Câmara solicita ao Executivo estudos para repasse de subvenção à Comunidade Bethânia de Irati
Durante a Sessão Ordinária realizada no dia 16 de abril, os vereadores apresentaram, e aprovaram nove indicações e um requerimento ao Executivo. No Expediente, os parlamentares explanaram sobre a importância das solicitações, oriundas da própria população, que através de seus representantes, busca melhorias para suas comunidades.
O vereador Rogério Luís Kuhn sugeriu a realização de melhorias, se possível pavimentação asfáltica, na Rua José Parpeleon (localizada nos fundos do Supermercado Ivasko da Dona Noca). Conforme ele, o pedido se justifica pelo fato de que esta rua se encontra em condições precárias de trafegabilidade, tendo em vista, o grande número de caminhões de carga e descarga que ali transitam e acabam danificando a via.
O Presidente Nei Cabral solicitou o envio de ofício ao Departamento de Estradas de Rodagem - DER, sugerindo esforços para recuperação da PR 364, que liga Irati ao Distrito de Guamirim. Segundo Cabral, as condições precárias, em que se encontram diversos trechos da referida via, têm sido motivo de preocupação e riscos para quem transita pelo local.
Marcelo Rodrigues recomendou a viabilização de recursos para implantação dos projetos “Meu campinho” e “Academia ao ar livre” no espaço disponível no terreno onde se localiza o Centro Comunitário de Engenheiro Gutierrez. “O objetivo dos projetos, que possuem cunho social e esportivo, é proporcionar esporte e lazer para as famílias que residem na região”, declarou o vereador que solicitou também serviços de manutenção com cascalhamento na Rua São José, no bairro Riozinho.
Roni Surek requereu estudos e planejamento para que a coleta de lixo na área central ocorra diariamente após o horário de fechamento do comércio, ou seja, após às 18h30 de segunda a sexta e após às 16h aos sábados, a fim de evitar a exposição e o acúmulo de sujeira nas ruas centrais, o que vem originando transtornos e reclamação de moradores e visitantes. Também indicou serviços de melhorias na estrada do Caratuva (atrás da Capela Santa Paulina que dá acesso à BR). Já o vereador Nivaldo Bartoski, junto com Roni, sugeriu que seja refeita, com urgência, a ponte na comunidade do Taquari, sentido Campo Velho, em frente à residência do Sr. Júlio Novakoski.
O 1º Secretário, José Bodnar apresentou indicação sugerindo a instalação de uma “Academia da Terceira Idade” no Bairro Stroparo, nas proximidades da Capela São Francisco de Assis ou em outro local do Bairro a ser designado pelo Executivo. Conforme ele, o pedido se justifica pelas várias solicitações feitas pelos moradores da localidade, considerando que além da questão de saúde pública, o espaço serviria também de entretenimento da população.
A Mesa Diretora da Casa, vereadores Nei Cabral, José Bodnar, Wilson Karas e Alberto Schereda, sugeriu que sejam realizados estudos para repasse de subvenção à Comunidade Bethânia de Irati, entidade sem fins lucrativos, que trabalha com dependentes químicos, além de outras formas de dependências. “A entidade foi fundada em 25 de novembro de 2012 e abriga atualmente 20 pacientes. Sendo assim solicitamos que, na forma de subvenção, sejam destinados recursos, no valor de até R$ 80.000,00 para utilização da Comunidade, de modo a oferecer melhores condições de atendimento no transporte, alimentação, despesas de luz e outras despesas dos acolhidos. Para tanto a Comunidade apresentará um plano de trabalho da aplicação dos recursos e prestação de contas dos valores recebidos”, afirmaram os membros da Mesa Diretora.
Por fim, o Presidente Nei Cabral também apresentou requerimento ao Executivo solicitando informações sobre os resultados da ação denominada “Dia D de Combate à Dengue” realizada pela administração no dia 10 de abril. Nei buscou saber o número de funcionários que participaram; se houve cooperação da iniciativa privada; quais foram os parceiros; quantos e quais bairros foram visitados; onde foram detectados os maiores números de focos e qual a destinação dada ao material recolhido durante a ação?
Todos as solicitações foram encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as medidas cabíveis referente as indicações e responder o pedido de informações no prazo legal.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)