Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Escolas municipais elegem alunos para participar do projeto “Câmara Mirim”

Escolas municipais elegem alunos para participar do projeto “Câmara Mirim”

por Ana Moraes — publicado 21/06/2024 10h57, última modificação 21/06/2024 10h57
Escolas municipais elegem alunos para participar do projeto “Câmara Mirim”

Alunos da Escola João Maria Pedroso


 As 10 escolas municipais, que participam da Câmara Mirim este ano, elegeram nessa semana os vereadores e suplentes-mirins. O processo eleitoral ficou a critério das escolas, no entanto, somente as crianças que cursam o 5º ano poderiam ser eleitas. Os próprios alunos escolheram os colegas que vão representá-los no projeto. 

 Na Escola Municipal do Campo Atalino Borges de Lima, foram eleitas como vereadora-mirim Ana Letícia Machinski e como suplente-mirim Lavínia Neumann das Neves.

 Na Escola Municipal do Campo Rosa Zarpelon, as alunas eleitas como vereadora e suplente-mirim foram, respectivamente, Natália Gardim Sampaio e Eloá Makiolki.


 Na Escola Municipal Plínio Anciutti Pêssoa, foram escolhidas como vereadora-mirim Samanta Yasmin Ribeiro e como suplente-mirim Brenda Lavinia Kosieski.

 A Escola Municipal Vereador João Maria Pedroso elegeu Nathália Fedalto, como vereadora-mirim, e Natália de Matos, como suplente.


 E na Escola Municipal José Siqueira Rosas foram escolhidas Alice Serafim, como vereadora-mirim, e Sara Hemanuely Costa Rosa, como suplente-mirim.


 Na Escola Municipal do Campo Esperança Carignano Chuilki participam do projeto Miguel Izac de Almeida, como vereador-mirim, e Stephany Letícia Ferrari, como suplente-mirim.


 A Escola Municipal Padre Wenceslau escolheu Alice Peroceli Gonçalves, como vereadora-mirim, e Heloisa Yohanna de Andrade Cassol, como suplente-mirim.


 Já a Escola Municipal Francisco Vieira de Araújo elegeu Mariana Domingues Pedrozo, como vereadora-mirim, e João Pedro Thiopek de Deus, como suplente-mirim.


 Na Escola Municipal Olaria Filipaki foram eleitas Hellen Maria Paulubiak da Silva, como vereadora-mirim, e Yasmim Vitória da Silva Estefanovski, como suplente-mirim.


 E, por fim, a Escola Municipal Ana Amaral Gruber elegeu Rafaella Vitória de Lima Oliveira, como vereadora-mirim, e Izabella Pechibilski Leal, como suplente-mirim. 


 Para reforçar o convite e incentivar a participação dos alunos, foram realizadas visitas nas escolas por Ana Paula Kengerski, diretora-geral da Câmara Municipal, juntamente com Elizabete de Lurdes Pedroso, Marilisa Konopka e Rosane Andrechovicz, todas do Setor de Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Durante as visitas alguns vereadores também estiveram presentes, são eles: Alcides Cezar Pinto, João Henrique Duarte, Vera Maria Gabardo e Teresinha Miranda Veres. Foram quatro dias de visitas, de sexta-feira (14) a quarta-feira (19).

 O projeto é desenvolvido pela Câmara Municipal há 12 anos, com intuito de ensinar o papel dos vereadores às crianças, incentivar a participação política, além de formar cidadãos mais críticos. 

 No início do mês de julho, na quarta-feira (03), acontece a Sessão Solene de Posse,  quando ocorrerá a diplomação e juramento dos eleitos e será realizada a eleição da Mesa Diretora. 

 Assim como ocorre nas Sessões Ordinárias da Câmara, os cidadãos também poderão acompanhar os trabalhos da Câmara Mirim, através do ícone “Sessões Gravadas”.


(Assessoria Câmara Municipal de Irati)