Câmara declara de Utilidade Pública a Liga Paranaense de Combate ao Câncer e denomina rua do Loteamento Tucholka
Na 15ª Sessão Ordinária do 1º Período do 4º Ano da 27ª Legislatura, que aconteceu no dia 21 de maio, os vereadores aprovaram em 2ª votação dois projetos do Legislativo. São eles: Projeto de Lei nº 017/2024, o qual declara de Utilidade Pública em Irati a “Liga Paranaense de Combate ao Câncer”; e o Projeto de Lei nº 018/2024, que denomina a Rua “03” do Loteamento Tucholka de Rua José Kanarski Neto.
O vereador Leomar Jacumasso, proponente do PL nº 017/2024, contou um pouco sobre o trabalho da Liga de Combate ao Câncer e destacou a importância da instituição para os portadores da doença.
LIGA PARANAENSE DE COMBATE AO CÂNCER
A unidade Erasto Gaertner, renomada instituição especializada em tratamento e pesquisa de câncer, desempenha um papel fundamental no combate a doença e na promoção da saúde da população iratiense. Seu compromisso com a excelência nos serviços prestados e o alcance de resultados significativos na luta contra o câncer a tornam digna de ser reconhecida como entidade de Utilidade Pública.
Em um contexto em que o câncer se destaca como um dos principais desafios para a saúde pública, a presença da unidade em Irati tem se mostrado imprescindível para garantir o acesso a tratamentos eficazes e abrangentes a todos os cidadãos do município. Seus profissionais altamente capacitados, modernas instalações e tecnologia de ponta são recursos fundamentais para o enfrentamento da doença.
O título de Utilidade Pública acarreta diversos benefícios como: acesso ampliado aos serviços oncológicos, desta forma, poderá obter mais recursos e subsídios, possibilitando expansão e melhoria dos serviços; incentivo à pesquisa e inovação, que possibilita parcerias com órgãos governamentais e privados para desenvolvimento de pesquisas clínicas e científicas; e fortalecimento da imagem do município, atestando o compromisso em apoiar iniciativas de cuidado com a saúde e bem-estar dos munícipes.
Na ocasião, a vereadora Teresinha Miranda Veres comentou sobre o projeto, destacando que participou nas tratativas para que a unidade se instalasse em Irati. O 1º Secretário, Alcides Cezar Pinto, parabenizou o vereador Leomar pelo projeto e comentou sobre os benefícios da declaração de Utilidade Pública.
O outro projeto aprovado em segunda votação, PL nº 018/2024, foi uma proposta da vereadora Teresinha Miranda Veres. A vereadora fez a leitura da biografia do Sr. José Kanarski Neto e cumprimentou Fernanda Kanarski, filha do homenageado, que estava presente na sessão.
HISTÓRIA DE JOSÉ KANARSKI NETO
José Kanarski Neto, nascido no interior de Prudentópolis, veio para Irati com 22 anos, com a esposa grávida. Em Irati, ele e a esposa foram contratados como chacreiros, exercendo também a função de verdureiros. Com o passar dos anos José virou operador de máquina (esteira), onde fez as ruas do bairro Loteamento Tucholka. Comprou um terreno no bairro e nos anos 2000 se mudou. José foi um bom esposo, pai trabalhador e honesto, querido por todos. Em janeiro de 2014 descobriu uma doença grave, o mais temido câncer, o melanoma de pele. Passou por cirurgia e, no início de 2015, descobriu que o câncer foi para a região da cabeça, onde não poderia fazer cirurgia. Começou o tratamento de radioterapia e em agosto o quadro se agravou. Em outubro de 2015 faleceu aos 44 anos.
A votação desses e de outros projetos pode ser vista novamente, basta clicar no ícone “Sessões Gravadas”.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)