Familiares de homenageados acompanham votação dos projetos de denominação de ruas
Na Sessão Ordinária do dia 1º de outubro, um projeto de lei substitutivo do Executivo e três Indicações do Legislativo foram lidos no Expediente. Muitos familiares de homenageados dos projetos do Legislativo de denominações de ruas se fizeram presentes prestigiando as aprovações. Na Ordem do Dia, sete projetos foram muito discutidos, elogiados e aprovados. A palavra-livre foi utilizada pelos vereadores que discorreram sobre diversos assuntos.
O vereador Alberto Schereda apresentou indicação sugerindo a realização de reparos na cobertura e a instalação de traves na quadra esportiva da Escola Municipal Plínio Anciutti Pessoa. Segundo ele, tais melhorias beneficiarão toda a comunidade escolar, possibilitando a realização de atividades físicas, recreações e eventos com maior conforto e segurança. Já o vereador Roni Surek solicitou serviços de manutenção na Rua São Thomé, localizada na Vila São João, a fim de melhorar a trafegabilidade de veículos e pedestres e requereu que seja enviado ofício ao Núcleo BRASPOL de Irati, a fim de convidar um representante a comparecer nesta Casa para fazer uso da Tribuna Popular no dia 22 de outubro de 2019 e discorrer sobre os 150 anos da imigração polonesa no Brasil.
ORDEM DO DIA
Na Ordem do Dia, em segunda votação foram aprovados os projetos do Legislativo nº 038/2019 (Marcelo Rodrigues), que altera a denominação da Rua Venezuela, localizada em Engenheiro Gutierrez, para Rua Carlos Basso; nº 040/2019 (Helio de Mello), que denomina ruas do Residencial Margarida, localizado no bairro Stroparo, como se indica; nº 041/2019 (José Bodnar), denomina ruas do Loteamento Lagoa Dourada, localizado no bairro Lagoa, como se indica; nº 042/2019 (Edson Luís Elias), denomina a Rua “Projetada”, do Loteamento Lagoa Durada, localizado no bairro Lagoa, de Rua Paulina Bodnar e o Projeto de Resolução nº 002/2019 (Mesa Diretora), que dispõe sobre a concessão de títulos honoríficos pela Câmara Municipal de Irati.
Em primeira votação foram aprovados os projetos do Executivo nº 078/2019, que altera o art. 4º da Lei nº 3136/2010, que dispõe sobre a Política Municipal de Prevenção e Repressão ao Uso de Drogas Lícitas e Ilícitas, tratamento e ressocialização e cria o Conselho Municipal Sobre Drogas – COMUSD, Conferência Municipal e Fundo Municipal e o nº 079/2019, que revoga a Lei Municipal nº 2436/2006 e a Lei Municipal nº 4.486/18, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.
PALAVRA-LIVRE
Edson Luís Elias contou que no dia 20 de setembro, o Deputado Estadual, líder do Governo, Hussein Bakri esteve participando no Núcleo de Educação de um evento. “Aproveitei a oportunidade para solicitar emendas para Irati, porém, no decorrer da reunião a professora Sandra Zarpellon acabou fazendo um pronunciamento em nome dos funcionários que utilizam o SAS, tendo em vista, que saíram notas em redes sociais que o atendimento pelo plano em Irati acabou e que só seria realizado em Ponta Grossa. O deputado ficou de ver essa delicada situação. Na sequência, o comandante da Patrulha Escolar solicitou uma viatura 0 km para o trabalho desta guarnição que cobre Irati e região. O deputado prontamente fez uma ligação e em questão de minutos já sinalizou positivo ao pedido, sendo que a viatura deverá ser entregue agora dia 10, com grandes possibilidades da vinda do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado, o iratiense Péricles de Matos. Conquista que teve a importante colaboração da Amcespar já que a viatura vai atender toda a região”, relatou. Elias contou que em seguida foi a vez da Secretária de Saúde, Jussara solicitar ajuda para a UPA da Vila São João que já está praticamente pronta, mas necessita de equipamentos para o funcionamento, uma lista enorme que passa dos R$ 110 mil. “Novamente o deputado pegou o celular e fez uma ligação repassando o extenso pedido e em segundos afirmou que Irati receberá mais de 110 mil para compra de equipamentos”, comemorou. Sobre o tão esperado Colégio Militar, um projeto entregue nas mãos do deputado, segundo Elias, Bakri disse que está em andamento. “Um trabalho silencioso que o deputado está fazendo, com resultados positivos”, declarou o vereador.
O 1º Secretário José Bodnar agradeceu a Associação de Moradores do bairro Jardim Aeroporto. “Estivemos no dia 30, no bairro, participando junto com o prefeito de um encontro, onde foi apresentado o projeto de pavimentação das ruas Eugênio Iarema e Pedro Moreira, destaco a grande participação da comunidade, mais de 90 pessoas presentes. Parabéns aos membros da associação pelo trabalho, reunião muito proveitosa”. O vereador lembrou ainda que o dia 1º de outubro, é o Dia Internacional da Pessoa Idosa, e deixou uma reflexão: “O que estamos fazendo por eles?”. Por fim, o 1º Secretário lembrou que na semana passada usou a tribuna e afirmou que faria uma denúncia à Mesa Diretora, o qual fez a leitura da representação contra o vereador Rogério Luís Kuhn diante da prática de atos incompatíveis e que atentam contra o decoro parlamentar da Casa. O vereador solicitou que a situação seja encaminhada e apurada pela Comissão de Ética. Em um aparte, Marcelo Rodrigues, cumprimentou o 1º Secretário por fazer esta importante denúncia para que as inverdades relatadas pelo Rogério possam ser elucidadas. Bodnar afirmou, que dessa forma, todos os vereadores terão direito a defesa. “Assim como os demais parlamentares, me senti ofendido com as declarações do vereador Rogério, não tenho regalias na Casa”, assegurou. Roni Surek também parabenizou o 1º Secretário pela representação. O Presidente Nei Cabral afirmou que a Mesa Diretora deverá analisar o documento e encaminhar à Comissão de Ética.
Roni Surek comentou que esteve participando no dia 30 da Audiência de Prestação de Contas da Prefeitura “Parabenizo pela beleza da reforma do Posto Ildefonso Zanetti, uma reforma de primeiro mundo, feita por uma empresa iratiense”, elogiou. Já em relação ao posto de Saúde do bairro Rio Bonito, atingido pelas fortes chuvas no dia 18 de setembro, o vereador lamentou que a situação da unidade ainda não tenha sido solucionada. “Já se passaram 12 dias e o posto não está funcionando como deveria, só curativos e vacinas. A parte de informática não pode ser operada, alguns atendimentos estão sendo feitos através do prontuário manual, isso me preocupa”, alertou. Aproveitando a presença do Agostinho Basso, Surek leu trechos do livro de sua autoria “A arte de vencer sempre, o segredo dos vencedores”. “O Agostinho nos encanta com sua sabedoria e a forma como se dirige as pessoas”, relatou o vereador emocionado lendo um trecho do livro, onde o seu pai, gari, é homenageado. Por fim, o vereador encerrou deixando uma frase de Michael Jordan: “Errei mais de nove mil arremessos na minha carreira. Perdi quase 300 jogos. 26 vezes, tive a bola do jogo nas mãos e errei o arremesso. Fracassei muitas e muitas vezes em minha vida, e é por isso que tive sucesso”.
Antes de concluir a Sessão, o Presidente Nei Cabral parabenizou os vereadores pelos projetos, indicações e discursos. Registrou também a sua participação em uma reunião na comunidade de Engenheiro Gutierrez, no dia 26 de setembro, para apresentação do projeto de pavimentação do bairro. Também destacou a sua participação na reunião na comunidade do Jardim Aeroporto, “reunião muito produtiva que renderá bons frutos”. O presidente mais numa vez reforçou a importância da coletividade, “solicitações feitas pela comunidade e o prefeito atendeu. Prefeitura e Câmara nos bairros próximos da população. Vivemos um momento difícil na política onde muitos fogem da população e nós estamos junto com o povo”, finalizou.
Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra pelo site www.irati.pr.leg.br através do ícone “Sessões Gravadas”.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)