Legislativo aprova mudança de denominação da Escola da Lagoa para Escola Municipal Professora Vilma Rossa Bartiechen
Na Sessão Ordinária do dia 17 de setembro, quatro novos Projetos do Legislativo foram lidos no Expediente. Na Ordem do Dia, uma Moção de Aplausos e sete projetos de lei foram apreciados. Após a Sessão Ordinária, em Sessão Solene, a Câmara outorgou Título de Cidadão Honorário do Município ao Senhor Osires José Gubert pelos relevantes serviços prestados a Irati. A honraria proposta pelo vereador Roni Surek, foi aprovada por unanimidade de votos pelos Vereadores.
ORDEM DO DIA
Em única votação foi aprovada a Moção de Aplausos nº 003/2019 (Roni Surek, Nivaldo Bartoski, Marcelo Rodrigues e Helio de Mello) aos Tradicionalistas: Rosilene Cordeiro da Silva; Fábio Ricardo do Bomfim; Marcelo de Ávila Francos; Adriano Sabakeviski; Ivana Carla Cordeiro da Silva Francos; Elaine Cristina de Souza; Edcesar Aliski; Jeferson Luis Teixeira; Bruno José Trindade Ferreira; Renato Prestes; Marcos Henrique Giotti; Elcio José Brandalize; Ernani de Mattos e Juliana Caroline Seccatto. A homenagem reconhece o trabalho destas pessoas que fazem acontecer de forma gigantesca o Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Na Ordem do Dia, em segunda votação foram aprovados os projetos de lei nº 075/2019, que altera as Leis nº 3593/2012 e 2909/2009; nº 076/2019, que estrutura e institui o funcionamento do Órgão de Controle Interno do Município e estabelece outras providências e os projetos do Legislativo nº 036/2019 (Rogério Luís Kunh), que declara de Utilidade Pública no Município de Irati-PR a “Associação dos Moradores Colina Nossa Senhora das Graças” e o nº 037/2019 (Roni Surek), que Dispõe sobre a mudança de denominação da Escola Municipal da Lagoa para Escola Municipal Professora Vilma Rossa Bartiechen.
O proponente do projeto nº 037, Roni Surek, leu a extensa biografia da Professora Vilma e explicou que por sua trajetória e atuação em favor da educação, a comunidade escolar, através de Assembleia, concordou e pleiteou que o seu nome fosse acrescentado à denominação da Escola como justa homenagem póstuma.
O 1º Secretário José Bodnar elogiou a propositura, afirmando que conheceu a Professora, “uma pessoa exemplar que deixou um grande legado”. Helio de Mello também reconheceu a homenagem: “Nada melhor que o nome de uma professora em uma escola, uma pessoa que sonhou, acreditou e buscou o melhor para aquele bairro”, enalteceu. O Presidente Nei Cabral também parabenizou o vereador Roni pela iniciativa de homenagear “esta grande mulher, que tanto contribuiu para a educação iratiense”.
Em primeira votação foram aprovados os projetos nº 077/2019, que autoriza o Chefe do Poder Executivo a outorgar, mediante procedimento licitatório, Concessão de Direito Real de Uso de bem imóvel e os do Legislativo nº 038/2019 (Marcelo Rodrigues), que altera a denominação da Rua Venezuela, localizada em Engenheiro Gutierrez, para Rua Carlos Basso e o nº 039/2019 (Nei Cabral), que denomina a Unidade de Saúde, localizada na localidade de Barra do Gavião, zona rural do município de Irati, de “UBS Marcolino Seguro”.
Sem palavra-livre e Tribuna Popular em respeito aos convidados do homenageado Osires José Gubert, o Presidente encerrou a Sessão convocando a todos para a próxima sessão ordinária que será realizada na próxima terça-feira (24), no horário regimental.
Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra através do ícone “Sessões Gravadas”.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)