Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Homenagem - Escola Rural de Pirapó passa a denominar-se Escola Rural Atalino Borges de Lima

por irt — publicado 16/07/2015 13h50, última modificação 05/10/2018 15h44

A nova denominação faz justa homenagem a um personagem ilustre da comunidade de Pirapó

Na Sessão Ordinária do dia 13 de julho, foi aprovado em segunda votação por unanimidade de votos, o Projeto de Lei nº 017/2015, que dispõe sobre a mudança de denominação da Escola Rural Municipal de Pirapó para Escola Rural Municipal Atalino Borges de Lima. De acordo com o vereador autor do projeto, Alceu Hreciuk, a mudança do nome da Escola foi realizada com o consentimento dos professores, pais e estudantes da referida comunidade.

Para realizar a mudança de denominação, a Instituição de Educação Infantil e Ensino Fundamental, através de seus diretores, realizou diversas reuniões com pais de alunos, abrangendo várias comunidades, expondo o porquê da alteração. De forma democrática foi realizada uma Assembleia, sendo que a mudança foi aprovada por 52 votos favoráveis, contra 18. As famílias entenderam a importância de reconhecer Atalino Borges de Lima, um pequeno agricultor, que muito fez pela comunidade, o qual doou uma área de 3.132,00 m² para construção da Capela e da Escola de Pirapó. Foi na gestão do ex-prefeito Idelfonso Zanetti, em 20 de agosto de 1967, que a Casa Escolar foi construída no terreno, a qual recebeu o nome de Escola Abib Mansur.

Portanto, de acordo com Hreciuk, em homenagem a essa pessoa generosa e humilde que foi Atalino, a comunidade escolar se mobilizou e lançou a ideia, que reconhece esse personagem ilustre para a comunidade. “A nova denominação proposta faz justa e merecida homenagem”.

BIOGRAFIA

O Agricultor Atalino Borges de Lima, filho de Luiz Borges de Moraes e Conceição Martins de Lima, nasceu na comunidade de Pirapó no dia 28 de outubro de 1922. Casou-se com Matilde Von Ryn no dia 30 de outubro de 1945. Juntamente com sua esposa construiu uma linda família composta por onze filhos: Celso, Floresval, Luiz, João, Antenor, Elvira, Luiza, Neuza, Sirlene, Odete e Cirene. Atalino faleceu aos 75 anos de idade no dia 26 de junho de 1997, deixando um grande legado aos seus amigos e familiares.

(Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Irati)