Câmara denomina rua na Vila São João e concede Título de Cidadão Honorário
Na 14ª Sessão Ordinária do 1º Período do 4º Ano da 27ª Legislatura, que aconteceu no dia 14 de maio, os vereadores aprovaram em 2ª votação dois projetos do Legislativo. São eles: Projeto de Lei nº 015/2024, que denomina a Rua “8” do Loteamento Aurora, no bairro Vila São João, de Rua Madalena Sembai Serenato; e o Projeto de Lei nº 016/2024, que concede o Título de Cidadão Honorário de Irati ao Senhor Deonisio Mazur.
O Presidente Interino, Dr. João Henrique Duarte, proponente do PL nº 015/2024, fez a leitura da biografia de dona Madalena. Na ocasião estavam presentes os familiares da homenageada, que foram cumprimentados por Dr. João.
Família de Dona Madalena, homenageada durante a Sessão (Foto: Ana Moraes)
BIOGRAFIA DE MADALENA SEMBAI SERENATO
Madalena Sembai Serenato nasceu em oito de setembro de 1942, em Mallet. É filha de Julia Sembay (costureira) e Basilio Sembay (agente de estação na Rede Ferroviária Federal - RFFSA). Casou-se com Pedro Paulo Serenato e teve três filhas, Adriana (falecida), Larissa Sembai Serenato e Viviane Serenato Spak, casada com José Adriano Prado Spak, e mãe de dois meninos.
Em meados dos anos 50, seu pai foi transferido para Teixeira Soares, onde assumiu a gerência da estação de trem. Teve uma infância e adolescência felizes ao lado de seus pais e suas duas irmãs, Alzira Sembai Choma e Claudia Sembai Baumel. Iniciou os estudos em Teixeira Soares e, posteriormente, foi para Irati fazer o então Curso Normal (magistério), na Escola Normal Nossa Senhora das Graças. Terminando os estudos, logo começou a ministrar aulas no antigo CEMIC. Após um período, lecionou também na Escola Municipal Francisco Vieira de Araújo, e se fixou no Grupo Escola Duque de Caxias, atualmente Colégio Estadual Cívico-Militar Duque de Caxias, onde se aposentou em 1988. Sempre alfabetizando crianças de seis a sete anos, contribuiu para a boa escrita e leitura de seus alunos, pensando num futuro melhor para eles, que fossem homens e mulheres de bem.
Madalena, mulher digna, honrada e honesta, prezava pela família e pela união familiar, era devota de Nossa Senhora Aparecida. Prestou relevantes serviços educacionais para a sociedade iratiense, aos estudantes, alfabetizando e instruindo inúmeros alunos, contribuindo para o bem social. Foi uma professora muito amiga de todos, cativava com sua alegria e simpatia. Os alunos se sentiam bem com a Professora Madalena. Viveu uma vida feliz, tranquila, rodeada pela família e amigos que fez ao longo de todos esses anos, que a chamavam carinhosamente de Mada ou Nena. Faleceu em 24 de julho de 2022.
O outro projeto aprovado em segunda votação, PL nº 016/2024, foi comentado pelo vereador proponente Helio de Mello, “tenho certeza que, em consideração à história de vida do padre Deonisio e pela importância de toda a comunidade ucraniana presente em nosso município, ele merece esta importante homenagem”. O vereador também contou um pouco da história de vida do pároco.
HISTÓRIA DO PADRE DEONISIO MAZUR
Deonisio, quando criança, morou em Prudentópolis. Nasceu na localidade de Eduardo Chaves e estudou numa escola do interior, assim como todos naquela época, uma escola multisseriada. Mais tarde, foi para a cidade de Prudentópolis. Sentindo o chamado para a vocação sacerdotal, foi morar no Seminário São José para estudar e ser padre. Estudou em Curitiba, foi ordenado padre e seu primeiro trabalho de pastoral foi na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no município de Ivaí.
Padre Deonisio também trabalhou na paróquia na cidade de Nova Ulm, na Alemanha. Depois veio para Curitiba e, desde 2020, está em Irati. Padre Deonisio se identifica com Irati e trabalha em diversas comunidades, como o Gonçalves Júnior, Linha B, Cerro da Ponte Alta, Pinhal Preto, Itapará, Água Mineral, Governador Ribas e outras cidades também.
A votação desses e de outros projetos pode ser vista novamente, basta clicar no ícone “Sessões Gravadas”.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)