Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / CRAS do bairro Jardim Planalto recebe nome de Assistente Social vítima da Covid-19

por RAFAELLA publicado 11/08/2021 15h16, última modificação 11/08/2021 15h16
“Rafaela Letícia de Souza (in memoriam) trabalhava na defesa de garantia dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social e esteve, desde o início da pandemia, atuando na linha de frente, acolhendo a população com dedicação”, afirmou a vereadora Teresinha

Rafaela Letícia de Souza (in memoriam)

Bastante emocionados, os vereadores aprovaram na Sessão Ordinária realizada no dia 10 de agosto o Projeto de Lei nº 008/2021, que denomina o Centro de Referência em Assistência Social do Bairro Jardim Planalto, de “CRAS Rafaela Letícia de Souza”. De autoria da vereadora Teresinha Miranda Veres, a denominação proposta faz justa e merecida homenagem à Assistente Social, Rafaela (in memoriam), que trabalhava na Secretaria de Assistência Social de Fernandes Pinheiro e foi mais uma vítima da Covid-19 neste ano. Familiares, colegas de trabalho e amigos da jovem acompanharam a Sessão.

De acordo com Teresinha, o Centro de Referência em Assistência Social, localizado no Bairro Jardim Planalto será inaugurado no próximo dia 19 de agosto já com a denominação “CRAS Rafaela Letícia de Souza”. “A Rafa trabalhava na defesa de garantia dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social e esteve desde o início da pandemia atuando na linha de frente, acolhendo a população com muita dedicação e carinho”, lamentou.

Rafaela nasceu no dia 5 de maio de 1992 em Irati, filha de Arlindo de Souza Sobrinho e Maria Izaura Marciniuk. Era casada com Schubert Lúcio de Souza Júnior com quem teve uma filha Alice de Souza Júnior. Mulher que desde a adolescência esteve engajada nas causas sociais nos grupos de igreja e na escola com as Irmãs Vicentinas. Formada no curso de Serviço Social em 2013 pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, fez estágios durante a faculdade nos municípios de Irati e Ponta Grossa. Logo que concluiu o curso, foi contratada como colaboradora no município de Fernandes Pinheiro, onde foi aprovada no concurso público e passou a exercer a função de Assistente Social. Nestes últimos anos, atuou junto ao CREAS, CRAS e ao SUAS Regional com trabalhos realizados junto à comunidade com acompanhamento de famílias e indivíduos.

Comovidos, os vereadores enalteceram a homenagem proposta pela vereadora destacando a importância dos assistentes sociais à comunidade, os quais amparam e promovem o acesso à cidadania para que as pessoas enfrentem as vulnerabilidades e adversidades. Teresinha mais uma vez salientou o modo carinhoso e dedicado com que a Rafaela tratava os usuários da assistência social, a qual deixou um importante legado aos colegas de trabalho e à comunidade.

O projeto aprovado em duas votações por unanimidade de votos segue agora para sanção do prefeito.