Câmara requer informações sobre a empresa responsável pelo transporte público de Irati
Durante a 20ª Sessão Ordinária do 2º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura realizada no dia 12 de dezembro, os vereadores apresentaram seis indicações e um requerimento ao Executivo. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos. Em 2023, foram apresentadas pelos parlamentares até o momento 366 indicações e 30 requerimentos.
LEOMAR JACUMASSO
O vereador Leomar Jacumasso apresentou indicação sugerindo a instalação de um ponto de ônibus em frente à Escola Municipal José Siqueira Rosas, no bairro Fernando Gomes. “O pedido é uma solicitação de professores, funcionários e pais de alunos da referida instituição de ensino e tem por objetivo oferecer proteção contra a ação do tempo e proporcionar segurança e comodidade, especialmente aos estudantes que aguardam a passagem do transporte”, alertou.
VERA GABARDO
A 2ª Secretária Vera Maria Gabardo solicitou serviço de cascalhamento na Rua São Valentim, localizada ao lado esquerdo do Cemitério do Riozinho, onde a falta de manutenção tem causado dificuldades de acesso.
TERESINHA MIRANDA VERES
A vereadora Teresinha Miranda Veres sugeriu a realização de estudos para implantação de uma travessia elevada na Alameda Vergílio Moreira, próximo à Escola Municipal Francisco Vieira, a fim de tornar mais seguro o trânsito no local. Também solicitou a identificação com o nome das ruas nas placas de instaladas no Residencial Prof. Lico em Engenheiro Gutiérrez, pois apesar de já fazer cinco meses da inauguração do residencial, existe apenas a estrutura física das placas, sem o nome colocado em cada uma delas. Por fim, a vereadora pediu que sejam colocados os braços em quatro postes de iluminação instalados na Rua Costa Rica, que dá acesso ao Residencial Prof. Lico, os quais ficam no início da Rua Costa Rica no lado de cima, quando a mesma chega na BR-153. “O pedido se justifica, pois o local onde existem esses postes sem os braços, fica completamente escuro, sendo propício para assaltos e demais crimes que possam ocorrer, em virtude de ser um ao lado do outro, tornando a escuridão no local completa”, justificou a parlamentar.
ALCIDES CEZAR PINTO
O 1º Secretário Alcides Cezar Pinto apresentou requerimento solicitando informações acerca da empresa responsável pelo transporte público de Irati. “Qual o formato da atual contratação com a empresa responsável pelo transporte público de Irati? Quais as condições, e principalmente, qual o prazo de vigência? - Sabe-se que é dever do ente público não só contratar o serviço, mas também fiscalizar a sua execução. Em relação a empresa prestadora do serviço de transporte público de Irati, esta tem cumprido todos as suas obrigações? Desde as suas obrigações trabalhistas até as diretamente ligadas ao serviço contratado, horários de itinerário, frota mínima, qualidade de frota e etc? - Caso a Prefeitura reconheça que existem falhas na atual prestação do serviço de transporte público, sejam contratuais, sejam de execução, quais as medidas que estão sendo tomadas para consertá-las?”.
HELIO DE MELLO
O vereador Helio de Mello sugeriu a regularização, através de doação, dos imóveis que pertencem ao Estado onde atualmente funcionam escolas municipais, assim como do imóvel onde funcionava a antiga Fecli, tendo em vista que, em contrapartida, o município adquiriu um imóvel com área de mais de 30 alqueires com benfeitorias, o qual foi repassado à Universidade.
As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)