Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara homenageia Darci Portela com nome de Rua no bairro Colina Nossa Senhora das Graças

por RAFAELLA publicado 26/09/2024 10h00, última modificação 26/09/2024 10h00

Familiares e amigos do homenageado acompanharam a aprovação do projeto

Na Sessão Ordinária do dia 24 de setembro foi aprovado por unanimidade de votos, em segunda votação, o Projeto de Lei do Legislativo nº 033/2024 de autoria do vereador Dr. João Henrique Sabag Duarte. A propositura denomina a Rua “Sem Denominação” no bairro Colina Nossa Senhora das Graças, de Rua Darci Portela.

Darci nasceu no dia 15 de outubro de 1935, no bairro Irati Velho, hoje Vila São João, filho de Franquelin Portela e Roberta Quintope. De família humilde teve seus primeiros contatos com máquinas ainda adolescente na Escola de Tratoristas e Fomento Agrícola, onde hoje está sediado o Centro Estadual Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva. Iniciou sua carreira profissional nesta Escola e, em pouco tempo, já dominava as máquinas. Casou-se na década de 50, com a Sra. Estephanina Gelnik Portela e morou por um período na Vila São João. Trabalhou no DER – Departamento de Estradas de Rodagem, nos Irmãos Pabis Ltda, no Tonico Coutro Ltda, na Café do Paraná e encerrou sua carreira como Tratorista na Madeireira Rebesco, onde se aposentou. Teve importância significativa no desenvolvimento de Irati e região, pois seu trabalho envolvia a abertura de estradas e áreas novas para a agricultura, fundamental para a economia do município. Era reconhecido por sua habilidade e responsabilidade com as atividades que envolviam a derrubada e enleiramento das árvores, deixando as áreas prontas para o plantio agrícola. Teve participação direta em diversas estradas do interior, como Itapará, Serro do Leão, Rio Corrente, Pinho de Cima, Pinho de Baixo, Apiaba, Água Quente, e também na estrada da PR 153 sentido São Mateus do Sul e na BR 277 sentido Guarapuava.

Portela, segundo familiares, também trabalhou no município de Lages em Santa Catarina, sendo que ele e mais um colega levaram duas máquinas (Moto Scraper), cada um com a sua, rodando de Irati até Lages, algo surreal nos dias de hoje. Para aqueles que estudaram no extinto Colégio São Vicente de Paula, e tiveram a oportunidade de jogar futebol no campo que lá existiu, a terraplanagem do campo e pista foi executada por Darci. No início da década de 60 adquiriu do Sr. Ladislau Delong um lote no Morro da Santa – Colina Nossa Senhora das Graças, onde ali permaneceu até seu último dia de vida. Constituiu um lar e uma família junto com sua esposa Estephanina. Um casal que se completava, com respeito e amor aos filhos, netos e bisnetos. O zelo e respeito pela família era o que imperava para o homenageado. Foi um homem sério, sábio e honrado, mas adorava uma boa piada, ao lado dele não tinha como não rir. Respeitava as pessoas que o rodeava, deixou saudades à família e aos amigos e é lembrado até hoje por sua honestidade, ética, respeito e amor. Darci faleceu no dia 19 de dezembro de 2022, aos 87 anos, em sua casa na Colina Nossa Senhora das Graças, e é lembrado por seus filhos, netos e bisnetos com muito carinho.

Em reconhecimento a vida exemplar de Darci Portela e às suas inúmeras contribuições para a cidade de Irati, o Legislativo aprova esta denominação, que é uma forma de eternizar a memória deste ilustre cidadão e de celebrar o legado de trabalho e valores deixados por eles, os quais permanecem vivos na comunidade.