se tornar realidade”.

  Luiz Henrique Leite e seu suplente João Marcos Pedreiro da Escola Olaria Filipaki agradeceram pelas amizades que fizeram na Câmara. “Muito obrigado a todos por nos proporcionarem esta experiência de vida”. Nicolly Soares da Silva e sua suplente Briena Setnarski do Bonfim da Escola da Lagoa destacaram a participação, desejando que o próximo ano seja repleto de boas vibrações e que o amor do Natal, permaneça sempre em nossas vidas.

   Raul Zainedin da Rocha e sua suplente Julia Heloisa Fillus da Escola Rosalina Cordeio de Araújo afirmaram que esta participação ficará para sempre registrada em suas memórias. “Desde o momento da eleição na escola aprendemos a observar as necessidades que temos e a lutar por elas. Em todas as sessões tratamos de assuntos importantes com seriedade e olhar cheio de esperança para o futuro da nossa cidade”.

   O vice-prefeito Amilton Komnitski elogiou o Programa Câmara Mirim agradecendo a todos os vereadores, funcionários da Câmara e a equipe da secretaria de educação. A Secretária de Educação, Rita Almeida, agradeceu pelos trabalhos em especial pelos pedidos dos mirins atendidos, com o da Escola Antonina Fillus Panka. “Este Programa coloca as crianças dentro do Legislativo para que todos possam conhecer a política séria. Com certeza levarão para vida toda esta experiência e serão pessoas melhores.  

    O Presidente Helio de Mello destacou a importância do Programa, que contribui para a formação de cada um e estimula a participação popular. “Foi uma aula de cidadania, além de uma oportunidade para novas amizades. Uma parceria que deu certo e que foi marcante. Dos seis anos de Programa, este foi o melhor. Vocês marcaram a história da Câmara Mirim de Irati. É uma Lei, e terá continuidade no próximo ano. São 29 escolas no município, mas apenas 10 participam. Estamos fazendo a nossa parte formando cidadãos conscientes”, salientou Mello comentando também sobre o Termo de Compromisso assinado pelos vereadores e prefeito referente ao terreno a ser adquirido com repasse da Câmara para abrigar a nova Escola Municipal Antonina Fillus Panka. “No dia 10 de janeiro a prefeitura vai repassar para os proprietários do terreno 160 mil; no dia 10 de fevereiro mais R$ 100 mil e no dia 10 de março R$ 100 mil. Conforme o combinado com o prefeito, no início das aulas será dada a ordem de serviço, pois já existe uma empresa vencedora da licitação para a construção. Com o Termo em mãos assinado por todos os interessados, fica garantido que o terreno de 6 mil m² será adquirido. Uma grande vitória para a educação iratiense”, concluiu.

    A Presidente da Câmara Mirim, Luana Maria Batista da Luz encerrou a Sessão agradecendo e registrando a sua satisfação de presidir a Mesa Diretora e a oportunidade de promover a interação entre a Câmara de Vereadores e a comunidade escolar.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

NAVEGUE AQUI