Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em reunião, prefeito afirma que vai auxiliar a Santa Casa sem emitir novo decreto

por RAFAELLA publicado 20/08/2020 14h25, última modificação 20/08/2020 14h31

Santa Casa de Irati (Foto: Portal Clique)

Na manhã de quarta-feira (19), o Prefeito Municipal e a Câmara de Vereadores, através de um de seus membros, estiveram presentes em uma reunião que tratou da situação da Santa Casa de Irati. Participaram também representantes da 4ª Regional, Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Municipal e o administrador do Hospital, Sidnei Barankievicz, que esteve representando o Provedor Ladislau Obrzut Neto.

Diante do anúncio de bloqueio de cinco leitos da UTI na Santa Casa e o afastamento de 10 funcionários, Sidnei solicitou ao prefeito um novo decreto, visando o fechamento parcial do comércio e horário reduzido para a indústria e demais serviços. Conforme o administrador da Santa Casa, dos 22 funcionários da UTI, entre Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros, 10 foram afastados e mais dois do setor de higiene, alguns estão aguardando o resultado do exame do Covid 19 e outros que já positivaram a doença. “Além dos funcionários um dos médicos plantonistas do setor apresentou sintomas e aguarda o resultado do exame”, contou Sidnei dizendo que por este motivo, algumas modificações foram feitas, como remanejamento de colaboradores de outros setores para a UTI Geral.

Após várias discussões e diante da situação do Paraná que está entrando em um momento de estabilidade com menos de 9% de registros na última semana, o prefeito não aceitou a proposta feita pela Santa Casa. Até porque, segundo a Guarda Municipal, o comércio e os prestadores de serviço estão atendendo todas as recomendações. O enfermeiro Agostinho Basso, coordenador do Centro de Operações Especiais e Fiscalização (COEF) da Covid-19 em Irati também considerou que o Paraná está entrando em fase de estabilidade e garantiu que devido à baixa dos casos, o Estado garante UTI para qualquer cidadão iratiense que necessite de atendimento, caso a Santa Casa não possa colaborar.

Durante as discussões, o prefeito ofereceu ainda ajuda financeira à Santa Casa e prometeu levar a situação do Hospital até a Amcespar, que pode auxiliar na disponibilização de um médico plantonista de um município vizinho pelo período de sete a dez dias, visto que a Santa Casa atende toda a região. Portanto, diante da atual situação da Capital do Paraná e das demais cidades brasileiras que vem flexibilizando as medidas, o prefeito foi categórico que não emitirá nenhum novo decreto, tendo em vista que a população tem feito a sua parte e a SESA garante leitos em todo o Estado.

O vereador que esteve representando a Câmara, chamou atenção para a importância da continuidade do combate e cumprimento do isolamento social por parte da população, principalmente no que diz respeito aos encontros familiares e sociais. “Não é para relaxar com os cuidados, precisamos continuar colaborando especialmente no que diz respeito as aglomerações familiares”, alertou o vereador afirmando que a Câmara vem participando e colaborando com as decisões municipais.