Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara convida Coordenador do CIMSAMU para discorrer sobre o serviço prestado no município e região

por RAFAELLA publicado 05/08/2020 14h05, última modificação 05/08/2020 14h11
Os vereadores aprovaram também indicação sugerindo que o Executivo encaminhe à Câmara um Projeto de Lei estabelecendo a realização de testes diagnósticos da Covid-19 no município, em especial para aqueles que não dispõe de planos de saúde ou recursos financeiros

As indicações foram aprovadas por unanimidade de votos

Durante a Sessão Ordinária do dia 4 de agosto, os vereadores apresentaram oito indicações e sete requerimentos ao Executivo. As indicações foram elogiadas pelos parlamentares e aprovadas por unanimidade de votos. Já os requerimentos, a pedido do líder do prefeito Marcelo Rodrigues, foram retirados de pauta, visto que o mesmo se comprometeu a levantar e trazer todas as informações relacionadas aos pedidos na próxima semana.

O vereador Roni Surek apresentou indicação solicitando que seja enviado, mediante ofício, um convite ao Coordenador do Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais – CIMSAMU, convidando o mesmo a fazer uso da Tribuna Popular para discorrer sobre a atuação do SAMU no município e demais cidades que a base Irati atende. O vereador requereu também que seja enviado ofício à Comissão de Trânsito, sugerindo a realização, com urgência, de sinalização no estacionamento do Parque Aquático, na área próxima ao CREAS, tornando mais seguro o tráfego no local.

O 1º Secretário José Bodnar sugeriu o encaminhamento à Câmara, de um Projeto de Lei estabelecendo a realização de testes diagnósticos da Covid-19 no âmbito municipal. Conforme Bodnar, a subnotificação de casos da Covid-19, na maior parte dos municípios brasileiros, é uma realidade que precisa ser enfrentada. “A propositura visa estabelecer a disponibilização da testagem para setores sociais importantes, em especial, para aqueles que não dispõe de planos de saúde ou recursos financeiros para realizá-la, bem como para trabalhadores expostos devido a autorização de funcionamento das atividades onde atuam, idosos com mais de sessenta anos, pessoas com doenças crônicas e profissionais da saúde. O objetivo da regulamentação é contribuir mais uma vez para o enfrentamento à Covid-19 em nossa cidade e buscar, a partir de dados mais realistas, alternativas de proteção econômica, social e à saúde da população”, afirmou.

O Presidente Nei Cabral solicitou o envio de ofício à Secretaria Municipal de Educação e ao Núcleo Regional de Educação de Irati, a fim de cumprimentar e agradecer o eficiente trabalho que vem sendo desenvolvido pelos profissionais desde o início da pandemia. “Nosso agradecimento e reconhecimento aos educadores, que repentinamente tiveram que se adaptar para seguir dando suas aulas, de dentro de suas casas, muitas vezes sem a infraestrutura ideal, muitos tendo que aprender do zero a usar a tecnologia para o estudo remoto emergencial. Em um momento difícil, de grandes incertezas, inseguranças e mudanças de rotina, vemos profissionais se reinventando para dar conta de toda essa transformação súbita do ensino presencial para virtual. Precisamos e devemos valorizar os profissionais da Educação que, mesmo afastados das unidades escolares, seguem fornecendo suporte para que os estudantes mantenham suas rotinas de estudos”, enalteceu.

Nei também sugeriu que seja dado atendimento à solicitação apresentada no ano de 2019 pelas Vereadoras Mirins Luana Ribeiro e Nayane Cordeiro de Ramos, as quais solicitaram, através do Requerimento Mirim nº 004 (documento anexo), que a rua em frente à Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo seja alterada para mão única de direção. “O pedido é um anseio de toda comunidade escolar, e, se atendido, proporcionará um ambiente com mais acessibilidade e segurança para alunos, pais, professores e funcionários”, alertou.

Nivaldo Bartoski apresentou indicação agradecendo pelo atendimento ao pedido de reconstrução da ponte da comunidade de Cachoeira de Vista Alegre, divisa com Cadeadinho. Agradeceu também pela realização de patrolamento das estradas da Serra de Inácio, Faxinal dos Neves e Faxinal dos Antônios. “A população destas comunidades está satisfeita com as melhorias e obras realizadas pelo Executivo”. Apresentou indicação também sugerindo a construção, com urgência, de uma nova ponte na Linha E – sentido Itapará, tendo em vista que a ponte existente no local se encontra bastante deteriorada, comprometendo a segurança dos usuários. Por fim, sugeriu a realização de serviço de cascalhamento na comunidade de Água Mineral, especialmente nas proximidades da propriedade do Sr. Miguel Conrado, onde, de três moradores, dois apresentam problemas de saúde, o que justifica a necessidade e importância de que a estrada esteja em boas condições de trafegabilidade.

Todos os pedidos foram encaminhados ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.