Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em reunião, Legislativo manifesta apoio à reestruturação do Corpo de Bombeiros de Irati

por rafamaier — publicado 07/04/2017 10h29, última modificação 05/10/2018 15h48

Autoridades presentes da reunião realizada no Corpo de Bombeiros de Irati

Na manhã desta quinta-feira (6), uma importante reunião foi realizada na sede do Corpo de Bombeiros de Irati visando o desmembramento do 3º SGB/2º GB – Irati. Busca-se com essa articulação o crescimento da estrutura iratiense, a qual pretende passar de subgrupamento para grupamento, permitindo independência administrativa, deixando de pertencer a Ponta Grossa. A Câmara Municipal de Irati esteve representada pelos vereadores Alberto Schereda, José Bodnar, Rogério Luís Kuhn e Roni Surek. O encontro de mobilização foi promovido pelo Comando do Corpo de Bombeiros, juntamente com o CONSEG - Conselho Comunitário de Segurança de Irati. Também participaram o prefeito Jorge Derbli, o Comandante do 2º Grupamento de Ponta Grossa, Wilson José Schirlo Mayer, Aciai, imprensa e demais membros da sociedade civil organizada.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Irati, esse desmembramento se faz necessário, tendo em vista, a grande extensão da área de responsabilidade do 2º Grupamento de Bombeiros, limitando, em razão da estrutura oferecida, a ampliação dos serviços em diversas cidades da região, não havendo capacidade de extensão dos trabalhos. “Atualmente há um elevado número de ocorrências na região e existência de centenas de ocorrências subnotificadas ou não atendidas por falta de estrutura de bombeiros na área, acarretando insegurança à população, aumento de custo com seguro, grande risco à vida de acidentados, entre outros males”, enfatizou o Comandante Jorge Augusto Ramos afirmando que com a redução de área do 2º Grupamento haverá possibilidade ampliação de atendimento na região.

Durante a reunião, o Presidente do Conseg, Luís Carlos Ramos juntamente com o Comandante Jorge solicitaram apoio e articulação política de todos os presentes no sentido de viabilizar junto ao Governo do Estado, mediante legislação própria, a criação de novo grupamento de bombeiros por meio do desmembramento e rearticulação da área de atuação do 2º Grupamento, com fixação de efetivo. Ramos disse que é necessário mobilizar todos os setores dos municípios da área de abrangência para sensibilizar o Governo. Precisamos de envolvimento e políticas públicas efetivas na região”, enfatizou.

Os vereadores debateram junto a necessidade de reestruturação da corporação, manifestando apoio à luta, que envolve toda a sociedade, visto que, tal conquista fortalecerá o papel do município como polo-regional, melhorando os serviços no atendimento de emergências em toda a região.

Rogério Kuhn fez algumas sugestões e indagações durante o debate, comprometendo-se também a levar a informação aos representantes do seu partido e o vereador Roni Surek desabafou em relação a resposta que tiveram ao tentar articular para trazer de volta o Escritório Regional da Sanepar para Irati. “Nos repassaram que essa seria uma luta para o próximo governador”, lamentou Surek dizendo que essa não é a reposta que todos queriam ouvir, afirmando que a Câmara não vai desistir de lutar por melhorias para Irati. “Parabenizo o Conseg e o Corpo de Bombeiros pela força de vontade e espero que possamos reunir em Irati o maior número de deputados e de representantes da região para que juntos possamos unir a força política, a força técnica e consigamos esse desmembramento tão importante para a população”.

O Subgrupamento de Irati conta com aproximadamente 80 profissionais para atender os 20 municípios que abrange. Se passar para grupamento, este número pode passar de 300. Em 2016, foram mais de 6 mil ocorrências atendidas, em uma região com população de 414 mil habitantes.

Mobilizado, o Presidente da Câmara, Helio de Mello parabenizou o Corpo de Bombeiros e o Conseg pela iniciativa, que se espelha no trabalho da 8ª Cia Independente. Pare ele, já passou da hora de somar forças com todos os setores da sociedade, tendo em vista, o crescimento acelerado da região. “Precisamos melhorar o atendimento à população, oferecendo melhores condições de trabalho ao Corpo de Bombeiros, dinamizando e melhorando o atendimento aos munícipes da região”, destacou Helio que comprometeu-se em nome da Câmara e todos os vereadores encaminhar ofício ao Governo do Estado e articular junto aos demais vereadores da região, abraçando esta luta, que é de todos.

Uma nova reunião deverá ser agendada na Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) nos próximos dias, para posteriormente apresentar as demandas ao Governo do Estado.