Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova PL que inclui a Festa do Agricultor do Cerro da Ponte Alta no Calendário Oficial do Município

por RAFAELLA publicado 29/08/2024 10h39, última modificação 29/08/2024 10h39

Tratoraço da Festa do Agricultor (Foto: Prefeitura Municipal)

Na Sessão Ordinária do dia 27 de agosto foi aprovado por unanimidade de votos, em segunda votação, o Projeto de Lei do Legislativo nº 029/2024 de autoria do vereador Helio de Mello. A propositura inclui no Calendário Oficial de Festividades do Município a Festa do Agricultor na Comunidade do Cerro da Ponte Alta.

Como tradicionalmente acontece há mais de 20 anos, o evento continuará sendo realizado anualmente nos meses de julho ou agosto. Conforme a justificativa, o projeto objetiva reconhecer e valorizar os agricultores e toda a mobilização da comunidade. Durante o Evento são benzidos e abençoados os tratores e equipamentos agrícolas. Há sete anos acontece o tratoraço, uma forma de valorizar ainda mais o evento e o trabalho na agricultura, tendo como idealizadores os senhores Ambrósio Spaki e Valmir Waida.

Ainda de acordo com o projeto, a comunidade do Cerro da Ponte Alta é pioneira na região com o tratoraço (desfile e bênçãos dos tratores e maquinários agrícolas). Em todas as edições contou com a presença e participação do Prefeito Municipal e demais autoridades. Por alguns anos fez parte da programação do aniversário de Irati. Portanto, o Legislativo acredita que incluir esta festa no calendário de eventos oficiais do município é uma forma de reconhecer o trabalho realizado pelas famílias da comunidade e assegurar a continuidade desta importante festividade, além de poder contar com o apoio da administração municipal para a sua realização.