Através de Indicações, vereadores solicitam melhorias no trânsito e em vias urbanas
Durante a Sessão Ordinária do dia 19 de novembro, os vereadores apresentaram oito indicações e dois requerimentos ao Executivo. A maioria dos pedidos foram para melhorias no trânsito e em vias urbanas.
O vereador Alberto Schereda sugeriu estudos para que o tráfego de veículos da Rua XV de Novembro passe a ter duplo sentido, com revitalização da sinalização e construção de canteiro central com iluminação, visando melhorar o trânsito, tornando o fluxo mais rápido e seguro. Sugeriu também que a rotatória localizada próxima à Câmara Municipal (entre a Rua Dr. Correia e Av. Vicente Machado) seja reduzida com o intuito de melhorar o tráfego de veículos. Indicou que as placas de sinalização para estacionamento do transporte escolar, existentes frente à Escola Municipal Irmã Helena Olek e Colégio Estadual Nossa Senhora das Graças, sejam substituídas por placas de parada rápida (15 minutos), tendo em vista que as vagas não são utilizadas pelos veículos de transporte escolar, pois o embarque/desembarque pela direita se torna perigoso para os alunos. Schereda também solicitou que seja enviado um convite ao Colégio Florestal e Educação Profissional Presidente Costa e Silva, a fim de convidar um representante para fazer uso da Tribuna Popular e discorrer sobre a instituição e os cursos ofertados.
Helio de Mello apresentou indicação solicitando que sejam disponibilizados profissionais para orientação dos frequentadores das academias instaladas nos diversos bairros do município, bem como a colocação de placas com orientações sobre a utilização de cada aparelho e de alongamentos. O vereador também apresentou pedido de informações em relação ao convênio para recuperação da estrada de Gonçalves Júnior, buscando saber o valor do mesmo, a data da assinatura e se o recurso correspondente já foi depositado. Por fim, solicitou informações em relação a Lei Municipal nº 4.607, que cria o “Projeto Pomar Urbano” em áreas públicas do município, iniciativa da Câmara Mirim em 2018. “Quais as ações desenvolvidas para sua efetivação?”, indagou.
Roni Surek requereu melhorias na Rua José Chami, no bairro Rio Bonito com patrolamento, colocação de pedras “bica corrida” e construção de meio-fio. Sugeriu melhorias na estrada do Rio Corrente de Baixo e melhorias na Travessa Irmã Helena Olek, no Bairro São Francisco. “A falta de conservação da via tem causado transtorno a motoristas e pedestres, principalmente em dias de chuva, quando o tráfego fica comprometido e arriscado”, observou o vereador.
As Indicações e os pedidos de informações foram todos aprovados por unanimidade de votos e encaminhados ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)