Câmara recomenda ao Executivo ações de segurança às Escolas Municipais e CMEIs
Durante a 9ª Sessão Ordinária do 1º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura realizada no dia 11 de abril, os vereadores apresentaram dez indicações ao Executivo. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos. Somente neste ano, já foram apresentadas pelos parlamentares 116 indicações e 13 requerimentos.
JOSÉ RONALDO FERREIRA
O Presidente José Ronaldo Ferreira sugeriu a implantação de um redutor de velocidade na Rua Bahia, próximo ao nº 145-D, no bairro Vila São João, visando oferecer maior segurança aos moradores e para quem transita pelo local.
LEOMAR JACUMASSO
Leomar Jacumasso solicitou a realização de pavimentação asfáltica na estrada que faz ligação entre o Clube de Gonçalves Junior até a Igreja Luterana, a qual dá acesso à Linha São José, melhorando as condições de quem transita e reside nas proximidades.
VERA GABARDO
A 2ª Secretária Vera Maria Gabardo indicou a construção de área de lazer no bairro Vila Raquel, com parquinho infantil e campo de futebol, a fim de proporcionar momentos de descontração e socialização para os moradores, especialmente às crianças e adolescentes. Também sugeriu a elevação dos muros na Escola Municipal Francisco Vieira de Araújo, a fim de garantir maior segurança a todos os alunos, professores e funcionários da referida instituição de ensino.
TERESINHA MIRANDA VERES
Teresinha Miranda Veres sugeriu a realização de pavimentação asfáltica na Rua Miguel Kurasz, no bairro Rio Bonito, onde, devido à falta da melhoria, os moradores têm encontrado dificuldades de acesso e trafegabilidade com segurança. Também recomendou a implantação de um redutor de velocidade na Rua Pedro Choma, no Loteamento Alto da Glória I, em frente ao CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, a fim de garantir maior segurança aos usuários da referida via e proximidades.
ALCIDES CEZAR PINTO
O 1º Secretário Alcides Cezar solicitou o envio de ofício à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania solicitando a elaboração de medidas urgentes de segurança para as Escolas Municipais e CMEIs do município de Irati. “Não há no Brasil nenhum plano de política nacional para prevenir que as escolas sejam vítimas de ataques, como o que ocorreu na cidade de Blumenau no dia 5 de abril. Outro problema que assola as escolas são os assaltos, furtos e arrombamentos. É sabido que não existe um método perfeito ou infalível para evitar ações criminosas, mas existem algumas medidas e providências que o município pode adotar para dificultar ou impedir estas ações. Assim recomenda-se algumas medidas: *Portão com controle de acesso; *responsável que garanta segurança na entrada e saída das aulas; *sistema de monitoramento 24 horas; *rondas mais frequentes da Polícia Militar; *aumentar a altura do muro das escolas”, alertou.
O vereador também sugeriu a revitalização da Praça Eduardo Letchacoski no bairro Rio Bonito, em frente à 2ª Igreja Quadrangular de Irati; a manutenção nas estradas da comunidade de Cadeadinho Cachoeira, principalmente, próximo a residência do Sr. Antônio Slota; e melhorias na Escola Municipal Tancredo Martins. “A equipe da Escola solicita a finalização da obra de cobertura da quadra de esportes, que está parada há cerca de dois anos, a pintura da instituição, construção de muros altos e escoamento de águas pluviais”, pediu.
As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)