Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara denomina rua do Loteamento Village Solaris de Rua Irene Patrzyk

Câmara denomina rua do Loteamento Village Solaris de Rua Irene Patrzyk

por Ana Moraes — publicado 13/06/2024 10h12, última modificação 13/06/2024 10h12
Câmara denomina rua do Loteamento Village Solaris de Rua Irene Patrzyk

Vereador Helio de Mello com familiares de Irene Patrzyk


 Na  18ª Sessão Ordinária do 1º Período do 4º Ano da 27ª Legislatura, que aconteceu no dia 11 de junho, os vereadores aprovaram em 2ª votação o Projeto de Lei nº 020/2024, do vereador Helio de Mello, que denomina a Rua “Sem Denominação”, do Loteamento Village Solaris, de Rua Irene Patrzyk. 

 Durante a sessão, Helio comentou que “o projeto, além de atender a necessidade da denominação de uma rua, presta homenagem à família, confirmando os serviços prestados e a importância que dona Irene teve, tanto para seu núcleo familiar quanto para a comunidade”. Helio também fez a leitura da biografia da homenageada e agradeceu a presença dos familiares e amigos presentes. O Presidente Interino, Dr. João Henrique Duarte, parabenizou Helio pela importante homenagem. 

BIOGRAFIA DE IRENE PATRZYK 

 Irene Patrzyk nasceu em 13 de abril de 1936, no Nhapindazal, filha de Valentin e Bernardina. Seu pai era comerciante de “secos e molhados’’, como era chamado o comércio da época, onde negociava nas Canisianas. Seu pai também possuía um salão de bailes, que alugava para eventos na comunidade, além de uma leiteria, onde Irene e seus irmãos trabalhavam.

 Com o passar do tempo, Irene decidiu buscar novos horizontes. Ela trabalhou em uma antiga fábrica de vidros em Irati antes de 1954 e, após esse ano, começou a trabalhar na Laminadora e Compensados Irati.

 Em 22 de setembro de 1956, Irene se casou com Bernardo Patrzyk. Inicialmente, foram morar na Colônia São Lorenzo, onde os pais de Bernardo residiam. Lá, continuaram as atividades agrícolas, cultivando milho, feijão, mandioca, além de se dedicarem à pecuária e leiteria.

 Irene e Bernardo tiveram 11 filhos, criando uma grande família. Irene se desdobrava entre as responsabilidades de ser mãe, cuidar da casa e trabalhar na roça. Em uma safra de batatas por volta de 1964, o casal teve uma colheita excepcional, o que lhes permitiu comprar a tão sonhada chácara, mais próxima da cidade.

 Na nova propriedade, começaram a se dedicar à hortifruticultura. Contudo, encontraram dificuldades para vender suas verduras. Foi então que, com o apoio da Emater e da Prefeitura, decidiram fundar a Feira do Produtor Iratiense. Irene foi uma das fundadoras e Bernardo, o primeiro presidente da feira.

 Mesmo após o falecimento de seu marido, Irene continuou participando ativamente da feira, vendendo seus produtos com dedicação até seu falecimento em nove de julho de 2009. Irene foi uma mulher determinada, que soube encontrar seu espaço em uma época em que os homens dominavam a maioria dos setores. 

 A apresentação do histórico e do projeto que homenageia Irene Patrzyk podem ser vistos novamente, basta clicar no ícone “Sessões Gravadas”. 


(Assessoria Câmara Municipal de Irati)