Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova mais um pedido de vista ao projeto que trata do descarte consciente de lixo tóxico

Câmara aprova mais um pedido de vista ao projeto que trata do descarte consciente de lixo tóxico

por RAFAELLA publicado 12/08/2020 14h40, última modificação 12/08/2020 14h42
Câmara aprova mais um pedido de vista ao projeto que trata do descarte consciente de lixo tóxico

O projeto deverá entrar novamente para segunda votação na próxima Sessão Ordinária, dia 18 de agosto.

   Na Sessão Ordinária do dia 11 de agosto, o Projeto de Lei nº 015/2020 de autoria do Alberto Schereda, que dispõe sobre o descarte consciente, para recolhimento e destinação de lâmpadas, pilhas, baterias comuns, baterias de celular e outros tipos de acumuladores de energia no município teve novamente pedido de vista aprovado por unanimidade de votos. Dessa vez, diante da ampla discussão acerca do projeto, o 1º Secretário José Bodnar pediu vista. A matéria entrou para leitura no Expediente da Sessão Ordinária do dia 7 de julho, foi aprovado em primeira votação no dia 14 de julho e entrou para segunda votação no dia 4 de agosto, quando teve pedido de vista feito pelo vereador Rogério Luís Kuhn aprovado.

   Na Sessão de ontem (11), uma Emenda Modificativa ao projeto foi aprovada por unanimidade de votos. A alteração visou adequar um erro de digitação. Porém, o projeto foi novamente discutido pelo vereador Rogério Luís Kuhn que vem questionando a legalidade e a constitucionalidade do mesmo. O parlamentar citou diversos pontos do projeto que, segundo ele, estão ilegais, afirmando que o mesmo inclusive foi copiado de uma cidade de Minas Gerais e que seu voto será contrário.

   Baseado nos apontamentos do vereador Rogério, José Bodnar enalteceu o projeto, mas pediu vista para melhor análise, visando evitar problemas futuros. Roni Surek concordou com o pedido do Bodnar e os questionamentos do Rogério, mas também elogiou a ideia do projeto, que segundo ele, abre uma importante discussão em relação a preservação do meio ambiente. “Esta iniciativa chama nossa atenção para que tenhamos consciência na classificação do lixo diário”, destacou.

   O proponente Alberto Schereda lembrou que o projeto está tramitando na Câmara desde o mês de julho e que o mesmo tem parecer favorável das Comissões e do Jurídico da Casa e da Secretária do Meio Ambiente, Magda. “A proposta não foi copiada, ela foi estudada e atende um apelo popular. Conversei com muitas pessoas que estão enfrentado dificuldades de fazer o descarte correto desse tipo de lixo. Precisamos conscientizar a população sobre o descarte adequado, com o intuito de oferecer um futuro melhor às próximas gerações. O lixo tóxico, quando é descartado de forma inadequada, libera componentes tóxicos que contaminam o solo e o ser humano. Nosso projeto com certeza será exemplo para outros municípios”, afirmou.

   O 1º Secretário reforçou a importância do projeto e assegurou que irá auxiliar o 2º Secretário Alberto para que na próxima sessão o projeto seja votado com segurança. Nivaldo Bartoski também destacou a necessidade do projeto para a cidade e afirmou: “é um projeto muito bom, e se foi copiado não tem problema, o importante mesmo é o conteúdo que irá trazer impactos positivos para a sociedade e para o meio ambiente. Parabéns Alberto”.

   O projeto deverá entrar novamente para segunda votação na próxima Sessão Ordinária no dia 18 de agosto.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO