Equipe do Proerd explana sobre ações e trabalhos nas escolas
Atendendo um convite da Vereadora Teresinha Miranda Veres, a equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD, utilizou a Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 12 de novembro para discorrer sobre as ações e trabalhos do programa.
O Subtenente Ângelo agradeceu o convite feito pela Teresinha. “Nossa sede fica localizada nos fundos do antigo CAM, gostaríamos de deixar um convite a todos para que possam visitar e conhecer o nosso espaço”. Soldado Passos iniciou falando sobre a Lei nº 17650/2013 que regulamenta o Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência – Proerd e a Lei nº 1858/2015, que institui o Dia do Proerd – 29 de outubro. “Nosso trabalho consiste no patrulhamento escolar nas entradas e saída das aulas, atendimento a ocorrências e realização de palestras. O Proerd começou como um programa de parceria entre a comunidade escolar de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, recebendo o nome de DARE - Drug Abuse Resistance Education. Este esforço cooperativo foi guiado por dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimentos de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos. No Brasil, o Programa chegou no ano de 1992, no Paraná em 2000 e em Irati em 2002. Hoje, o Programa já está presente em 58 países e no Brasil está ativo em todos os estados brasileiros”, relatou.
Segundo o Soldado Adriano, o Proerd não é apenas um programa, ele trabalha de forma cooperativa entre a família, a escola e a polícia militar. “Trabalhamos com os alunos do 5º ano, ou seja, aquele período de transição, quando a criança sai da infância e adentra a adolescência. Somos parceiros da escola e atendemos a rede pública e particular de ensino. Destacamos sempre que a família é a base de tudo. Os ensinamentos devem ser reforçados em casa, a família deve ser o exemplo, assim o programa terá bons resultados. É um trabalho de coparticipação”. Adriano também discorreu sobre o Leão Daren, mascote do Proerd, símbolo da coragem, força e resistência que as crianças precisam ter para ficarem longes das drogas e da violência.
Ainda, segundo a equipe, as aulas do Programa são ministradas por um policial militar formado e credenciado pelo DARE Internacional. “É realizado um encontro por semana e as aulas são divertidas, com histórias reais, são repassados vídeos com crianças da idade dos alunos, o policial acolhe os apelos emocionais dos estudantes e são reforçados os ensinamentos de que as crianças devem procurar um adulto de confiança para compartilhar suas preocupações e medos. Com o Proerd os alunos são capacitados para exercitar autocontrole; identificar os riscos e consequências; tomar decisões seguras e responsáveis; comunicar-se de maneira eficaz; e tornar-se um cidadão seguro, saudável e responsável”. As aulas, segundo Passos, também são ministradas na Apae e o Programa disponibiliza material específico para autistas. “Em Irati este ano tivemos a formação de 720 alunos”, contou.
A Soldado Kovalski registrou um convite. “Convidamos para a formatura dos estudantes do Programa, a ser realizada no dia 5 de dezembro, às 19 horas no Espaço Santo Fole. Trata-se de uma formatura solidária, e a entrada é um quilo de alimento não perecível. Os alimentos serão destinados às instituições de caridade da cidade”. Kovalski também discorreu sobre o site do DARE para quem tiver interesse em pesquisar um pouco mais sobre o Programa.
Os vereadores elogiaram a explanação e o trabalho fundamental da equipe do Proerd nas escolas. Teresinha Miranda Veres expressou gratidão à equipe por ter atendido ao seu convite para compartilhar a importância do programa. “É inspirador ver o comprometimento de vocês com a educação e o cuidado com nossas crianças e jovens, formando cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios. O trabalho que vocês realizam é essencial para nossa comunidade, e é uma honra poder apoiar essa iniciativa”.
O Presidente agradeceu a presença dos policiais militares, parabenizou pelo importante trabalho na sociedade reiterando o compromisso desta Casa de Leis com as causas importantes e de interesse do município sempre em defesa de uma melhor qualidade de vida para a população, especialmente nas áreas de educação e segurança pública.
(Acompanhe a explanação na íntegra no ícone Sessões Gravadas)
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)