Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em Sessão Extraordinária, Vereadores aprovam abertura de crédito às Secretarias de Saúde e Assistência Social

por rafamaier — publicado 01/03/2018 09h47, última modificação 05/10/2018 15h53

Os projetos foram discutidos e aprovados por unanimidade de votos

Em Sessão Extraordinária, realizada após a Sessão Ordinária do dia 27 de fevereiro, dois projetos de lei do executivo nº 008 e 013/2018 foram analisados e aprovados em segunda votação. A 3ª Sessão Extraordinária foi realizada com base no ofício encaminhado pelo executivo, que manifestou a urgência e o relevante interesse público na aprovação das matérias, que se referem as pastas de saúde e assistência social.

O PL nº 008/2018, autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 7.820.000,00 e o nº 013/2018, autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 5.381.000,00 destinado à Secretaria Municipal de Assistência Social.

Durante a discussão do projeto nº 008/2018, o Presidente Helio de Mello se manifestou em relação aos rumores nas redes sociais. “Este projeto chegou na casa do dia 6 de fevereiro e logo foi encaminhado para as Comissões Permanentes. Na sequência tivemos o feriado de carnaval e na sessão do dia 20 de fevereiro, o projeto ainda não tinha pareceres, sendo que os vereadores têm prazo para estudar as matérias de até 90 dias. Portanto, hoje já com os pareceres, ele foi colocado em pauta. Cabe salientar, que é muito fácil para alguns setores jogar a culpa na Câmara, sendo que todos conhecemos a ingerência da saúde pública de Irati. Se está faltando recurso, significa mal planejamento a aplicação do dinheiro público. Eu não posso assumir a culpa de quem não administrou de forma correta os recursos. Este projeto em questão inclusive chegou na Casa com um valor na súmula e outro na justificativa, sendo que a justificativa correta do mesmo chegou apenas nesta segunda-feira (26)”, lamentou o Presidente afirmando que esta Casa de Leis possui prazos, comissões e a função de muito bem fiscalizar. “Não queiram colocar sobre nós o peso da má gestão da saúde de Irati. O erro é administrativo”, afirmou.

O Presidente disse ainda que existe um problema grave de falta de medicamentos na saúde. “Queremos que Irati tenha o melhor prefeito de todos os anos, mas para isso, precisamos que as pessoas que estão com ele colaborem, assim como fez a secretária de assistência social, que nos procurou para prestar maiores esclarecimentos em relação ao projeto de lei nº 013/2018”, destacou.

O vice-presidente da Casa, Roni Surek parabenizou o Presidente pelo desabafo e também enalteceu o trabalho da Secretária de Assistência Social pela postura e esclarecimentos. O vereador José Bodnar também elogiou a maneira com que o projeto 013/2018 foi apresentado pela Secretária Sybil Dietrich, lembrando a todos que no mês de janeiro a Câmara realizou duas sessões extraordinárias para apreciação de matérias urgentes. Mello concordou e salientou: “se necessário estaríamos aqui até mesmo no domingo votando projetos”, concluiu.

Os projetos nº 008 e 013/2018 foram aprovados em duas votações e seguem agora para sanção do prefeito.