Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Através de Indicações, Vereadores solicitam melhorias em vias urbanas e rurais

Através de Indicações, Vereadores solicitam melhorias em vias urbanas e rurais

por RAFAELLA publicado 04/09/2019 14h27, última modificação 04/09/2019 14h27
Através de Indicações, Vereadores solicitam melhorias em vias urbanas e rurais

Sete projetos foram apreciados na Ordem do Dia

   Na Sessão Ordinária do dia 03 de setembro, quatro novos Projetos de Lei do Executivo e Legislativo, além de três Indicações dos vereadores foram lidas no Expediente. Na Ordem do Dia, sete projetos foram apreciados. A Sessão foi acompanhada por familiares e amigos de Osvaldo Correia dos Santos (in memoriam), que vieram prestigiar a votação e aprovação do Projeto de Lei nº 034/2019, que altera a denominação da Rua Bolívia, localizada em Engenheiro Gutierrez, para Rua Osvaldo Correia dos Santos.

   O vereador Alberto Schereda apresentou indicação sugerindo a realização de serviços de patrolamento e cascalhamento na Rua Camacuã, no loteamento Van Der Neut e na Rua Antonio Gomes da Luz, no bairro Choma. Nivaldo Bartoski sugeriu serviços de tapa-buracos na Rua Luiza Simionato Stroparo, localizada no bairro São Francisco, a qual encontra-se em condições precárias e junto com o Presidente Nei Cabral solicitou serviço de patrolamento, com urgência, na estrada da comunidade de Campina do Guamirim, sentido Arroio Grande. Conforme os vereadores, a referida estrada apresenta vários pontos críticos, comprometendo a passagem segura dos usuários, especialmente do transporte escolar.

ORDEM DO DIA

   Na Ordem do Dia, em segunda votação foram aprovados os projetos 072/2019, que autoriza o Executivo a doar área de terra para implantação de Delegacia Cidadã no Município de Irati e o do Legislativo nº 034/2019 (Marcelo Rodrigues), que altera a denominação da Rua Bolívia, localizada em Engenheiro Gutierrez, para Rua Osvaldo Correia dos Santos. Também foi aprovado por nove votos contra um do vereador Rogério Luís Kuhn o Projeto de Lei nº 031/2019 (Roni Surek), que institui no Calendário Oficial de Eventos no Município o Dia da Conscientização e Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal.

   Em primeira votação foram aprovados os projetos de lei nº 073/2019, que altera a Lei 2602/2007 que autoriza o Executivo Municipal a doar área de terra para a construção do Fórum Eleitoral; nº 074/2019, que altera a Lei nº 4231/2016, Lei de Uso e Ocupação do Solo de Irati e o do Legislativo nº 035/2019 (Helio de Mello), que denomina a Rua Projetada “9”, do Loteamento Vila Verde, de Rua Maria Rosa Capellini Azevedo.

   O Projeto de Lei nº 070/2019, que altera a Lei 2785 de 19 de agosto de 2008 que dispõe sobre o Conselho Municipal de Educação do Município de Irati foi aprovado com Emenda Modificativa dos vereadores José Bodnar, Edson Luís Elias e Wilson Karas, a qual corrige um erro de digitação e concordância no referido projeto.

PALAVRA-LIVRE

  Roni Surek contou que esteve presente nesta terça (3), na reunião do Conselho Municipal de Turismo, onde vários assuntos foram discutidos. “Me chamou atenção a ideia do projeto do Marco Zero, que visa a construção de um monumento onde Irati teve início, até porque existe uma discussão que o começo foi na estação ferroviária e também na Vila São João. Desde já agradeço ao historiador Zeca Araújo, que tem colaborado com sua sabedoria e a Professora Eliete, turismóloga, que está regendo o Conselho. Hoje foi apresentado o desenho já do futuro monumento que será implantado em Irati”, afirmou. Neste mesmo dia, Surek contou que esteve participando da reunião da Comissão de Trânsito, onde mais de 22 itens foram discutidos e votados. “Gostei de saber que existe a possibilidade do Lee Jhefferson, que estava na direção da Iratran e hoje ocupa o cargo de chefia da Ciretran, permanecer no cargo de Presidente da comissão de Trânsito. Cidadão dedicado”, elogiou. “Dias atrás solicitei que as ruas centrais de Irati passassem por novas pinturas. O Lee hoje me repassou que junto com o Detran do Paraná foi conseguido um valor de R$ 500 mil, dentro de um projeto que o número da nossa população permite ser realizado em Irati, o qual já está aprovado e a verba nem passa pela Prefeitura. O trabalho é feito diretamente.  Fiquei feliz por esta conquista”, enalteceu. Sobre a reorganização das Associações de Bairros e Agricultores de Irati, o vereador elogiou o trabalho do Professor Élder, que vem desempenhando um bom trabalho neste sentido. O vereador também parabenizou a Polícia Militar pelas abordagens e fiscalizações que estão sendo realizadas no trânsito. “Polícia na rua é menos bandido solto”.

    Nivaldo Bartoski agradeceu a presença da população na Casa. “Temos orgulho de ver as pessoas vindo prestigiar os seus representantes. Estamos aqui sempre brigando pelo povo e por melhorias. Todos nós estamos lutando por uma Irati melhor”. No dia 28 de agosto, Bartoski contou que esteve na Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, junto com o Secretário de Viação e Serviços Rurais, Anselmo, solicitando recursos para Irati. “Tenho corrido atrás de emendas, agradeço ao prefeito Amilton que acredita no meu trabalho. Almoçamos com o Neto Brustolin, assessor do Deputado Sandro Alex, que está à frente do Governo e conversamos sobre todos os problemas de Irati.  Já trouxe muitas coisas para o município, eu acredito na nossa administração, que tem feito um bom trabalho”, destacou. O vereador Marcelo Rodrigues, em um aparte, também comentou sobre recursos trazidos para saneamento básico pelo então Deputado Federal Sandro Alex para o bairro Engenheiro Gutierrez. Roni Surek parabenizou o vereador por ter se deslocado a Curitiba até a Secretaria mais importante do Governo do Estado. “Sandro Alex, um grande lutador pela classe dos fumicultores”, destacou Surek. Para encerrar, Nivaldo afirmou: “Com a minha simplicidade cativei o Governo, onde tenho voz e vez, sou muito bem atendido. Agradeço ao povo de Irati e a Deus. Irati em breve voltará a crescer, sorrir e ser o município dos sonhos de todos nós”, concluiu. 

Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra através do ícone “Sessões Gravadas”.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)