Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Atendendo a população, vereadores solicitam melhorias no bairro Jardim Virgínia

Atendendo a população, vereadores solicitam melhorias no bairro Jardim Virgínia

por RAFAELLA publicado 17/06/2020 15h28, última modificação 17/06/2020 15h28
Os vereadores aprovaram indicação sugerindo melhorias na quadra esportiva do bairro e solicitaram também a construção de uma pista de caminhada e a instalação de uma academia ao ar livre
Atendendo a população, vereadores solicitam melhorias no bairro Jardim Virgínia

Dois projetos de lei foram aprovados ns Ordem do Dia

   Na Sessão Ordinária do dia 16 de junho, um novo projeto do Executivo e uma indicação do Legislativo foram lidos no Expediente. Na Ordem do Dia, dois projetos foram aprovados. Na palavra-livre, os Vereadores discorreram sobre diversos assuntos.

   O Vereador José Bodnar apresentou indicação sugerindo a realização de melhorias na quadra esportiva do Bairro Jardim Virgínia, com a construção de uma pista de caminhada ao lado da quadra e ainda construção e a instalação de uma academia ao ar livre no local. Conforme Bodnar, a solicitação se justifica pelo fato de que a quadra está sem condições de uso para o esporte, pois o telhado está todo danificado, não possui iluminação e nem banheiros. “Nesta localidade existe uma grande quantidade de pessoas que utilizam a quadra de esportes no período noturno para prática de zumba e outros exercícios físicos, mesmo sem iluminação adequada. A solicitação partiu de moradores próximos que utilizam esse espaço, os quais, com a realização das melhorias terão melhor condições de saúde e qualidade de vida”, destacou o vereador. A indicação foi enaltecida pelos parlamentares que reafirmaram a importância deste pedido que vem sendo solicitado há muito tempo pela comunidade.

     Na Ordem do Dia, em segunda votação foi aprovado o projeto de lei nº 010/2020 (Roni Surek), que denomina a via pública rural do Pinho de Baixo de “Estrada Municipal Antoninho Zanlorensi”. Já em primeira votação foi aprovado com muitas discussões o projeto de lei nº 024/2020, que autoriza a abertura de Crédito Adicional Especial no valor de até R$ 10.500.000,00.

PALAVRA-LIVRE

  Marcelo Rodrigues contou que recentemente esteve conversando com vereadores que representam o interior sobre as estradas rurais, em especial a do Itapará. “A ideia do prefeito Jorge é fazer a junção das duas secretarias, Viação e Serviços Rurais e Serviços Urbanos, e realizar um mutirão para atender as estradas”, afirmou. Contou também que na tarde do dia 15 participou de uma reunião com donos de bares do município, organizada pelo cidadão Luís Carlos Marafon. “No encontro, os mesmos relataram as dificuldades com o novo decreto nº 183/2020, que vem causando preocupação, tendo em vista que alguns pagam aluguel. O pedido é para que o prefeito flexibilize o horário de funcionamento dos bares. O prefeito se comprometeu a editar um novo decreto na próxima semana atendendo a classe”, relatou. Por fim, Marcelo comemorou a vinda da Faculdade Campo Real para Irati. “Uma importante conquista para a área da educação superior no município. No início de janeiro deste ano estivemos em Guarapuava com o prefeito conversando com o reitor da faculdade, Adailton, onde tivemos a oportunidade de conhecer toda a estrutura da instituição e a intenção do reitor de alocar um Centro Universitário também em Irati. E agora, após seis meses, este sonho está se concretizando”, celebrou Rodrigues destacando o trabalho da Dra. Mitzy de Lima Santos, que intercedeu para que esta conquista acontecesse. “O antigo colégio Sagrado Coração estava abandonado desde a década de 90 e agora voltará a funcionar no mesmo eixo, o da educação. É uma empresa que vai gerar emprego e renda em Irati”, afirmou Rodrigues dizendo que os municípios vizinhos saem beneficiados também. Em um aparte o vereador Edson Luís Elias comentou sobre os possíveis cursos que virão de imediato: “Engenharia Civil, Administração, Direito, Enfermagem e Biomedicina. Marcelo conclui dizendo: “Faculdade Campo Real seja bem vinda a Irati”.

    Roni Surek relembrou momentos do Porca Véia, o qual levou muita alegria e diversão para os lares. Parabenizou também a Folha de Irati pela cobrança “A espera de um milagre” em relação ao castramóvel que está há quase um ano parado e a ONG Amigo Bicho vem sofrendo com isso. “Lembro que outrora comentei a respeito da vinda do mesmo, e sempre questionei se havia recursos financeiros para bancar este trabalho e quem estaria cuidando. Nós fazemos a nossa parte sempre em busca de melhorias, inclusive promovemos uma Audiência Pública sobre o assunto nesta Casa”, lamentou. O vereador também mencionou um cidadão que colocou em sua rede social que o Roni Surek não tem nenhuma formação. “Nuca neguei isso, falei que voltei a estudar e terminei o segundo grau. Temos vários representantes que não têm formação, mas chegaram até aqui através do voto. Posso não ter formação de ensino superior, mas burro não sou. Ocupei vários cargos importantes e que este cidadão traga algo aqui que manchou a minha passagem em qualquer cargo que exerci. Se eu não tivesse qualificação e capacitação para estar aqui não sairia candidato. Nos cursos que vou eu aprendo muito. Não vou citar o nome deste cidadão porque ele não citou o meu na postagem, mas denegriu a imagem dos demais vereadores da casa. Sou um homem de muita fé, rezo muito e foi um dos meus propósitos: falar muto de Deus e de Cristo. O meu remédio é a fé, é trabalhar, é sair de casa sem hora para voltar”, afirmou Surek dizendo que na próxima sessão estará falando mais do seu trabalho como vereador e das suas propostas de campanha, em especial o “de fazer um trabalho exclusivo como vereador”.

   Nivaldo Bartoski comentou que protocolou um oficio na secretaria do estado de educação solicitando melhorias na cobertura da quadra da escola do Itapará. “Fazemos muitas indicações, mas precisamos de projetos e projetos são demorados, será que é minha culpa?”. O vereador falou que no Itapará dizem que não existe representante, “mas nós insistimos, estamos trabalhando, fazemos a nossa parte”. Sobre a mudança de partido, Nivaldo discorreu sobre o início da sua vida política e trajetória. “Quando saímos de um partido, significa virar o cocho?”, indagou. “Este ano fui convidado pelo Governador do Estado e pelo Deputado Sandro Alex a me filiar no PSD, não entrei de oferecido, e se nas convenções eu ficar de fora continuarei lutando porque não sobrevivo da política. O meu objetivo é tornar a agricultura cada vez mais forte. Jamais faltei com sinceridade e educação com alguém. Não vim de berço de ouro, e estou preparado para o que der e vier na réplica e na tréplica, mas jamais desmascarando alguém. Todos aqui têm condições de voltar”, relatou. Em um aparte, Roni disse que também mudou de partido. “Muitos da Casa migraram para outros partidos, vivemos numa democracia, casais se separam, filhos vão embora e a política é a mesma coisa”. Para finalizar, Bartoski pediu desculpas pelo desabafo e afirmou que está à disposição da população para auxiliar no desenvolvimento de Irati.

   Helio de Mello comentou sobre o momento que vivemos, “de distanciamento e isolamento”. Registrou os parabéns e o seu reconhecimento ao comércio de Irati. “As lojas e os estabelecimentos estão atendendo todas as orientações vindas da secretaria de saúde desde álcool em gel, cartazes informativos, faixas de distanciamento e horários de funcionamento”, elogiou e parabenizou Mello. Quanto as escolas, “ouvimos pessoas dizendo que não está tendo aulas. É um engano, os alunos não estão indo para escola, mas aulas estão sendo ministradas. No aplicativo comprado pelo governo, estamos ensinando e orientando os alunos para que não percamos o ano letivo. Quando fiz minha faculdade, era o tempo da biblioteca, não tinha computadores, agora estamos nos adaptando e precisamos que essa forma de educar continue mesmo depois que voltemos com a forma presencial de aulas. O aplicativo é importante, pois gera menos burocracia, menos papel e o meio ambiente agradece”, ressaltou. Falando em educação, Helio disse que o dia 16 de junho, é um dia histórico para Irati, porque o Colégio Sagrado Coração no Riozinho se tonará uma Faculdade. “Uma excelente localização e espaço físico estratégico para os demais municípios, uma região que está em constante crescimento, a BR 153 precisa agora se tornar avenida municipal”, sugeriu. O vereador relembrou ainda que a ideia inicial era de um Colégio Militar, mas o projeto não se efetivou, até porque o espaço físico requer a permanência das características atuais pela história daquela arquitetura. “Acredito que os investimentos feitos lá serão muito importantes. Filhos de Irati que não necessitarão mais sair da cidade para estudar. Será um polo educacional e a vocação de Irati é educacional. Temos naquela localização a Unicentro, Colégio Florestal, Instituto Federal, CAIC, Colégios Estaduais, CMEI José Maria Orreda, e agora a universidade particular que somará. Uma indústria sem chaminé. Empregos serão gerados e formados através destes bancos universitários. Vamos formar técnicos, professores, mestres e doutores para ficar em nossa cidade e cuidar da nossa gente”, comemorou o vereador chamando atenção também para a Faculdade São Vicente, que precisa do nosso apoio.

    O Presidente Nei Cabral discorreu sobre a vinda da Faculdade Campo Real para Irati. “Uma grande conquista. Estou bastante feliz, pois há seis meses junto com o prefeito e o vereador Marcelo participei desta luta reivindicando, acompanhando e representando este Legislativo em Guarapuava. O nosso sonho está se tornando realidade. As vezes ouvimos pessoas dizer que os vereadores não fazem nada, mas pelo contrário, cada um está trabalhando e representando a população buscando recursos e melhorias”, afirmou o Presidente contando que a alegria neste dia 16, foi maior ainda quando o prefeito e sua equipe começaram receber ligações de jovens perguntando quando abririam as inscrições para o vestibular. “A Educação é um bem infinito capaz de mudar a história de um país”. Em relação aos comentários maldosos em redes sociais, o Presidente disse que os vereadores devem ignorar. “Vamos aproveitar a Tribuna para mostrar nossas qualidades e trabalho”. Sobre a pandemia do covid-19, Nei parabenizou o comércio, a indústria e os caminhoneiros que vêm cumprindo com as normas. “O executivo também está de parabéns pelas decisões, assim como os profissionais da linha de frente pelo trabalho”, enalteceu. Para concluir, Cabral disse: “Este é o momento de nos unirmos, fiscalizar, trabalhar e esquecer partidos políticos, a sigla agora é Irati. Hora de fazermos jus aos votos recebidos e atender o nosso povo”, finalizou.

Acompanhe a Sessão Ordinária completa com os discursos dos parlamentares na íntegra através do ícone “Sessões Gravadas”.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

 

 

 

 

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO