Câmara homenageia o Centro Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva
No dia 17 de dezembro, os vereadores entregaram Moção de Aplausos ao Centro Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva em reconhecimento ao gesto de solidariedade e empatia demonstrado pelos integrantes do Colégio, que fabricaram camas de madeira de reflorestamento produzido em plantios, colheita e beneficiamento para doação às famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul no mês de abril e maio de 2024. De autoria dos vereadores Vera Maria Gabardo, Alcides Cezar Pinto, Helio de Mello e Teresinha Miranda Veres, a Moção foi aprovada por unanimidade de votos. A homenagem foi acompanhada por representantes do educandário e do Núcleo de Educação de Irati.
O Presidente Dr. João Henrique Sabag Duarte destacou que em nome do povo iratiense, a Câmara presta justo e reconhecimento à instituição homenageada, como forma de reconhecer o trabalho desenvolvido por alunos, professores e funcionários. “Enaltecemos os esforços de todos que se solidarizaram e se mobilizaram para garantir que a ajuda chegasse às famílias gaúchas atingidas pela maior tragédia climática já enfrentada pelo nosso estado irmão”.
Uma das proponentes da Moção, Vera Maria Gabardo, que também é funcionária do Colégio discorreu sobre a Moção. “O gesto de empatia e solidariedade demonstrado pelos integrantes do Centro Florestal de Educação, que produziram camas em madeira para doação às famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul foi realizado por estudantes do curso técnico em Florestas de 2° e 3° séries, estudantes do curso técnico em Agronegócio noturno, professores, coordenadores, funcionários e direção da UDP- Unidade Didático Produtiva. O projeto, em sua primeira etapa, produziu 50 camas com o estoque de madeira que havia na serraria do Colégio. A meta de produção era de 500 camas para doação”. Vera agradeceu a aprovação unânime dos vereadores e registrou o carinho que tem por este educandário. “Minha família inteira trabalhou neste Colégio, conheço cada centímetro deste espaço, tenho como se fosse a minha residência. No dia 23 de março de 2025 completarei 15 anos de trabalho no Colégio”, revelou.
A Diretora Geral, Professora Mariane Pierin Gemin, comentou que é uma satisfação pode falar publicamente sobre a trajetória do Centro Florestal de Educação. “O compromisso com a educação pública é feito com muito zelo, empenho e carinho. A produção das camas foi realizada com muito ensinamento em sala de aula, mas a ideia de ajudar o Rio Grande do Sul partiu dos nossos alunos, que também aprendem sobre cidadania, amor ao próximo e cuidado com o ser humano. Os estudantes do ensino médio nos deram uma grande lição este ato”, elogiou.
O Diretor da Fazenda, Igor Zampier, agradeceu o reconhecimento. “O Colégio Florestal tem 50 anos de tradição, o único e o primeiro na América Latina a formar técnicos em florestas. Só foi possível receber esta moção porque contamos com ajuda de alunos, professes e funcionários que dedicaram horas do tempo para atender a demanda do Rio Grande do Sul. Agradeço aos vereadores pela aprovação da homenagem e ao prefeito Jorge pelo apoio ao Colégio durante sua gestão”. O Diretor Pedagógico, José Augusto Schubalski, agradeceu o reconhecimento do trabalho que gira em torno da educação. “Buscamos a formação humanitária, pensando sempre no próximo, é isso que valorizamos no Colégio. E esta ação voltada ao Rio Grande envolveu toda a comunidade escolar, nós não somos uma ilha, trabalhamos juntos e precisamos uns dos outros”, destacou.
Os proponentes da Moção entregaram Certificado à Diretora do Colégio. Antes de encerrar a solenidade, o Presidente solicitou que em pé, publicamente, os Vereadores externassem a homenagem mediante aplausos em forma de reconhecimento. O Presidente reafirmou que a homenagem concedida pela Câmara reconhece o esforço e a dedicação com que todos atuaram na realização do trabalho solidário, que incentivou mais pessoas a contribuírem com a recuperação do estado do Rio Grande do Sul.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)