Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova “Semana Municipal do Empreendedorismo e Inovação”

Câmara aprova “Semana Municipal do Empreendedorismo e Inovação”

por irt — publicado 05/04/2016 15h21, última modificação 05/10/2018 15h46
“A Semana objetiva lançar novos rumos e perspectivas de geração de emprego e renda, resgatando o papel dos empreendedores em prol do desenvolvimento da economia”, afirma Rafael Lucas
Câmara aprova “Semana Municipal do Empreendedorismo e Inovação”

A propositura, de acordo com Rafael, deve sensibilizar e incentivar a prática de atividades relacionadas ao empreendedorismo

Aprovou-se por unanimidade de votos em duas votações, o Projeto de Lei nº 003/2016, que institui no âmbito do município de Irati a Semana Municipal do Empreendedorismo e Inovação. De autoria do vereador Rafael Felipe Lucas, a propositura pretende sensibilizar e incentivar o mundo corporativo, instituições, universidades, sociedade e empresários a promoverem atividades e eventos relacionados ao empreendedorismo e a inovação.

Com a Lei aprovada, fica instituída a Semana a ser comemorada anualmente na última semana do mês de maio. A data deverá ser inclusa no Calendário Oficial de Eventos da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico. Durante este período deverão ser organizadas palestras, seminários e atividades relacionadas ao tema.

Conforme Rafael, a divulgação oficial do empreendedorismo terá por objetivo: mostrar a importância da livre iniciativa e das profissões autônomas, assim como o nascimento das microempresas e a possibilidade de conseguir planejar seu próprio negócio; a capacitação para a descoberta vocacional pelo espírito empreendedor; mostrar como as leis do mercado podem oferecer oportunidades de gerar empregos e renda para quem souber aproveitá-las; criar discernimento para a sociedade que o jovem tem condições de gerar emprego, renda e desenvolvimento, enaltecendo quem já é um jovem empreendedor ou empresário pelo seu arrojo, inovação e destaque no mercado de trabalho, incentivando outros jovens a seguirem o mesmo caminho.

Os vereadores Emiliano Gomes e Hélio de Mello elogiaram a propositura que vem de encontro com as necessidades da juventude hoje, que apresenta boas ideias, mas desconhece o caminho para colocá-las em prática. “É necessário um suporte do poder público para que os jovens consigam desenvolver e amadurecer as suas iniciativas e criatividade. O nosso município é carente nesta área. Precisamos da regulamentação desta Lei pelo executivo com urgência, para que formemos jovens críticos, conscientes e empreendedores”, destacaram os parlamentares.

Lucas afirma que a Lei visa lançar novos rumos e novas perspectivas de geração de emprego e renda e, também, a ampliação do número de participantes e espaços para o debate da temática, na ótica do crescimento pessoal e profissional.  “A Semana, além de resgatar o papel dos empreendedores no esforço em prol do desenvolvimento da economia, resultará também em grande estimulo à classe empreendedora, gerando mudanças e valorizando a essência do conhecimento e de experiências”, conclui Rafael Lucas aguardando, agora, a sanção municipal para que esta importante Lei seja colocada em prática e beneficie diretamente os nossos jovens, empresários e futuros empreendedores.