Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em 1ª Votação, Legislativo aprova projeto que autoriza crédito para custear ações do Centro de Atenção Psicossocial

Em 1ª Votação, Legislativo aprova projeto que autoriza crédito para custear ações do Centro de Atenção Psicossocial

por RAFAELLA publicado 25/03/2021 10h13, última modificação 25/03/2021 10h13

   Foi realizada na tarde de terça-feira (23 de março) a 8ª Sessão Ordinária do ano. Dois novos projetos de lei do Executivo, 14 indicações e um requerimento dos vereadores foram lidos no Expediente. Na Ordem do Dia, um projeto de lei do Executivo foi aprovado em primeira votação. A Sessão foi marcada por homenagens ao Vereador Ailton Laroca (in memoriam).

  Durante o Expediente foi apresentado os projetos do Executivo nº 008/2021, que autoriza a reestruturação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social (CACS), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o nº 009/2021, que concede reposição salarial aos servidores públicos municipais de 4,52%, fixa o Piso Mínimo Municipal e dá outras providências. Os vereadores também apresentaram 14 Indicações e um requerimento ao Executivo, solicitando melhorias em diversas áreas do município.

ORDEM DO DIA

   Na Ordem do Dia, foi aprovado em primeira votação, por unanimidade de votos, o projeto de lei do Executivo nº 007/2021, que autoriza abertura de crédito adicional Especial na importância de até R$ 43.000,00 para custear ações do Programa CAPS – Centro de Atenção Psicossocial no Município.

  O Vereador Alcides Cezar Pinto usou a palavra-livre para discorrer sobre o documento que protocolou na Prefeitura solicitando que, em nome dos proprietários de bares, restaurantes, lanchonetes, panificadoras e confeitarias, o prefeito edite outro decreto permitindo que os serviços de alimentação possam funcionar nos finais de semana na modalidade de entrega delivery. Conforme o vereador, este serviço não gera aglomeração e traz conforto à população, além de continuar movimentando a economia. O parlamentar discorreu também sobre as dificuldades das famílias com a paralisação dos serviços, “os quais dependem do trabalho para sustentar a casa”.   

    Sobre as igrejas, Cezar também pediu ao prefeito que avalie a reabertura das mesmas, “as pessoas precisam de palavras de conforto, orientação e ajuda, e estes espaços são importantes neste momento”, pediu Alcides dizendo que espera que a população seja ouvida e possa auxiliar na edição dos próximos decretos. Em um aparte, José Ronaldo Ferreira disse que acompanhou o pedido de ajuda do prefeito aos hospitais particulares para aumentar as vagas para o povo. “Estamos vivendo uma guerra e na guerra o atendimento é na batalha. Vai chegar um momento que não vai ter mais como esperar, o momento é agora. Temos que nos unir, governo do estado e deputados, venham a Irati e lutem para que as instituições particulares vistam a camisa e ajudem o nosso povo”.

    O Presidente Helio de Mello esclareceu à população que os decretos são documentos enviados pelo Executivo, não passam por esta Casa de Leis e, portanto, não tem votação, “são documentos específicos do Executivo”.   

Acompanhe a Sessão Ordinária completa através do ícone “Sessões Gravadas”.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)