Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara solicita abertura de poços artesianos nas comunidades do interior

Câmara solicita abertura de poços artesianos nas comunidades do interior

por RAFAELLA publicado 20/05/2020 13h12, última modificação 20/05/2020 13h12
Segundo os vereadores, as famílias do interior vêm sofrendo com falta de água, especialmente este ano que o Paraná enfrenta a pior estiagem já registrada
Câmara solicita abertura de poços artesianos nas comunidades do interior

As indicações foram aprovadas por unanimidade de votos

   Durante a Sessão Ordinária do dia 19 de maio, os vereadores apresentaram três indicações ao Executivo, que foram bastante comentadas e elogiadas pelos parlamentares. As solicitações foram aprovadas por unanimidade de votos.

   O vereador e líder do prefeito, Marcelo Rodrigues apresentou indicação sugerindo a realização de abertura de um poço artesiano na localidade de Água Clara. A solicitação, conforme ele, beneficiará moradores de Água Clara e Taquari, impactando na qualidade de vida de ambas as comunidades citadas, atendendo os anseios da população.

   A referida indicação foi muito elogiada pelos vereadores e recebeu comentários a respeito da necessidade de poços artesianos em diversas comunidades do interior devido à dificuldade dos moradores que sofrem com falta de água, especialmente este ano que o Paraná vem enfrentando a pior estiagem já registrada. O vereador Helio de Mello sugeriu ainda que assim como a comunidade de Arroio Grande que já teve um poço perfurado, e as comunidades do Taquari e Água Clara conforme pediu Marcelo, as localidades de Faxinal dos Mellos, Cachoeira do Palmital, Cadeado Grande, Cadeado Santana e Pinheiro Machado também sejam atendidas. “Porque não perfurar poços artesianos também nestas comunidades? A ideia neste primeiro momento é não fazer a rede de distribuição, faz o poço e instala caixas de cinco mil litros de água e quem necessita vai buscar”, sugeriu.

   O 1º Secretário José Bodnar também apresentou indicação sugerindo a elaboração de um plano de Recuperação Fiscal de dívidas dos contribuintes de Irati – REFIS. O pedido se justifica pelo fato de que os munícipes estão atravessando um período de dificuldades financeiras devido a pandemia do coronavírus. “Nesse passo, o Senado Federal, no dia 24 de março de 2020, aprovou a abertura de uma renegociação de dívidas para empresas e pessoas físicas terem alívio financeiro nos meses mais agudos da pandemia. Assim, entendemos ser possível o REFIS embasado no § 10, do artigo 73, da Lei n. 9.504/97, o qual  apresenta regra que veda a concessão de benefícios durante o ano eleitoral, mas também prevê exceção como no caso de calamidade pública, sendo assim possível a elaboração pelos entes federativos de Programas de Recuperação Fiscal”, destacou.

   Já o Presidente Nei Cabral solicitou que seja enviado um convite ao Secretário Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, convidando o mesmo a fazer uso da Tribuna Popular e discorrer sobre o relatório de Gestão de Obras Públicas encaminhado a esta Casa de Leis. Roni Surek elogiou a indicação do Presidente, enaltecendo também o trabalho do Secretário Adriano Batista, estendendo ainda os parabéns ao Secretário de Planejamento, João Almeida Júnior. O vereador Edson Luís Elias sugeriu ainda que este convite feito ao Secretário de Arquitetura seja estendido também aos demais secretários para que todos possam explanar sobre suas pastas. Nei reafirmou a importância da participação do Adriano na Tribuna para que a população tenha acesso ao trabalho realizado pela pasta e ao relatório de Gestão de Obras do Município.

   As indicações foram encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)