Legislativo aprova PL que concede gratificação por acréscimo de jornada aos professores efetivos com cargo de 20 horas
Foi realizada na noite do dia 13 de setembro, a 6ª Sessão Ordinária do 2º Período do 2º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, um novo projeto do Legislativo e oito indicações dos vereadores foram lidas. A Tribuna Popular foi utilizada pelo Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Wilson Roberto Pedroso, que explanou sobre os trabalhos e ações da pasta.
No Expediente além das indicações, foi lido o Projeto de Lei do Legislativo nº 022/2022, (Jorge Luiz Zen), que denomina a Rua Sem Denominação “B”, do Loteamento São Miguel, no bairro Lagoa, de Rua Ari Ferreira de Andrade. A referida matéria já lida será analisada pelas Comissões Competentes da Casa e na Sessão Ordinária do dia 20 de setembro, caso aprovada, entrará para votação.
Na Ordem do dia, foram aprovados em segunda votação os Projetos de Lei do Legislativo nº 020/2002 (Mesa Diretora), que regulamenta as Contratações Diretas no âmbito da Câmara Municipal de Irati, de acordo com a Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, que dispõe sobre Licitações e Contratos Administrativos e o nº 021/2022 (Jorge Luiz Zen), que inclui a “ExpoIrati” no Calendário Oficial de eventos do Município de Irati.
Também foi aprovado a pedido do Executivo, em única votação, com a dispensa do interstício legal, o Projeto de Lei nº 031/2022, que altera a Lei n° 4746/2019, incluindo a Gratificação por Acréscimo de Jornada, e dá outras providências. Durante a discussão do projeto, a Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social discorreu sobre as reuniões realizadas com a Secretaria de Educação e professores para melhor compreensão e análise do projeto. Os demais vereadores também fizeram bastante comentários a respeito da matéria e de alguns ajustes que precisam ser feitos. Segundo a Comissão, sete profissionais acabaram ficando de fora do PL devido a própria legislação, mas é um comprometimento do Executivo resolver esta situação em 2023. A votação foi acompanhada por professores que estavam prestigiando a Sessão. O PL foi aprovado por unanimidade de votos.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)