Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Júnior Benato apresenta ações e conquistas das suas gestões à frente da Amcespar / Conder

Júnior Benato apresenta ações e conquistas das suas gestões à frente da Amcespar / Conder

por RAFAELLA publicado 16/02/2023 11h50, última modificação 16/02/2023 11h50
Júnior Benato apresenta ações e conquistas das suas gestões à frente da Amcespar / Conder

Ex-presidente da Amcespar, Júnior Benato

   O ex-presidente da Amcespar / Conder, Edemetrio Benato Junior, que também é prefeito de Inácio Martins, usou a Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 14 de fevereiro para discorrer sobre as ações e conquistas do período em que esteve à frente da Associação – Gestões 2017/2018, 2019/2020 e 2021/2022. Os vereadores agradeceram a presença do ex-presidente, elogiaram pelo bom trabalho realizado, fizeram perguntas e apontaram pautas importantes para a região Centro-Sul.

   Júnior contou um pouco da história da Associação dos Municípios da Região Centro Sul do Estado do Paraná, que foi fundada no dia 25 de março de 1983 em Irati. “É uma entidade que visa especialmente a integração administrativa, executiva, econômica e social dos municípios que a compõem. É constituída pelas cidades de Irati - cidade pólo e sede, Inácio Martins, Imbituva, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro e Guamiranga. E, atualmente, é presidida pelo prefeito de Irati, Jorge Derbli Pinto”.

   Benato citou os diversos projetos arquitetônicos desenvolvidos pela Associação ao longo dos anos, assim como projetos de arquitetura e engenharia. Falou ainda da revisão de Planos Diretores Municipais e sobre a história do Conder. “No dia 05 de abril de 2004, foi formalizado em Curitiba, na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano - SEDU o convênio para criação do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Regional, formado por 11 municípios: Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, São Mateus do Sul e Teixeira Soares. O Conder busca realizar ações conjuntas para o desenvolvimento e planejamento urbano, rural e ambiental da região. A finalidade é propiciar o incremento do turismo e facilidades econômicas através de planos adequados, considerando sua vitalização e potencialização”, contou. Citou também as grandes conquistas das suas gestões por meio do Conder.

   Teresinha Miranda Veres agradeceu em nome da Anapci o projeto do Bazar da instituição confeccionado pela Amcespar, “o qual está parado, mas essa semana daremos continuidade”. Agradeceu também à equipe do Samu pelo ótimo trabalho realizado e ao Júnior pelo empenho, registrando gratidão em nome da população. Leomar Jacumasso enalteceu os oitos anos de trabalho do ex-presidente na Associação, destacando a Patrulha Rural, “uma benção para os agricultores”. Alcides Cezar Pinto elogiou o potencial do Júnior à frente da região. “Um profissional dedicado e comprometido que deverá alçar voos mais altos ainda”.

   Benato contou que está pleiteando a vice-presidência da Associação dos Municípios do Paraná – AMP. “Será em março a eleição, estamos na luta”.  José Ronaldo Ferreira afirmou que o esforço e a dedicação do Junior o levarão até o cargo. O Presidente aproveitou a oportunidade para pedir ajuda à descentralização dos atendimentos na Santa Casa. “Todas as Santas Casas estão sujeitas a fechamento, é o caso do nosso hospital, que vem atendendo com muitas dificuldades. Precisamos de maiores investimentos na Santa Casa de Irati, para que o nosso povo e o da região continue sendo atendimento com qualidade e dignidade. No Erastinho, precisamos de um aparelho de radiografia, para que os pacientes não precisem mais se deslocar para outras cidades”, clamou.

   Helio de Mello cumprimentou Júnior pelo trabalho na Amcespar e também fez reivindicações. “Sabemos da sua grande influência dentro do Governo do Estado, ainda mais agora na vice-presidência da AMP. Acredito que todos os espaços nas cidades são de fundamental importância, mas o bem maior são as pessoas. Em Irati, infelizmente, as pessoas estão morrendo na fila por não serem atendidas para tratar o câncer. Sabemos do trabalho do Beto Preto, do trabalho da AMP e da Cleonice, porém, na oncologia, estamos nas mãos da Prefeitura de Curitiba. Lutamos para ter o Erasto na nossa cidade, mas não sai os chamados códigos. O ultimo código saiu em novembro e, judicialmente, no dia 10 de fevereiro, um de Teixeira sores. Precisamos cuidar das cidades, mas especialmente da nossa gente. A fila já chegou a ter quase 100 pessoas aguardando. E o tratamento não pode ser paliativo, precisamos dar esperança para estas pessoas que querem viver”, desabafou.

   O Presidente José Ronaldo Ferreira agradeceu a presença do Junior Benato, reiterando que esta casa de Leis está a disposição no que for necessário para trabalhar junto em defesa de uma melhor qualidade de vida para a população.

(Acompanha a explanação na íntegra por meio do ícone Sessão ao Vivo)

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)