Corpo de Bombeiros de Irati arrecada mais de 250 toneladas de donativos em Campanha SOS RS
Na 16ª Sessão Ordinária do 1º Período do 4º Ano da 27ª Legislatura, que ocorreu ontem (28), o Comandante do 10º Subgrupamento de Bombeiros Independente, Major Jorge Augusto Ramos e a Capitã Carla Spak Sobol, utilizaram a Tribuna Popular, a convite do vereador Helio de Mello, para falar sobre a arrecadação de donativos ao Rio Grande Sul. Conforme o Major e a Capitã, somente em Irati, durante a “Campanha SOS RS”, do Governo do Estado do Paraná, foram arrecadados aproximadamente 267 toneladas de alimentos, roupas, e materiais de higiene e limpeza.
O Major e a Capitã detalharam os dados sobre os donativos, sendo ao todo cerca de 118 toneladas de alimentos e água, 17 toneladas de ração animal e aproximadamente 150 toneladas de material de limpeza, higiene e roupas. Considerando somente o que chegou ao Quartel de Bombeiros de Irati, sem contar as campanhas paralelas. Segundo Major Ramos, os donativos chegaram a 10 municípios gaúchos, sendo eles: São Leopoldo, Santa Cruz do Sul, Triunfo, Estrela, São Sebastião do Caí, Teutônia, Esteio, Gravataí, Lageado e Porto Alegre.
A Campanha teve duração de 20 dias, do dia dois ao dia 22 de maio. De acordo com o Major, “no primeiro dia já percebemos que a campanha não era das autoridades. Houve um engajamento muito grande da população”. Capitã Spak afirmou que outros municípios da região de Irati também contribuíram para a Campanha em prol do Rio Grande do Sul. “São Mateus do Sul destinou 107 toneladas de donativo, União da Vitória 80 toneladas e Prudentópolis 50 toneladas”, especificou.
Foram afetados 471 municípios dos 497 do Estado do Rio Grande do Sul, até hoje (29), sendo este um dos maiores desastres naturais ocorridos no Brasil. Para Major Ramos os donativos chegaram no momento que a população gaúcha mais precisavam. “Primeiro evitamos que morressem de sede, depois que tivessem problemas de saúde causados pela fome. Isso não é solidariedade, isso é caridade e caridade é amor. Fizemos uma grande demonstração de amor para com o RS”, afirmou.
Na Tribuna o Major Jorge Ramos (Foto: Ana Moraes
Major Jorge Ramos também apontou o papel dos vereadores na prevenção e preparação para os cenários vulneráveis. Para ele, “com a tragédia no RS tivemos um alerta para termos atenção com o nosso município, para que se acontecer um evento desse estejamos preparados”.
A Capitã Carla agradeceu da menor a maior doação, a todos que ajudaram como voluntários, sendo mais de 200 pessoas, aos empresários que auxiliaram na destinação, aos bombeiros e “a todas as mãos que passaram até a chegada dos donativos do Quartel de Irati ao RS”, finalizou.
Capitã Carla Spak Sobol (Foto: Ana Moraes)
Mesmo que a Campanha oficial do Governo do Paraná tenha acabado, o Estado do Rio Grande do Sul, através da Defesa Civil, instituiu uma campanha permanente para arrecadação financeira e de donativos. Para mais informações acesse: https://defesacivil.rs.gov.br/como-fazer-doacoes-para-vitimas-das-enchentes.
A explanação do Major Ramos e da Capitã Carla pode ser acompanhada na íntegra através do ícone “Sessões Gravadas”.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)