Câmara sedia lançamento do Programa Família Acolhedora
Neste mês de julho, o município de Irati passou a integrar o Programa Família Acolhedora, um sistema voltado para crianças e adolescentes afastados da família por medida de proteção e abrigados, provisoriamente, em residências de famílias acolhedoras previamente cadastradas. O lançamento oficial do Programa ocorreu na tarde desta quinta-feira (18), na Câmara, na presença do Presidente Nei Cabral e dos vereadores José Bodnar e Helio de Mello. O evento integra a programação oficial dos 112 anos de Irati.
No período da manhã, representando a Câmara, o vereador e 1º Secretário José Bodnar, acompanhou a Capacitação do Programa, com a participação dos profissionais da rede de atendimento à criança e adolescente do município. Quem conduziu o evento, foi a palestrante Jane Valente – Autora do Livro Família Acolhedora: “as relações de cuidado e de proteção no Serviço de Acolhimento”.
Para Bodnar foi uma palestra enriquecedora, de extrema importância para os profissionais da área. “A administração, em especial a Secretária Municipal de Assistência Social - Sybil Dietrich, está de parabéns por este importante projeto que visa o bem-estar de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social. Um grande presente para Irati, um programa que vai oferecer atendimento personalizado e humanizado ao acolhido, minimizando os danos causados pelo afastamento temporário da família de origem”, elogiou.
Durante o lançamento do Programa na Câmara, o Presidente Nei Cabral parabenizou todos os envolvidos nesta grande conquista para Irati. “Tivemos a honra de aprovar, por unanimidade de votos, no ano passado o projeto que instituiu o serviço de acolhimento em família acolhedora no município. E hoje, nos 112 anos da nossa querida Irati, estamos tentando a honra de sediar o lançamento deste admirável Programa, que visa o desenvolvimento saudável, a formação da identidade da criança e adolescente, e sua constituição como sujeito e cidadão”, declarou Cabral colocando a Câmara a disposição da secretária de assistência social.
Conforme a Secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, “o principal objetivo é fortalecer o atendimento da rede em Irati, realizando um acolhimento responsável e em condições favoráveis, uma vez que o foco direto é o retorno desses acolhidos para a família de origem, a qual terá possibilidades de crescimento, deixando assim de estar em estado de vulnerabilidade social”.
O Programa dispõe de uma equipe técnica formada de assistente social, psicólogo e pedagoga que irá fazer a seleção, habilitação e acompanhamento das famílias que acolherem crianças e adolescentes. Esta equipe técnica tem um limite previsto de 15 famílias para acompanhamento, as quais irão receber do município um subsídio financeiro no valor de um salário mínimo por criança ou adolescente e, em casos de crianças e adolescentes com deficiência ou com demanda especificas de saúde, o valor do subsídio pode ser ampliado para um terço do montante.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)