Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Atendendo as reivindicações da população, Câmara apresenta 14 solicitações para melhorias no município

por RAFAELLA publicado 17/02/2021 11h34, última modificação 17/02/2021 11h34

Os pedidos foram aprovados por unanimidade de votos

Durante a Sessão Ordinária do dia 16 de fevereiro, os Vereadores apresentaram 14 Indicações ao Executivo. As solicitações oriundas da comunidade são para melhorias no trânsito, nas vias urbanas e rurais, edificação de uma nova escola no bairro Nhapindazal, instalação de academia ao ar livre na Colina Nossa Senhora das Graças, aquisição de computadores impressoras e folha para as escolas municipais e CMEIs, atendimento odontológico nas UBS do interior e elaboração de um plano de Recuperação Fiscal de dívidas dos contribuintes do Município de Irati – REFIS.

O vereador Ailton Laroca apresentou indicação sugerindo a criação de uma vaga de parada rápida (15 minutos) em frente à Panificadora e Restaurante “Doce Mel”, localizada na Rua Conselheiro Zacarias, nº 146. Já o 2º Secretário, Leomar Jacumasso, solicitou serviços de cascalhamento e alargamento da estrada da Lagoa sentido Pedra Preta; cascalhamento e patrolamento na parte final da Rua Nereu Ramos e melhorias na estrada do Thoms (desvio do pedágio), especialmente próximo à propriedade da Família Fillus.

Amauri Cezar Jacumasso requereu a elaboração e instituição de um plano de Recuperação Fiscal de dívidas dos contribuintes do município de Irati – REFIS. O pedido, segundo ele, se justifica pelo fato de que, devido a pandemia do coronavírus, grande parte dos munícipes estão atravessando um período de dificuldades financeiras. “Além disso, o plano implicará em maior arrecadação de créditos tributários como receita própria aos cofres públicos, o que será revertido em maior de serviços públicos à população”, lembrou.

Nei Cabral sugeriu a recuperação/restauração do redutor de velocidade localizado na Alameda Virgílio Moreira, em frente à Angaí Autopeças, o qual está bastante desgastado. Solicitou também serviços de melhorias e recuperação das vias Bronislau Bindas e Angela Borazo Bonete, ambas situadas no bairro Lagoa e se encontram bastante esburacadas. Por fim, pediu esforços para edificação de uma nova Escola no bairro Nhapindazal, sendo que o terreno ao lado já pertence ao município e está disponível para a construção. “O objetivo da construção de uma nova sede para a Escola Municipal Olaria Filipaki é proporcionar ainda mais qualidade de vida e educação aos estudantes que frequentam esta importante instituição de ensino”, justificou.

A vereadora Teresinha Miranda Veres indicou a instalação de uma academia ao ar livre na Colina Nossa Senhora das Graças. O pedido, conforme a vereadora, se justifica pela existência de espaço disponível para a referida melhoria no local, considerando que além da questão de saúde pública, o espaço servirá também de entretenimento da população.

O Presidente Helio de Mello sugeriu que sejam concentrados trabalhos, com maquinários e funcionários, para recuperação das estradas e atendimento ao programa “Porteira Adentro” nas seguintes comunidades: Faxinal dos Melos, Faxinal do Rio do Couro, Rio do Couro, Canhadão, Cerro da Ponte Alta, Cachoeira do Palmital, Cadeado Grande, Cadeado Santana, Pinhal Preto, Faxinal dos Da Luz, Rio da Prata, Valeiros, Cadeadinho, Pinheiro Machado, Itapará e adjacências. “Cabe salientar que o último trabalho realizado nos locais foi executado no sistema de mutirão, no ano de 2002”, alertou. Apresentou indicação também solicitando a retomada das atividades dos sistemas de abastecimento de água das comunidades de Cachoeira do Palmital e Faxinal dos Mellos, e um levantamento dos serviços do programa “Porteira Adentro” nas comunidades de Faxinal dos Mellos, Rio do Couro, Canhadão, Faxinal do Rio do Couro, Faxinal dos Da Luz, Cerro da Ponte Alta, Cachoeira do Palmital, Cadeado Grande, Cadeado Santana, Pinhal Preto, Valeiros, Rio da Prata e Cadeadinho.

Conforme solicitação já realizada no ano de 2020, através da indicação n° 072, o Presidente requereu que sejam adquiridos computadores, impressoras, folha sulfite e tinta para impressoras para as escolas municipais e CMEIs. “Além da necessidade de substituição dos equipamentos, a situação da pandemia do COVID 19 fez com que o número de impressões de materiais, para serem fornecidos aos alunos, aumentasse consideravelmente e, ainda devido à pandemia, as instituições não puderam realizar nenhum tipo de evento ou promoção na tentativa de angariar recursos para aquisição dos materiais solicitados”, enfatizou. Helio ainda sugeriu ao Executivo que seja disponibilizado atendimento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde do interior, visando oportunizar mais qualidade de vida aos cidadãos que residem na zona rural do Município.

Todos os pedidos foram elogiados pelos parlamentares e aprovados por unanimidade de votos, os quais foram encaminhados ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.