Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Gaspar Valenga é homenageado com nome de UBS do bairro Riozinho

Gaspar Valenga é homenageado com nome de UBS do bairro Riozinho

por RAFAELLA publicado 09/07/2020 13h20, última modificação 09/07/2020 18h30
“Uma homenagem mais do que justa ao Ferreiro e Escritor Gaspar Valenga, in memoriam, considerado um tesouro para a comunidade iratiense”, afirmou Alberto Schereda
Gaspar Valenga é homenageado com nome de UBS do bairro Riozinho

Gaspar Valenga (in memoriam)

Os vereadores aprovaram em duas votações o Projeto de Lei nº 011/2020, que denomina a Unidade Básica de Saúde do bairro Riozinho de “UBS Gaspar Valenga”. O projeto de autoria do 2º Secretário Alberto Schereda, aprovado por unanimidade de votos, faz justa e merecida homenagem ao Gaspar (in memoriam), que deixou um importante legado à comunidade iratiense. Conforme os vereadores, o homenageado fez história pelo seu trabalho como ferreiro e escritor. “Foi um homem simples, querido, exemplo de caridade, honestidade, bondade, sabedoria e fé”, destacou Schereda.

Gaspar Valenga nasceu no dia 19 de abril de 1923 em Irati, filho de Maria e Leonardo Valenga. Trabalhou na lavoura de 1932 a 1940. Exerceu atividade de ferreiro de 1940 a 1990, quando transferiu a ferraria para o filho João Luiz que continua exercendo a atividade até hoje. Exerceu um papel importante na Capela Santo Antônio; Presidiu a Associação de Pais e Mestres da Escola São João Batista Anciutti; Em 1955 foi Presidente do Clube Guarani e do Guarani Futebol Clube de Riozinho; Recebeu o Título de Cidadão Benemérito em 1996; Participou do Livro Histórias de Vida de José Maria Orreda; É autor de três livros: “Irati Minha Vida: Nossa História” - “1903-2003 Centenário de Riozinho e História de algumas empresas pioneiras de Irati” - e “Memórias de um Ferreiro”; Em 2003 foi empossado na Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro Sul do Paraná e em 2011 recebeu o Troféu Colmeia de Ouro da Alacs. Gaspar que participou de várias conquistas iratienses, faleceu no dia 7 de agosto de 2017, deixando um grande legado para Irati.

O 1º Secretário José Bodnar parabenizou o autor do projeto e a família pela homenagem. Roni Surek afirmou: “esse é um projeto que pode ser votado de olhos fechados. Uma homenagem mais do que justa”.  Nivaldo Bartoski destacou o importante papel de Gaspar que sempre trabalhou pelos agricultores. Edson Luís Elias Elias ressaltou algumas das qualidades do homenageado: “Uma pessoa fantástica, com educação, carisma e simpatia sem igual”.

Helio de Mello enalteceu a homenagem e sugeriu à família a criação de um espaço histórico para visitação com documentos, equipamentos, livros, quadros, poesias e tudo que representa esse grande homem que foi Gaspar. “Seria uma forma de preservar a memória e a história do nosso povo”. Marcelo Rodrigues reafirmou a importância da denominação da UBS no bairro Riozinho: “A história de cada um é aquilo que a pessoa constrói ao longo da sua vida. E hoje temos a prova da bela história construída pelo Seu Gaspar”.

“É uma honra estar vivendo este momento e aprovando essa merecida homenagem a um cidadão iratiense que ajudou a escrever a história do nosso município”, agradeceu o Presidente Nei Cabral afirmando: “Seu Gaspar não foi eleito vereador, mas sempre foi um frequentador assíduo desta Casa acompanhando os trabalhos e nos prestigiando”, elogiou.

O Projeto de Lei que foi aprovado em duas votações, sessões dos dias 1º e 7 de julho, segue agora para sanção do prefeito e denominação da UBS do bairro Riozinho, onde Gaspar morou a vida inteira.