Câmara institui CTG Fazenda Neumann de Utilidade Pública
Na 8ª Sessão Ordinária do 1º Período do 4º Ano da 27ª Legislatura, que aconteceu no dia dois de abril, os vereadores aprovaram em 2ª votação o Projeto de Lei nº 009/2024, do Legislativo. Esse projeto institui de Utilidade Pública, em Irati, o Centro de Tradições Gaúchas Fazenda Neumann. Antes da votação, o proponente, vereador Jorge Luiz Zen, contou um pouco da história do CTG.
HISTÓRIA DO CTG FAZENDA NEUMANN
O CTG Fazenda Neumann foi fundado em 2002, e teve como primeiro patrão o senhor Carlito Neumann que, posteriormente, foi sucedido pelo seu filho Eliton Neumann, atual patrão do CTG. A instituição tem sido incansável na promoção e preservação da cultura gaúcha em Irati e região. Sua missão de incentivar a cultura, recreação e tradições do Rio Grande do Sul, bem como propagar o tradicionalismo e incentivar a celebração das datas comemorativas gaúchas, vitais para manter vivas as raízes culturais e de identidade regional.
Além disso, o CTG desempenha um papel fundamental na promoção da coesão social e na integração comunitária, proporcionando um espaço onde os cidadãos podem se reunir, participar de eventos culturais e fortalecer os laços de solidariedade e amizade.
Ao final da leitura do histórico, Jorge Zen ressaltou a importância da declaração de Utilidade Pública para o Centro de Tradições. Para ele, essa medida garante que o CTG tenha acesso a recursos e apoio necessários para continuar suas atividades culturais e comunitárias em benefício de todos os cidadãos do município. Jorge também destacou que “a declaração de utilidade pública é um passo importante para garantir a preservação e promoção contínua das tradições culturais gaúchas em nosso município”, afirmou.
A apresentação do histórico e do projeto podem ser vistos novamente, basta clicar no ícone “Sessões Gravadas”.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)