Legislativo aprova, em 1ª votação, projetos que concede premiação a concursos, denomina ruas e atribui Título de Cidadão Honorário
A 13ª Sessão Ordinária do 1º Período do 4º Ano da 27ª Legislatura aconteceu no dia sete de maio. Na Ordem do Dia, sete projetos foram votados, sendo três em segunda e quatro em primeira votação. Na ocasião foram apresentados dois novos Projetos de Lei (Legislativo), e onze indicações ao Executivo.
Durante o Expediente foram lidos os PL nº 017/2024 e nº 018/2024, ambos do Legislativo, sendo que o primeiro busca declarar de Utilidade Pública em Irati a “Liga Paranaense de Combate ao Câncer”; e o segundo, visa denominar a Rua “03”, do Loteamento Tucholka, de Rua José Kanarski Neto.
ORDEM DO DIA
Os vereadores aprovaram em 2ª votação três projetos do Legislativo. O primeiro foi o Projeto de Lei nº 012/2024, que institui a Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista – TEA no Calendário Oficial do Município de Irati. Alcides Cezar Pinto, vereador proponente, destacou a importância do diagnóstico precoce, tratamento adequado, suporte às famílias e respeito aos autistas.
Em seguida, foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 013/2024, que declara de Utilidade Pública em Irati o “Centro de Tradições Gaúchas Missioneiro”. O vereador Jorge Zen propôs o PL e, na ocasião, fez a leitura da biografia do CTG.
Por último, em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 014/2024, que denomina a Rua “B” do Loteamento Residencial Professor Lico, no bairro Engenheiro Gutierrez, de Rua Desembargador Cláudio Nunes do Nascimento. Dr. João Henrique Duarte, Presidente Interino e proponente do projeto, comentou que o desembargador foi uma figura notável no campo jurídico e na comunidade do Paraná. E, também, fez a leitura da história do homenageado.
Quanto às matérias analisadas em primeira votação, foram aprovados o Projeto de Lei nº 016/2024 (Executivo), que autoriza o Poder Executivo Municipal a efetuar abertura de Crédito Adicional Especial, no valor de até R$ 320.000,00, no Orçamento do Município, para o exercício de 2024; o Projeto de Lei nº 017/2024 (Executivo), que autoriza o Executivo Municipal a conceder premiação ao Concurso Fotográfico “Irati em Imagens” - X concurso Fotográfico Pe. Tadeu Dziedzic e IX Concurso de Vídeo João Wasilewski, e dá outras providências.
Também em primeira votação, foi aprovado o PL nº 015/2024, do Legislativo, que busca denominar a Rua “8” do Loteamento Aurora, no bairro Vila São João, de Rua Madalena Sembai Serenato. O vereador Dr. João Henrique Duarte, proponente do PL, afirmou que na próxima sessão fará a leitura do histórico de Madalena.
E, por último, foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei nº 016/2024, do Legislativo, que visa conceder o Título de Cidadão Honorário de Irati ao Senhor Deonisio Mazur. O vereador proponente, Helio de Mello, comentou que Deonisio Mazur é um cidadão de Prudentópolis que dedicou sua vida aos estudos e à vocação sacerdotal.
Conforme o vereador, há algum tempo o Padre reside e trabalha em Irati e pela relevância de seu trabalho cogitou-se transferi-lo para São Paulo. No entanto, por meio de mobilização da comunidade, principalmente a ucraniana, foi possível manter o Padre Deonisio em Irati. Segundo Mello, o pároco atual na Paróquia Imaculado Coração de Maria, e atende diversas comunidades da região. “Proponho que, próximo ao aniversário de Irati, homenageemos não apenas os iratienses de nascimento, mas também aqueles que escolheram nossa cidade como lar, como é o caso do Padre. Devemos reconhecê-los legalmente como iratienses”, pediu Helio.
PALAVRA-LIVRE
Durante a palavra-livre, a vereadora Teresinha Miranda Veres utilizou a tribuna para antecipar sua homenagem de Dia das Mães. Para Teresinha as mães são os pilares do amor e fontes inesgotáveis de compaixão. “Nossa admiração e gratidão são eternas. Com seu toque gentil e coração generoso, moldam o mundo com sabedoria e ternura. Para todas as mães que moldam o mundo com amor incondicional, dedicação infinita e um toque de magia, celebramos o seu dia”, destacou. Por fim, agradeceu as mães por serem os alicerces, as estrelas guias dos sonhos de seus filhos, e dedicou a homenagem à sua mãe e à sua sogra.
A Sessão Ordinária na íntegra pode ser acompanhada através do ícone “Sessões Gravadas”.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)