Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara declara Padre Deonisio Mazur como Cidadão Honorário de Irati

Câmara declara Padre Deonisio Mazur como Cidadão Honorário de Irati

por Ana Moraes — publicado 05/07/2024 10h18, última modificação 05/07/2024 10h18
Câmara declara Padre Deonisio Mazur como Cidadão Honorário de Irati

Padre Deonísio recebendo Título de Cidadão Honorário


 Na terça-feira (02), a Câmara Municipal realizou a solenidade de entrega do Título de Cidadão Honorário ao Padre Deonisio Mazur. A honraria proposta, mediante o Projeto de Lei nº 016/2024, presta homenagem ao Senhor Deonisio pela atuação e trabalho realizado na comunidade iratiense. 

 O Presidente Interino da Câmara, Dr. João Henrique Duarte, conduziu a solenidade e, ao abrir os trabalhos da noite, explicou que os títulos de Cidadão Honorário ou Benemérito são homenagens prestadas pelo Poder Legislativo a cidadãos que se destacam na sociedade pelos relevantes serviços em prol da coletividade. “É uma grande honra para esta Casa Legislativa abrir suas portas para homenagear pessoas que, sem dúvida alguma, foram escolhidas por Deus para cumprir uma missão. O homenageado desta noite tem a capacidade de transformar vidas, incentivar pensamentos e ações positivas em pessoas de todas as idades”, destacou Dr. João. 

 Na cerimônia, o vereador proponente, Helio de Mello, contou um pouco sobre a trajetória do Padre. Segundo Helio, Deonisio iniciou os trabalhos pastorais na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Ivaí-PR. Trabalhou como pároco nas Paróquias Assunção de Nossa Senhora na cidade de Nova Ulm, na Alemanha, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Curitiba, Catedral Imaculada Conceição de Prudentópolis, e desde 2020 atua na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Irati. 

 O vereador também falou que o Título de Cidadão Honorário equivale a uma homenagem que simboliza uma adoção oficial. “A pessoa agraciada, neste caso nosso querido Padre Deonisio, passa a ser considerada um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da nossa terra natal”, afirmou. 

 Na ocasião, Padre Deonisio disse que estava se sentindo imensamente honrado e feliz por receber o Título de Cidadão Honorário da cidade de Irati, que para ele é muito querida e acolhedora. Conforme Deonisio, “foi uma grande surpresa e alegria ser contemplado por esta honraria. Agradeço ao vereador Hélio de Melo, à Câmara Municipal e aos vereadores que aprovaram o projeto. Também meu sincero agradecimento à comunidade ucraniana”.

 A Vice-Prefeita Ieda Waydzik esteve presente na solenidade e também deixou sua homenagem ao pároco. Para Ieda, o trabalho do Padre faz com que as pessoas voltem à vida, é ele quem incentiva, motiva e traz a esperança da vida eterna. “Padre, é uma alegria muito grande estar aqui com o senhor, saber da sua missão. Um menino humilde, do interior de Prudentópolis, que por sua determinação chegou aonde chegou. Deixo aqui o meu respeito, minha consideração e o nosso muito obrigado, em nome do prefeito Jorge Derbli, que não pôde estar presente”, finalizou. 

 No encerramento do evento, convidaram a Senhora Terezinha Mazur, irmã do pároco, para receber um buquê de flores como símbolo do respeito e consideração do poder Legislativo a toda a família e comunidade representada por ela. Familiares, amigos e fiéis da Paróquia Imaculado Coração de Maria também prestaram homenagem ao Padre, entoando canções cristãs na língua ucraniana. 

 A entrega do Título foi transmitida ao vivo, e pode ser acompanhada na íntegra através do ícone “Sessões Gravadas”.


(Assessoria Câmara Municipal de Irati)