Legislativo concede Títulos de Cidadania Honorária de Irati ao Dr. Felipe Lucas e a Sra. Marisa Massa Lucas
Em Sessão Solene, na noite do dia 16 de dezembro, a Câmara outorgou Títulos de Cidadania Honorária de Irati ao Dr. Felipe Lucas e a Sra. Marisa Massa Lucas. Representando os proponentes dos títulos concedidos por lei no ano de 2007, a vereadora Teresinha Miranda Veres teve a iniciativa de resgatar as honrarias e realizar a merecida outorga. O prefeito Jorge Derbli, a vice-prefeita Ieda Waydzik, prefeito de Imbituva Celso Kubaski, e demais autoridades marcaram presença na solenidade, além de familiares e amigos dos homenageados.
O Título de Cidadão Honorário é uma homenagem prestada pelo poder Legislativo aos cidadãos que se destacam na sociedade pelos relevantes serviços em prol da coletividade. Conforme o Presidente Dr. João Henrique Sabag Duarte, é um imenso prazer para esta Casa abrir suas portas para homenagear pessoas que, sem dúvida, foram escolhidas para cumprir uma missão, “cada um com suas características e particularidades, mas tendo em comum talento e competência em suas áreas de atuação. Todos os que tiveram contato com os homenageados testemunham suas benfeitorias. Portanto, essa homenagem não é somente dos poderes públicos, representa, também, o sentimento de toda a população iratiense, que é grata por seus ensinamentos e exemplos de vida”, afirmou o Presidente. A Vereadora Teresinha Miranda Veres discorreu sobre biografia dos homenageados e expressou sua enorme satisfação e gratidão pela oportunidade de resgatar e entregar essas importantes honrarias. “Uma homenagem mais do que justa e merecida. É uma honra homenagear este casal, que com seus trabalhos e esforços contribuíram para o crescimento de Irati e para o bem comum”. O Presidente Dr. João exaltou a trajetória do Dr. Felipe, “são mais de 35 mil nascimentos em suas mãos e 50 anos de atuação na medicina. O Dr. é um exemplo a ser seguido, obrigado por toda contribuição e dedicação à nossa cidade”.
Dr. Felipe agradeceu a presença dos amigos e familiares, aos iratienses e aos vereadores pela homenagem. Contou muitas histórias sobre sua vida pessoal e profissional, arrancando sorrisos de todos. “Este dia é muito especial para nossa família, todos sabem que minha terra natal é Rio Azul, mas agora estou sendo reconhecido como um iratiense, irmão da terra natal. Cheguei neste município há mais de 45 anos, e aqui construímos nossa família. Sou testemunha da transformação da saúde de Irati e da Santa Casa. Me sinto honrado de ser filho dessa terra. Muito obrigado pela homenagem”. Marisa Massa Lucas contou que casou muito nova com Dr. Felipe, os quais começaram a vida em São Carlos do Ivaí, onde o Dr. era o único médico da cidade. “Porém, lá sentíamos falta da família, e quando chegávamos em Irati, sentíamos que aqui era o nosso lugar. Em Irati, fizemos muitas amizades e sempre buscamos ajudar as pessoas de alguma forma, por isso adentrei à política, fui vice-prefeita do Dr. Sergio Stoklos, assumi como prefeita em alguns momentos, no Provopar fizemos um bom trabalho na assistência social, fui chefe do Núcleo de Educação, entre outras diversas contribuições com nossa cidade. Vivemos momentos difíceis e alegres, mas eu faria tudo novamente, eu amo Irati. Nossa história de vida é aqui. Gratidão a todos por esta honraria”.
Representando a família, o filho do homenageado, Rafael Felipe Lucas, contou muitas histórias de conquistas e dificuldades dos pais presenciadas por ele e seus irmãos. Afirmou que falar de família é mais difícil porque em nenhum momento da vida construímos algo sem um pedaço da família. “Tenho em Irati o conforto da minha casa, é aqui que nasci e minha família escolheu para morar. Este Título nós devemos aos amigos, nunca iremos conseguir pagar o título de cidadão honorário, esse dia é feito de uma vida inteira. Gratidão”.
O prefeito Jorge Derbli parabenizou os homenageados. “Duas pessoas que tem uma grandiosa história em Irati, que sempre fizerem um trabalho bonito para ajudar as pessoas. Nunca é tarde para homenageá-los, título concedido em 2007 e hoje entregue. Quanto tempo de dedicação ao Hospital, mais da metade da população de Irati nasceu pelas mãos do Dr. Felipe. Agradeço aos homenageados pelas inúmeras contribuições a Irati, vocês merecem, quando a Teresinha me ligou convidando, confirmei minha presença, pois não poderia deixar de prestigiar este casal, que tem uma bonita lição de vida”.
O Presidente Dr. João Henrique Duarte enfatizou que a homenagem concedida pela Câmara representa o reconhecimento dos cidadãos iratienses aos elevados serviços prestados pelos homenageados, não apenas no âmbito da administração pública e da medicina, mas também com a realização de outras atividades que orgulham, engrandecem e visam o bem comum da população iratiense. “Essa honraria é também uma demonstração de carinho, respeito e admiração à Dona Marisa e ao Dr. Felipe e se estende a todos os seus familiares”, parabenizou.
BIOGRAFIAS
FELIPE LUCAS
Nasceu no dia 6 de setembro de 1944, na cidade de Rio Azul. Filho de Basilio Lucas, descendente de ucranianos de Rio Azul e de Helena Wengrzen Lucas, descendente de poloneses de Mallet. Cresceu na localidade de Serra Azul, onde estudava e ajudava os pais, trabalhadores rurais. Para continuar os estudos, mudou-se para a cidade de Mallet, onde cursou boa parte do antigo ginasial. Já na adolescência, conseguiu vaga no Colégio Agrícola Lysimaco Ferreira Costa, em Rio Negro, onde morou e estudou. Na sequência mudou-se, na juventude, para Curitiba, onde foi acolhido na sede da União Agrícola Instrutiva, sede da Sociedade Ucraniana do Brasil, entidade que acolhia os estudantes que vinham do interior do Paraná para estudar. Ali conheceu a então estudante de pedagogia da UFPR Marisa Massa, com quem viria a se casar em dezembro de 1973.
Felipe inicialmente estudou medicina veterinária, mas sua verdadeira vocação estava no curso de medicina. Formou-se médico no ano de 1974, na Faculdade Evangélica do Paraná. Concluiu sua especialização em ginecologia e obstetrícia no Hospital e Maternidade Santa Brígida, em Curitiba. Iniciou a vida profissional como médico na cidade de São Carlos do Ivaí, norte do Paraná, sendo responsável pelo hospital local. Pelos serviços prestados no município e região, recebeu o título de cidadão honorário de São Carlos do Ivaí. Em 1977 transferiu-se para a cidade de Irati, onde construiu sua vida profissional e comunitária e onde reside até hoje. Na Santa Casa de Irati iniciou a trajetória vitoriosa dedicada à saúde da região centro sul que viria a resultar no histórico de milhares de atendimentos e nascimentos, sendo referenciado como um dos médicos com maior número de participações em nascimentos no Estado do Paraná. Servidor público estadual e servidor público federal, Felipe Lucas é referência na medicina paranaense. Exerceu a chefia da 4ª Regional de Saúde do Estado do Paraná por dois períodos. Em 1988 foi eleito vereador em Irati. Em 1992 foi eleito prefeito do município, com aproximadamente 70% dos votos válidos da cidade. Em 2004 assumiu, pela primeira vez, o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, após terminar a eleição de 2002 na primeira suplência. Em 2006 foi eleito deputado estadual, tendo seu trabalho pautado principalmente nas bandeiras da saúde e agricultura.
Em 2013 e 2014 novamente exerceu o mandato de deputado estadual. Trabalhou como médico nos municípios de Irati, Imbituva, Palmeira, Prudentópolis, Inácio Martins e São Mateus do Sul. Descendente de ucranianos e poloneses, foi vice-presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira e condecorado por mérito pelo Presidente da Ucrânia Vitor Yushenko no ano de 2008 por seus serviços prestados à relação Brasil Ucrania. Casado com a pedagoga Marisa Massa Lucas, vice-prefeita de Irati por dois mandatos consecutivos de 2005 a 2012. É pai de três filhos: Rafael Felipe Lucas, advogado; Letícia Lucas, médica (in memoriam); Gustavo Vasili Lucas, médico e também é avô de três netas: Martina, Maria e Mateus”.
MARISA MASSA LUCAS
Marisa Massa Lucas nasceu em Monte Belo, Minas Gerais, em 1952. Neta de imigrantes italianos e portugueses. Sua família veio para Curitiba quando ela tinha três anos de idade. Estudou no Colégio Estadual do Paraná, onde cursou Magistério. Fez graduação em Pedagogia na Universidade Federal do Paraná. Casou-se, em 1973 com Felipe Lucas, e ambos moraram incialmente no norte do Paraná, onde trabalharam no Hospital São Carlos do Ivaí. Vieram para Irati em 1977, e aqui nasceram seus três filhos, Rafael, Leticia e Gustavo. Inicialmente, e após concurso público, trabalhou como professora no Colégio Duque de Caxias. Foi empresária, proprietária da Loja Ellas Calçados, na Rua Munhoz da Rocha. Foi chefe do Provopar Municipal no período 1993-1996, onde iniciou a estruturação do aparato municipal de assistência social. Foi Chefe do Núcleo Regional de Educação de Irati (1999-2003 e de 2015-2018). Foi Vice-Prefeita durante oito anos, de 2005 a 2012, assumindo o mandato temporário como Prefeita Municipal. Foi Chefe do Escritório Regional da Secretaria Da Justiça Família e Trabalho (2019-2023).
Assista a Sessão Solene no ícone “Sessões Gravadas”
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)