Comandante da 8ª CIPM discorre sobre segurança pública e trabalhos desempenhados pela Polícia Militar em Irati e região
Atendendo um convite do Legislativo, o Comandante da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar, Capitão Henrique de Sá Ribas, discorreu sobre segurança pública e trabalhos desempenhados pela Corporação em Irati e região. O Presidente agradeceu os esclarecimentos, reiterando que a Casa de Leis está à disposição da Polícia para trabalhar junto pela segurança pública do município.
Segundo o Comandante, atualmente a Polícia Militar do Paraná conta com 15.989 homens e mulheres. “São 11,4 milhões de pessoas no Estado, ou seja, na nossa proporção temos um policial para cada 711 habitantes. Temos seis grandes comandos, o nosso é o 4º Comando Regional. Na 8ª CIPM, atendemos 10 municípios, uma média de 190 mil habitantes e o nosso efetivo conta com 166 policiais. No primeiro semestre deste ano, os policiais lavraram um total de 2.265 boletins de ocorrência das mais variadas naturezas criminais ou assistenciais. Destes 166 geraram auto de prisão em flagrante e delito; foram 72 termos circunstanciados e 3.965 ligações no 190 (telefone de emergência)”, relatou. Sobre as apreensões de drogas se comparado com o 1° semestre de 2023, houve aumento de 80% das prisões relativas a tráfico e 30% nas prisões de usuários de entorpecentes. “Tivemos a apreensão de quatro toneladas de maconha, um quilo de craque e 400 gramas de cocaína”. Em relação as armas, conforme Henrique, foram quatro armas apreendidas, e 10 armas de fogo. “As apreensões vem ocorrendo devido ao aumento das abordagens dos policiais”. Sobre os furtos, houve uma redução de 20% deles, “no primeiro semestre de 2023 tivemos 260 furtos, já no primeiro semestre de 2024 foram registrados 209. Também houve uma redução de 45% no número de roubos, em 2023 foram 29 e neste ano caiu para 16. Tivemos também cinco veículos recuperados em 2023 e nove em 2024”.
O Capitão informou ainda que na metade do ano passado, foi instituído na 8ª Cia o Programa ROCAM, uma iniciativa que visa prevenir crimes com motocicletas, trazendo agilidade nos atendimentos. Também foi intensificado o patrulhamento rural, sendo que no começo deste ano foram instaladas 20 placas no interior e 120 visitas às residências foram realizadas. “Também realizamos nos finais de semana uma Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), com o apoio de outros órgãos, atuando pontualmente em diversos estabelecimentos”, contou.
De acordo com o Comandante, um dos casos que lhe causou espanto quando chegou em Irati, foi o grande número de situações envolvendo mulheres. “A corporação pensando em combater este tipo de delito, instituiu vários programas e capacitou policiais para prestar um atendimento melhor às mulheres. Estamos, inclusive, realizando visitas preventivas às mulheres que já tiveram desacertos com os seus maridos e namorados, com o intuito de prevenir situações de violência”.
Henrique ainda relatou que blitz de trânsito estão sendo realizadas semanalmente em pontos estratégicos. “No Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), temos aproximadamente 56 câmeras que facilitam a nossa fiscalização, enalteço também a empresa Inviolável que forneceu um link para que possamos ter acesso as câmeras. Esperamos que o município consiga instalar mais câmeras para que possamos agir de maneira integrada”, destacou o Capitão enfatizando o slogan “Polícia Militar do Paraná: nós fazemos a diferença”. “É uma satisfação estar no comando da cidade de Irati, estou completando um ano a frente da instituição, e me coloco a disposição desta Casa de Leis para repassar informações e estatísticas referentes a segurança sempre que necessário”.
O Presidente agradeceu a presença do Capitão Sá Ribas, que trouxe importantíssimos esclarecimentos a respeito do relevante serviço prestado pela polícia militar, na área da segurança pública, no município e região.
(Acompanhe a explanação na íntegra no ícone Sessões Gravadas)
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)