Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Fórum Eleitoral - Câmara acompanha cadastramento biométrico em Irati

Fórum Eleitoral - Câmara acompanha cadastramento biométrico em Irati

por rafamaier — publicado 20/06/2017 14h36, última modificação 05/10/2018 15h49
“Precisamos do envolvimento de toda a sociedade para que consigamos realizar a coleta biométrica na sua totalidade, garantindo assim todos os direitos e eleições mais seguras a partir de 2018”, afirmou Helio de Mello
Fórum Eleitoral - Câmara acompanha cadastramento biométrico em Irati

Vereadores durante visita ao Fórum Eleitoral

     Nesta segunda-feira (19), o Presidente da Câmara, Helio de Mello, juntamente com o vice-presidente Roni Surek e o 1º Secretario Marcelo Rodrigues, estiveram no Fórum Eleitoral de Irati acompanhando o início dos trabalhos de cadastramento biométrico da 34ª Zona Eleitoral (Irati e Inácio Martins), que está sendo realizado através de uma parceria entre o Judiciário, Executivo e Legislativo.   

   Com o objetivo de garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e seguro, o cadastramento biométrico será realizado de 19 de junho até o dia 15 de dezembro. No dia 11 de maio, o Presidente da Câmara, Helio de Mello, participou de uma reunião no gabinete do prefeito com o Presidente do TRE, Adalberto Jorge Xisto Pereira e sua equipe, que apresentaram o Programa Biometria Paraná. Também participaram da reunião o juiz eleitoral Fernando Eugênio de Paula Martins Santos Lima e o prefeito de Inácio Martins, Junior Benato.

      Para alcançar os 52.852 eleitores, sendo 44.641 de Irati e 8.211 de Inácio Martins, neste período de seis meses, conforme o TRE, foi estabelecido uma meta de 450 atendimentos por dia. A chefe do Cartório Eleitoral de Irati, Daisy Cler Filla de Oliveira afirmou que para atender a grande demanda, foi necessário, através de uma importante parceria com o executivo e legislativo, contratar estagiários, que já estão trabalhando dando suporte aos atendimentos. “Também foi necessária a implantação de estrutura especial para atender e acomodar os eleitores”.

     Neste período de seis meses, o atendimento no Fórum Eleitoral será de segunda a sexta, das 9h às 18h, sem intervalo para almoço. A novidade é que a Justiça Eleitoral disponibilizou um serviço de agendamento através do site www.tre-pr.jus.br que permite ao eleitor escolher dia e horário de atendimento, tornando tudo muito mais prático e rápido, sem precisar enfrentar filas.

    Segundo Daisy, a coleta biométrica dos eleitores é obrigatória. “O eleitor que não procurar o Cartório Eleitoral até o prazo de 15 de dezembro deste ano, sofrerá sérias e diversas restrições como cidadão. Em primeiro lugar, seu título de eleitor será cancelado e, portanto, não terá o direito de votar nas eleições de 2018. Também ficará impossibilitado de tirar ou renovar passaporte, obter emissão de documentos pessoais, pleitear financiamento habitacional, posse em cargo público, entre outras circunstâncias”, afirmou a chefe do Cartório Eleitoral de Irati.

    De acordo com o Presidente da Câmara, Helio de Mello, este é um importante momento da democracia, que garante mais segurança na hora do voto e a revisão do eleitorado. “Precisamos do envolvimento de toda a sociedade na divulgação e mobilização de todos os setores, para que consigamos realizar a coleta biométrica na sua totalidade, garantindo assim todos os direitos e eleições mais seguras a partir de 2018”, concluiu.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

NAVEGUE AQUI