Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Capela Mortuária da Vila São João recebe o nome do Vereador José Ronaldo Ferreira

por RAFAELLA publicado 20/09/2024 09h54, última modificação 20/09/2024 09h54

Capela Mortuária da Vila São João

Na Sessão Ordinária do dia 17 de setembro foi aprovado por unanimidade de votos, em segunda votação, o Projeto de Lei do Legislativo nº 032/2024 de autoria do vereador Helio de Mello. A propositura denomina a capela mortuária do bairro Vila São João de “Capela Mortuária Vereador José Ronaldo Ferreira”. Os vereadores elogiaram a propositura relembrando momentos e a trajetória do saudoso parlamentar (in memoriam) na Casa de Leis e na comunidade.

José Ronaldo Ferreira, Ronaldão do Povo, como era popularmente conhecido, natural de Inácio Martins, nasceu no dia 12 de julho de 1970, filho de Pedro de Almeida Ferreira e de Vitoria Lopes Ferreira. Casou-se com Joana Rech Ferreira no dia 9 de outubro de 1991, com quem teve uma filha, Marília Ferreira e um neto chamado Matias. Prestou serviço militar entre 1989 e 1991. Além de vereador, Ronaldo também tinha como ocupação a agropecuária. Um homem simples, humilde, honesto, brincalhão, trabalhador e de muita fé. Segundo familiares, foi um bom esposo, pai e avô. Gostava muito de brincar com seu neto Matias e estava sempre atento com a educação da filha e do neto. Acordava sempre nas primeiras horas da manhã para carregar o gado com a sua camionete boiadeira que tanto gostava. Também era apaixonado pelo tradicionalismo gaúcho, cuja cultura fazia parte do seu dia a dia. O símbolo do chapéu sempre se fez presente na vida do Ronaldão, pois para ele era sinônimo de respeito e orgulho, cultivar a tradição que ele tanto amava.

Um cidadão sempre voltado aos interesses coletivos. Iniciou sua trajetória política no ano de 2005, quando foi eleito vereador pela primeira vez (Gestão 2005-2008) com 875 votos. Com um trabalho reconhecido pela comunidade, foi reeleito vereador na Gestão 2009-2012 com 1.133 votos. No ano de 2014, foi candidato a Deputado Estadual e obteve 16.332 votos, proclamado eleito como suplente de Deputado Estadual do Paraná. No ano de 2016, foi candidato a prefeito de Irati, recebendo um total de 2.384 votos, não obtendo êxito. Foi eleito vereador pela terceira vez no atual mandato 2021-2024 com 707 votos, quando se comprometeu, com registro em cartório a doar 50% do subsídio recebido como vereador. Nesta gestão também se tornou Presidente da Mesa Diretora – biênio 2023/2024. Como Presidente, vinha trabalhando com ética, respeito, comprometimento, transparência e humildade. No ano de 2022, durante o mandato como vereador, Ronaldo também foi candidato a Deputado Estadual pelo PSDB, mas não foi eleito apesar da expressiva votação alcançada de 9.812 votos. Em sua vida pública, foi autor de inúmeros Projetos de Lei importantes para o município, desenvolvendo um trabalho justo e garantindo que comunidade fosse ouvida. Além disso, partilhava mensalmente 50% do seu subsídio com diversas instituições de caridade do município, promessa feita na campanha de 2020.

No decorrer da vida pública procurou desenvolver um trabalho junto à comunidade com o intuito de melhorar a vida dos munícipes, porém, desde 2016, vinha lutando contra um câncer, e já havia feito diversos tratamentos e cirurgias. Em novembro de 2023, Ronaldo acabou pedindo afastamento da sua função de Presidente da Câmara para tratamento de saúde e, na última sessão que participou, pediu aos vereadores que assumissem o compromisso de representar o Legislativo durante a sua ausência. No dia 30 de julho, acabou falecendo, em decorrência da doença, deixando um grande legado a esta Casa de Leis, a cidade de Irati e em especial à Vila São João, onde residia.

Conforme os Vereadores, colegas de mandato, Ronaldo foi um grande parlamentar de personalidade única, de coração puro e generoso. Fez da generosidade o seu propósito de vida. Partiu cumprindo sua missão com muito amor, mesmo que debilitado, ainda nos últimos dias de vida. Sem dúvidas a sua bondade marcou a vida de muitas pessoas que cruzaram seu caminho. Seu exemplo de força, valentia e fé será sempre referência e inspiração para todos.

A denominação de espaços e vias públicas com nomes de cidadãos é uma forma de preservar a memória daqueles que contribuíram de maneira significativa para o desenvolvimento e bem-estar da cidade. Portanto, em reconhecimento a vida exemplar do Ronaldão e às suas inúmeras contribuições para a cidade de Irati, o Legislativo aprova esta denominação, que é uma forma de eternizar a memória deste ilustre parlamentar, que tanto fez pelas pessoas e pelo município.