Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Cônsul do Peru no Paraná visita a Câmara de Vereadores

Cônsul do Peru no Paraná visita a Câmara de Vereadores

por RAFAELLA publicado 07/02/2020 16h45, última modificação 07/02/2020 16h45
Cônsul do Peru no Paraná visita a Câmara de Vereadores

Cônsul e Vereadores no gabinete do Presidente Nei

Na tarde desta sexta-feira (07), o Presidente Nei Cabral e os vereadores Marcelo Rodrigues, Rogério Luís Kuhn e Roni Surek receberam a visita do Cônsul do Peru no Paraná, Luiz Henrique Sossella Costa Lima. Em visita diplomática, o Cônsul esteve na parte da manhã na Prefeitura, onde foi recebido pelo prefeito Jorge Derbli, com quem realizou um tour pela cidade. Na Câmara, Luiz Henrique fez uma breve apresentação do Consulado, falou sobre a importância do intercâmbio cultural, sobre o ‘Acordo Mercosul’ que oportuniza a livre circulação de pessoas e serviços e a regularização dos cidadãos peruanos que vivem no Brasil.

O vereador Rogério Luís Kuhn aproveitou a oportunidade para citar os cidadãos que vem de outros países da América do Sul com a prática de malabares e a dificuldade das autoridades locais em combater esta situação. O Cônsul orientou quais os procedimentos a serem tomados nestes casos para que a situação seja regularizada. Luiz Henrique contou ainda que existem grandes nomes peruanos, que vem se destacando no Brasil, através da arte e da cultura. “Mas, caso existam peruanos ilegais na cidade, entrem em contato com o Consulado, pois temos como objetivo legalizá-los da melhor forma possível”.

Os vereadores buscaram saber mais sobre o trabalho no Consulado, além de abordarem também a questão turística no Paraná. O cônsul destacou a necessidade de cooperação entre os países na divulgação do turismo, no auxílio da convivência e na garantia de qualidade de vida para peruanos e brasileiros.

Em nome do Legislativo, o Presidente Nei Cabral agradeceu a visita do Cônsul colocando a Casa de Leis a disposição para futuras parcerias e apoios. Na sequência, Luiz Henrique seguiu para Rio Azul, participar da Fest In Rio, onde será jurado na escolha da Miss Rio Azul.