Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara homenageia Primo Campagnaro com nome de Rua no bairro Vila Nova

Câmara homenageia Primo Campagnaro com nome de Rua no bairro Vila Nova

por RAFAELLA publicado 05/09/2024 10h24, última modificação 05/09/2024 10h24

Na Sessão Ordinária do dia 03 de setembro foi aprovado por unanimidade de votos, em segunda votação, o Projeto de Lei do Legislativo nº 031/2024 de autoria do vereador Helio de Mello. A propositura denomina a Rua “Sem Denominação” no bairro Vila Nova de Rua Primo Campagnaro.

Primo Campagnaro, natural de Campo Largo, nasceu no dia 1º de janeiro de 1908, filho de Matheus Campagnaro e Santina Longato Campagnaro. Casou-se com Escolástica com quem teve 10 filhos. Mais tarde ficou viúvo e teve como companheira Verônica Dukievicz Campagnaro. Era agricultor, criava animais e como um bom descendente de italiano, na sua propriedade gostava de cultivar plantas e árvores frutíferas e tinha ao lado da sua casa uma área reservada para o cultivo de uvas, para produção de vinho artesanal, pois gostava de agradar as visitas e seus compadres com um delicioso vinho.

Campagnaro sempre muito prestativo, cedeu uma área de terra para abrigar a escola, onde na época os professores geralmente vinham de fora alfabetizar e ensinar as crianças e adultos. Muito católico, frequentava a igreja na comunidade do Rio do Couro, Capela São Sebastião. Mais tarde com a nuclearização das escolas rurais na escola Olavo Anselmo Santini no Rio do Couro em 1983, as crianças passaram a frequentar as aulas em uma escola centralizada. E, a “escolinha” de madeira, passou a ser usada pela comunidade para catequese, novenas e orações. Com a ajuda da comunidade, a antiga escolinha foi transformada em uma capela, e com o auxílio dos padres da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, missas começaram a ser celebradas no espaço. Anos depois, a escolinha foi demolida e a tão sonhada igreja foi construída. Todas as famílias se envolveram desde a demolição até a construção. Primo era devoto de São Francisco e no dia da inauguração da Igreja, foi realizada uma procissão com o santo padroeiro sendo conduzido da casa de seu Primo até a Capela. Foi um homem muito querido pela comunidade, mas acabou falecendo no dia 13 de janeiro de 1996. Deixou um grande legado à família e amigos.

A denominação de vias públicas com nomes de cidadãos ilustres é uma forma de preservar a memória daqueles que contribuíram de maneira significativa para o desenvolvimento e bem-estar da cidade. Portanto, em reconhecimento a vida exemplar do homenageado e às suas inúmeras contribuições para a cidade de Irati, o Legislativo aprova esta denominação, que é uma forma de eternizar a memória de Primo Campagnaro, celebrando sua trajetória de vida e seu impacto positivo na comunidade.