Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara declara CTG Pousada de Tropeiro de Utilidade Pública

Câmara declara CTG Pousada de Tropeiro de Utilidade Pública

por Ana Moraes — publicado 21/03/2024 14h20, última modificação 21/03/2024 14h30
Câmara declara CTG Pousada de Tropeiro de Utilidade Pública

Imagem de reprodução


 Na  6ª Sessão Ordinária do 1º Período do 4º Ano da 27ª Legislatura, que aconteceu no dia 19 de março, os vereadores aprovaram em 2ª votação o Projeto de Lei nº 008/2024, do Legislativo, o qual declara de Utilidade Pública, em Irati, o Centro de Tradições Gaúchas Pousada de Tropeiro. Antes da votação do projeto, o proponente, vereador Jorge Luiz Zen, contou a história do CTG. 

HISTÓRIA DO CTG POUSADA DE TROPEIRO

 O “Centro de Tradições Gaúchas Pousada de Tropeiro” foi fundado em 1987 por ilustres cidadãos locais, incluindo Luiz Vanderlin, Osmar Glinski, Romeu Zanlorenzi e Willi Laars, tornando-se um dos primeiros e mais antigos CTGs em atividade na região. Desde então, desempenha um papel fundamental no fortalecimento e valorização da cultura gaúcha na comunidade, especialmente através da promoção e preservação das tradições crioulas. Além disso, tem como objetivo proporcionar felicidade aos simpatizantes e, de forma unida e colaborativa, contribuir para o desenvolvimento e prosperidade da região.

 Destaca-se que a atual diretoria, sob o patronato de Ivo Rosa e com o apoio de membros como Rafael Lima, Luiz, Jordani, Simon Rosa e Guilherme Rosa, empenhou-se na construção da sede oficial no CT Willi Laars. Essa iniciativa demonstra o compromisso da entidade em proporcionar um espaço adequado para a prática e promoção das atividades culturais gaúchas, bem como para a realização de eventos que beneficiam a comunidade local.

 Ao final da leitura do histórico, Jorge Zen ressaltou a importancia da declaração de Utilidade Pública para o “Centro de tradições Gaúchas Pousada de Tropeiro”. “É de suma importância, por reconhecer e legitimar o trabalho desenvolvido pela instituição ao longo dos anos em prol da cultura e comunidade iratiense”, afirmou.     

 A apresentação do histórico e do projeto podem ser vistos novamente, basta clica no ícone “Sessões Gravadas”. 


(Assessoria Câmara Municipal de Irati)