Câmara aprova PL que declara de Utilidade Pública no Município a Associação Irati TEAbraça
Na Sessão Ordinária do dia 3 de dezembro foi aprovado por unanimidade de votos, em segunda votação, o Projeto de Lei do Legislativo nº 037/2024 de autoria do vereador Alcides Cezar Pinto. A propositura declara de Utilidade Pública no Município de Irati a “Associação Irati TEAbraça”. Uma Associação que tem por objetivo acolher a população com Transtorno do Espectro Autista - TEA, realizando ações que promovam a inclusão genuína, potencializando o desenvolvimento de suas habilidades, socialização e qualidade de vida.
Conforme Alcides, a Associação Irati TEAbraça, teve seu início muito antes do seu registro oficial, e surgiu a partir do desejo de famílias atípicas iratienses de serem ouvidas e vistas cada vez mais dentro da sociedade. “Foi a partir desse desejo que algumas famílias se movimentaram e realizaram a primeira reunião no dia 22 de março de 2023, onde a diretoria foi criada e empossada e a Associação se tornou uma representação concreta das famílias atípicas do município. A partir da criação e dos registros necessários, a Irati TEAbraça começou a tomar forma e dar início a eventos de cunho social, com o objetivo de trazer à tona o tema do Autismo e unir famílias para fortalecer cada vez os laços enquanto comunidade. Dentro desses objetivos, no ano de 2023 e 2024 ocorreram a 1ª e 2ª Blitz da conscientização do Autismo, em alusão ao Dia Internacional da Conscientização do Autismo, comemorado no dia 02 de abril, que tinha como objetivo mostrar para a cidade que famílias e pessoas atípicas existem aqui também e precisam ser respeitadas em suas limitações e potencialidades, além de ser um momento para as famílias se unirem”, relatou.
O vereador contou ainda que já foram realizados mais eventos para as famílias atípicas, como a “Tarde Divertida e Roda de Conversa atípica”, que teve como objetivo reunir famílias para trocar experiências e proporcionar brincadeiras e um espaço seguro para as crianças e adolescentes autistas, respeitando suas singularidades; o “Café das Mães Atípicas” e a “Noite dos Pais Atípicos”, que tiveram como intuito criar um espaço seguro e de troca entre os cuidadores, possibilitando que estes se sentissem acolhidos dentro das suas realidades. “Ainda no ano de 2023, de forma mais específica para as crianças e adolescentes, a Associação realizou dois eventos: o Cine Inclusivo, no qual foi realizado uma parceria com o cinema da cidade e uma sessão com luzes acesas, som em volume mais baixo e possibilidade de as crianças/adolescentes frequentarem o cinema, tendo suas necessidades respeitadas. E o outro foi o Dias das Crianças Atípicas, que ocorreu no mês de outubro, com oficinas, brinquedos e sorteio de brindes para as crianças”, afirmou.
No decorrer deste ano de 2024, Alcides contou que Associação continuou realizando eventos para integrar a sociedade e a comunidade autista, como a 1ª Noite de Massas, um jantar realizado com parceria de espaço privado e aberto a toda a comunidade, para angariar fundos para os demais eventos; também foi realizado o “Dia da Família Atípica” em uma tarde especial para unir os cuidadores e pessoas autistas, com oficinas, jogos e brinquedos inclusivos; o “2º Dia das Crianças Autistas” e o “2º Encontro de Mães atípicas”.
Além dos eventos públicos, segundo o parlamentar, a Associação também conta com um grupo de whatsapp voltado para as famílias trocarem informações sobre suas conquistas, dificuldades e tirar dúvidas, resultando em uma comunidade mais unida e fortalecida. “Também foi criado uma página no Instagram, na qual além da divulgação dos eventos, são postadas informações a respeito das características do transtorno, dos tratamentos, visando tornar o assunto cada vez mais acessível. Importante ressaltar que a Associação busca realizar sempre parcerias para a realização dos eventos, entendendo, que para além de criar redes de apoio para as famílias, seu objetivo é incluir cada vez mais a sociedade dentro da realidade de famílias atípicas, sabendo que isso só é possível quando falar sobre Autismo, seja algo presente e acessível para toda a sociedade”, destacou o vereador.
O projeto foi muito elogiado pelos parlamentares, que reconheceram o esforço e a dedicação das famílias para que esta Associação se concretizasse em Irati. A matéria foi aprovada por unanimidade de votos.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)